TEXTOS LITERÁRIOS EM ÁUDIO:
TECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA O LETRAMENTO
Thayane Rodrigues Oliveira (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
thayanerodriguesolive@gmail.com
Danielle Vitorino (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
daniellesilva714@gmail.com
Flávia Daiana Gomes da Silva (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
flaviadaianita@gmail.com
Leonardo Souza (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
leonardosouzasete@gmail.com
Orientadores:
Drª. Arlene da Fonseca Figueira
Me. Erivelto da Silva Reis
RESUMO: Letramento é a habilidade que o indivíduo desenvolve de ler e
escrever dentro de um contexto comum a suas vivências. Desse modo,
compreende-se a prática de letrar como um dos grandes desafios do professor
nos dias atuais. Visto o distanciamento dos alunos com os livros e a
proximidade com as ferramentas tecnológicas como o ÁUDIO por exemplo,
do qual se utilizam constantemente no dia a dia, sem perceber que o universo
literário pode também ser inserido no contexto tecnológico. Nessa
perspectiva, a proposta deste trabalho é mostrar ao professor e ao aluno
contemporâneo que os meios tecnológicos, podem e devem ser aproveitados
como suporte no letramento literário, uma vez que promovem interação entre
o conteúdo e o aluno, facilitando o processo de aprendizagem em diversas
disciplinas . Para tal, será tratado ao decorrer da pesquisa o que é o
letramento, o letramento na teoria, o letramento na prática, com a
exemplificação de como utilizar os recursos tecnológicos em favor do ato de
letrar, projeto desenvolvido pelo Pibid na instituição FEUC, Subprojeto letras
PAA, em parceria com a CAPES. Para solidificar a pesquisa tem-se como apoio
teórico CONSSON (2009), COLOMBER (2007), SOARES (2004) e KENSKI (2010).
PALAVRAS-CHAVE: Texto literário, Letramento, Processo de aprendizagem,
Professor, Pibid, ferramenta tecnológica, áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário