quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PIBID: mais do que um estágio - Por Tania Neves

PIBID: mais do que um estágio


Por Tania Neves
emfoco@feuc.br
As FIC estão iniciando em 2014 uma série de projetos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), após se habilitar no Edital 61/2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência brasileira de fomento à pesquisa ligada ao Ministério da Educação. O programa federal, que tem como objetivo valorizar o professor do ensino básico e contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente, destina bolsas (no valor individual de R$ 400 por mês) a alunos de licenciaturas para que estes sejam inseridos no contexto das escolas públicas de ensino básico ainda durante sua formação acadêmica, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas sob a orientação de seus professores da faculdade. “Isso traz ganhos não somente para nossos alunos, que acumularão importante experiência para sua futura atuação docente, mas permitirá também aos professores da instituição expandir suas atividades de extensão e pesquisa”, afirma o coordenador Acadêmico das FIC, Valdemar Ferreira da Silva, lembrando que a instituição é a única particular da região que teve projetos aprovados no edital da CAPES.
Maria Licia: mergulho na rotina escolar dará experiência e autonomia ao licenciando. (Foto: Gian Cornachini)
Maria Licia: mergulho na rotina escolar dará experiência e autonomia ao licenciando. (Foto: Gian Cornachini)
Ao todo, foram concedidas às FIC 170 bolsas de iniciação à docência, divididas pelos diversos cursos de licenciatura (com exceção de Informática). A coordenadora geral do PIBID/FIC é a professora Maria Licia Torres, que está entusiasmada com as perspectivas abertas: “Sou professora há muito tempo e também orientadora de estágio, e um programa como esse sempre foi meu sonho de consumo para a formação de um professor. Ele é muito mais do que um estágio, pois no estágio o estudante acaba apenas observando e, em muitos casos, fazendo trabalhos que nada têm a ver com sua formação. No PIBID ele de fato vai aplicar um projeto educacional, aprendendo a ser docente e a ter autonomia”, comemora a coordenadora.
Confira abaixo os resumos dos projetos que serão desenvolvidos no PIBID/FIC.
CIÊNCIAS SOCIAIS
5 bolsistas, orientados pela professora Célia Neves, no Colégio Estadual Irineu José Ferreira.
Ações: Realizar, junto aos estudantes do ensino básico, oficinas temáticas sobre a realidade social em que se inserem e o modo como a Sociologia pode contribuir para formular questões e conduzir análises acerca desta realidade. A partir dessa problematização, estimulá-los a ir a campo colher material (depoimentos, vivências, situações cotidianas) e produzir vídeos, com seus telefones celulares, acerca das temáticas eleitas, para serem exibidos em festival “Curta na escola”.  Pretende-se com o projeto contribuir para a formação de docentes criativos, dinâmicos e abertos a buscar alternativas para o processo do ensinar e aprender, e que percebam a importância do trabalho de interação dos estudantes do ensino básico com a realidade social vivida por eles e o modo como esta dinâmica contribui para desenvolver sua consciência crítica.
GEOGRAFIA
25 bolsistas, orientados pelos professores Rosilaine Silva e Isaac Rosa, no Colégio Pedro II de Realengo.
Ações: Discutir o audiovisual como metodologia no ensino de Geografia e criar condições para a produção – pelos bolsistas e os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – de curtas-metragens a partir dos temas geradores “Meio ambiente” e “Mercado de trabalho, globalização e redes sociais”.  O projeto se iniciará com oficinas de audiovisual para os participantes e depois será feito trabalho de campo para colher o material a ser usado na produção dos filmes, como depoimentos e impressões acerca do território em que vivem os estudantes. Os trabalhos realizados serão exibidos em mostra no Colégio Pedro II e também inscritos em festivais universitários e disponibilizados nas redes para uso público.
HISTÓRIA
25 bolsistas, orientados pelos professores Vivian Zampa e Jayme Ribeiro, no Colégio Estadual Professor Fernando Antônio Raja Gabaglia.
Ações: Fomentar a reflexão dos discentes sobre a educação e o ensino de História, a partir de levantamento bibliográfico e observação em sala de aula do que estimula e do que não estimula alunos e professores no ensino e aprendizagem da disciplina. A partir daí, propor novas metodologias e a produção/utilização de materiais didáticos mais motivadores, como quadrinhos, vídeos e jogos eletrônicos, que promovam uma aproximação ao universo dos alunos. O projeto prevê o lançamento do “Festival do Minuto”, com produção de curtas-metragens de 1 a 6 minutos sobre a diversidade étnico-cultural brasileira, e a criação de um blog para divulgar internamente as atividades desenvolvidas e estender seu alcance à grande rede.
INTERDISCIPLINAR
25 bolsistas, orientados pelas professoras Janice Souza e Norma Jacinto, no Instituto de Educação Sarah Kubitschek.
Ações: Desenvolver propostas de ações didático-pedagógicas a partir da utilização de livros da literatura africana e afro-brasileira, com o intuito de contribuir com alternativas para a incorporação dessa temática na prática pedagógica, que passou a ser obrigatória nos currículos de educação básica e nos cursos de licenciatura a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08 e das Diretrizes Curriculares para as Licenciaturas. Um dos objetivos é mapear como é feita hoje a incorporação dessa temática e propor novos olhares. Constará de estudos sobre a produção científica acerca do uso dessa literatura nas escolas de educação básica e a organização de grupos de estudos para análise do material coletado, envolvendo os professores de Ensino Médio, os alunos bolsistas e os professores convidados das licenciaturas das FIC.
LETRAS – INGLÊS
5 bolsistas, orientados pela professora Renata de Souza Gomes, no Instituto de Educação Sarah Kubitschek.
Ações: Observação, por parte dos bolsistas, do trabalho desenvolvido pelos professores de língua inglesa em sala de aula, com o objetivo de identificar pontos fortes e pontos fracos no ensino e na aprendizagem, e a seguir promover reflexões, análises e debates sobre os métodos empregados. Numa etapa seguinte, a partir dessa interação, haverá a elaboração de materiais didáticos em língua inglesa a serem utilizados ao longo do projeto, que visa a estreitar os laços entre os estudos acadêmicos e a vivência em sala de aula, contribuindo para promover uma prática de ensino mais reflexiva e transformadora. O foco estará nas diferentes habilidades linguísticas, como a fala, a escrita e a compreensão auditiva e de leitura.
LETRAS – PORTUGUÊS
25 bolsistas, orientados pelos professores Arlene da Fonseca Figueira e Erivelto Reis, na Escola Municipal Euclides da Cunha.
Ações: A partir da identificação das principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes, estimular a prática de leitura de textos de diferentes gêneros literários (poesia, conto, crônica, romance), por meio de oficinas e integração no projeto “Produção de acervo de áudio: ações para o letramento literário”, que constará da gravação de CDs com textos literários em domínio público, selecionados a partir de pesquisa, para o uso em atividades de letramento literário. Os bolsistas trabalharão com os alunos não somente a parte literária, mas também a desinibição, estimulando que emprestem suas vozes para o registro em áudio das histórias. No final, será gravada uma série de CDs, que serão disponibilizados para instituições que apoiam cegos e também compartilhados nas redes.
MATEMÁTICA
30 bolsistas, orientados pelos professores Alzir Fourny Marinhos e Gabriela dos Santos Barbosa, na Escola Municipal Baltazar Lisboa.
Ações: Na primeira etapa, analisar os históricos escolares de alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para identificar os que se encontram em situação de distorção idade/série e verificar quais as principais dificuldades enfrentadas por eles com relação às quatro operações com números naturais. A partir desse diagnóstico, os bolsistas desenvolverão, sob supervisão de seus orientadores, materiais didáticos manipuláveis a serem utilizados em atividades que possam auxiliar no melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos. Esses materiais ficarão depois disponíveis no laboratório para uso nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos associados às quatro operações.
PEDAGOGIA
30 bolsistas, orientados pelos professores Luiza Alves Ribeiro e Marco Antônio Chaves, nas Escolas Municipais Collechio e Eusébio de Queiroz.
Ações: Trabalhar a alfabetização e o letramento de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, por meio de contos, parlendas, cantigas de roda, quadrinhos e outros elementos da cultura popular. Serão promovidas oficinas de leituras de textos para os bolsistas e os professores regentes. Os bolsistas participarão ainda das demais atividades da escola, como administração, avaliação e planejamento, para ter uma visão global das funções do pedagogo. Eles se dividirão entre duas escolas de características bem diferentes (tamanho, quantidade de turmas etc.) e depois trocarão de posição, para que possam perceber pontos altos e pontos fracos de cada modelo. Ao fim do projeto serão editados livros com a produção textual dos alunos, para futuro uso em alfabetização e letramento.

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