quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ENADE - QUESTÃO 18 - Conteúdo avaliado: A leitura da literatura. * Autora: Maria Tereza Amodeo

QUESTÃO 18
Texto I
[...] na leitura — e essa é a primeira reflexão que quero fazer — de qualquer obra literária, de
qualquer texto que tenha por base a intensificação de valores — daquilo que chamamos de
uma ou outra maneira aproximada de valores literários —, existe sempre, como dizia o grande
crítico canadense recentemente falecido, Northrop Frye, a necessidade de conhecimento
de duas linguagens. Segundo ele, na leitura de qualquer poema, “é preciso conhecer duas
linguagens: a língua em que o poeta está escrevendo e a linguagem da própria poesia”.
[...] a literatura nunca é apenas literatura; o que lemos como literatura é sempre mais — é
História, Psicologia, Sociologia. Há sempre mais que literatura na literatura. No entanto,
esses elementos ou níveis de representação da realidade são dados na literatura pela
literatura, pela eficácia da linguagem literária.
Texto II
Fatores linguísticos, culturais, ideológicos, por exemplo, contribuem para modular a relação
do leitor com o texto, num arco extenso que pode ir desde a rejeição ou incompreensão mais absoluta
até a adesão incondicional. Também conta a familiaridade que o leitor tem com o gênero literário,
que igualmente pode regular o grau de exigência e de ingenuidade, de afastamento ou aproximação.
Considerando os textos acima, é correto afirmar que os professores:

A. devem privilegiar, no ensino médio, o estudo de obras da literatura brasileira e portuguesa, a
fim de preparar os alunos para o ingresso profissional na universidade.
B. devem adotar, no ensino médio, metodologias que privilegiam a história da literatura, porque
elas incorporam contextos socioculturais que favorecem a compreensão da linguagem literária.
C. devem privilegiar o estudo de obras que se ajustam às necessidades programáticas tanto da
Língua Portuguesa quanto das demais disciplinas da estrutura curricular, enfatizando a função
didático-pedagógica da literatura e de outros códigos e linguagens.
D. devem buscar a adequação de obras literárias a serem lidas, tomando como referência a idade
dos alunos, a motivação e, ainda, o conteúdo programático a ser ministrado, favorecendo a
interação entre língua e literatura.
E. devem adotar metodologias que privilegiam o contato direto com o texto literário e reflexões
acerca das relações que o texto estabelece com outras áreas do conhecimento e com outros
códigos e linguagens.

* Gabarito: E
* Tipo de questão: Escolha simples, com indicação da alternativa correta.
* Conteúdo avaliado: A leitura da literatura.
* Autora: Maria Tereza Amodeo
Comentário:
As alternativas incorretas são A, B, C e D, pelas razões que seguem:
1. Apresenta referências ao ensino médio, às literaturas brasileira e portuguesa
e à vinculação da leitura da literatura ao ingresso da universidade – ideias não
mencionadas, nem mesmo sugeridas nos textos I e II.
2. Do mesmo modo, esta alternativa faz referência ao ensino médio. Além disso,
nenhuma das citações vincula metodologia de ensino à história da literatura, por
incorporarem contextos culturais – que não têm necessariamente a função de
favorecer a compreensão da linguagem literária.
3. Apesar de o Texto I ressaltar o caráter interdisciplinar da literatura, não há qualquer
reflexão acerca da vinculação entre estudo de obras literárias e programas de ensino
das diferentes disciplinas, muito menos em relação ao caráter didático-pedagógico da
literatura, o que se contrapõe à sua especificidade, já que se trata de arte.
4. Embora as considerações presentes na alternativa D possam ser relevantes no que diz
respeito à metodologia de ensino da literatura – a relação entre idade dos estudantes,
programas e obras literárias –, os textos apresentados não fazem menção a essa questão.
Analisando a alternativa correta (E), observa-se que a ideia de que as metodologias de ensino
devam privilegiar o contato com os textos literários, propriamente ditos, encontra ressonância na
reflexão do texto I, de que é por meio da “leitura” que se toma conhecimento do literário, daquela
realidade que o texto constrói. Além disso, esta alternativa retoma a proposição do texto I, de que
“a literatura é sempre mais” que ela mesma, estabelecendo, assim, “relações com outras áreas do
conhecimento e com outros códigos e linguagens – ideia também sugerida no texto II, que relaciona
o texto literário a “fatores linguísticos, culturais, ideológicos”.

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