quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Enade: fator de qualidade do curso e do diploma

Enade: fator de qualidade do curso e do diploma


Obrigatório aos formandos, exame do Ministério da Educação representa 70% da nota final do conceito de cursos
Por Gian Cornachiniemfoco@feuc.br
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), parte do Sistema Nacional de Avaliações da Educação Superior (Sinaes), acontece este ano no dia 23 de novembro. Como o próprio nome diz, o Exame tem o objetivo de mensurar o desempenho dos alunos de graduação em relação a todo o conteúdo e competências previstas para a sua formação. O comparecimento à avaliação é obrigatório para os alunos que se formam no semestre em que o Enade é aplicado e, também, para os que concluirão o curso em até 6 meses depois do exame. A prova não é classificatória nem eliminatória — ou seja: mesmo que o estudante tire zero ou entregue a prova em branco, ele não será impedido de colar grau. Porém, como a nota do Enade é um dos pontos que compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC) — que também engloba a avaliação do corpo docente da instituição de ensino, da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos, entre outros — um desempenho ruim do aluno na prova jogará para baixo a nota do curso em que ele estará se formando. O Enade representa 70% da nota final do CPC (que varia de 1 a 5), e para um curso ser oferecido normalmente ele precisa ter conceito a partir de 3.
Importância da boa prova
Segundo a professora Arlene da Fonseca Figueira, Diretora de Ensino da FEUC, o Enade é, além de um instrumento de avaliação do MEC, um certificado de qualidade do diploma do estudante: “Se você está em uma faculdade que tem um bom desempenho, seu currículo está à frente daquele que não tem”, afirma Arlene.
Maria Licia: "Queremos que os estudantes se esforcem para manter esse 4". (Foto: Gian Cornachini)
Maria Licia: “Queremos que os estudantes se esforcem para manter esse 4″. (Foto: Gian Cornachini)
No entanto, nem sempre os estudantes encaram o Enade dessa maneira. De acordo com Maria Lícia Torres, coordenadora do curso de Pedagogia das FIC, no mesmo dia do Enade de 2011 houve uma prova de concurso público que interessou aos alunos, e a maioria dos estudantes optou por apenas assinar o nome na avaliação, entregá-la incompleta e partir para a prova do concurso. Isso impactou diretamente no conceito de Pedagogia, conferindo-lhe a nota 2 e impossibilitando a abertura de vestibular para novas turmas. “Nós pedimos uma reavaliação do curso, e uma comissão do MEC veio à FEUC para verificá-lo de perto. Revimos todo o nosso projeto pedagógico e a bibliografia básica, e fizemos mais investimentos. Fomos além das exigências do MEC, e a consequência foi o novo conceito 4”, explica Maria Lícia. “Queremos que os estudantes se esforcem para manter esse 4, porque a qualidade do certificado deles depende de uma boa prova”, completa ela.
A Licenciatura em Computação das FIC também passou pelo mesmo problema no último Enade das licenciaturas, que aconteceu em 2011. O professor Rodrigo Neves, coordenador dos cursos de informática das FIC, conta que, na ocasião, os estudantes não se dedicaram à prova, e o curso foi rebaixado para o conceito 2. Após uma visita do MEC para a reavaliação, foi notada a qualidade da estrutura das FIC para oferecer a graduação, e mais um curso recebeu a nota 4. “Agora, é importante mantermos a nota, porque o curso de Licenciatura em Informática tem pouca disponibilidade em nossa região, não existe em todas as faculdades, e é importante se manter como uma referência”, afirma o professor Rodrigo.
Já o curso de Ciências Sociais das FIC teve uma ótima surpresa após o último Enade. Segundo a professora Célia Neves, coordenadora do curso, a turma avaliada no exame era bastante aplicada e interessada em valorizar o diploma, e a dedicação dos estudantes, somada à estrutura das FIC, rendeu a nota 4 ao curso, conferindo-lhe o posto de segunda melhor licenciatura em Ciências Sociais do Rio de Janeiro, atrás apenas da PUC-Rio. “Hoje a titulação do nosso corpo docente é melhor do que era em 2014. Os aspectos que dependem exclusivamente da instituição estão em um grau superior a 2011. E a turma deste ano está à altura de fazer uma excelente avaliação, o que me faz acreditar que manteremos nosso 4 ou garantiremos a nota 5”, pondera a professora.
Preparativos para o Enade
Desde o começo do ano, e mais intensificamente a partir de agosto, todos os cursos das FIC — exceto o Bacharelado em Administração (que ainda não está em fase de avaliação) — estão trabalhando para garantir que os estudantes tenham suporte para se destacarem na avaliação. O curso de Matemática, por exemplo, lançou em março, no YouTube, o canal “FEUCMAT”, onde vídeos são postados com as resoluções e comentários de questões dos Enades anteriores, sempre com o objetivo de focar na avaliação e, também, treinar os estudantes para serem futuros professores. Leandro de Sousa Martins, de 20 anos, que está no 6º período do curso, foi o primeiro aluno a gravar um vídeo para o canal. O jovem aprovou a atividade e a oportunidade de aprender ao mesmo tempo em que ensina: “Além de a gente desenvolver essas habilidades de professor, temos que estudar muito, porque as questões são rebuscadas e o nível da prova é elevado”, avalia Leandro.
Curso de Matemática cria canal no YouTube com resoluções de questões do Enade. (Imagem: Reprodução da Internet)
Curso de Matemática cria canal no YouTube com resoluções de questões do Enade. (Imagem: Reprodução da Internet)
Todos os cursos das FIC, exceto História, abriram uma disciplina específica voltada ao Enade para os alunos do 6º e 7º períodos (e 8º, no caso de Bacharelado em Sistemas de Informação). História, Geografia, Letras e Pedagogia optaram por aplicar simulados nessas turmas, a fim de testarem seus conhecimentos e treiná-los para a avaliação de novembro. Geografia, História e Pedagogia apostaram, ainda, em “aulões” para trabalhar os componentes de Formação Geral e Formação Específica para o Enade. Durante diversos sábados, até o início de novembro, professores estarão disponíveis para retomar e reforçar conhecimentos já trabalhados em sala. Alunos de todos os cursos podem participar dos aulões, principalmente aqueles voltados para a Formação Geral. A programação completa está disponível pelo seguinte link: http://migre.me/lvGsk.
O portal da FEUC na internet também está com uma área dedicada ao Enade. Na aba “Principal” da páginawww.feuc.br, o internauta encontrará a opção “Enade”, onde poderá conferir diversas informações a respeito da avaliação e baixar provas e gabaritos de edições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário