EM LETRAMENTOS LITERÁRIOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO
Profª. Drª. Arlene da Fonseca Figueira (FIC/FEUC/ CAPES / SME-RJ)
Profº. Me. Erivelto da Silva Reis (FIC / CAPES / SEEDUC-RJ)
RESUMO: Este trabalho pretende apresentar as experiências e dinâmicas
envolvidas na produção de acervos de áudio desenvolvida no subprojeto PIBID
FIC/P.A.A. – no Curso de Letras, Português/Literaturas, das Faculdades
Integradas Campo-Grandenses (FIC), mantidas pela Fundação Educacional
Unificada Campograndense. Com o apoio da CAPES, através do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, este subprojeto de iniciação tem
como objetivo geral a inserção dos alunos do curso de Letras no contexto
escolar do Ensino Fundamental II –, com o objetivo de promover a interrelação
entre a teoria e a prática pedagógica no componente curricular de Língua
Portuguesa com ênfase ao ensino de leitura de textos literários e da produção de
acervo em áudio. Tem como Como objetivos específicos: diagnosticar a
realidade escolar em seus aspectos macro e microestrutural; identificar e
analisar as principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da
Educação Básica; inserir os (as) alunos (as) das FIC na realidade da escola
pública; criar estúdio de gravação para a leitura e produção de CDs de acervo
em áudio; oferecer oficinas de leitura de textos literários; promover a reflexão
entre a teoria e a prática; promover a interação entre a comunidade escolar e a
Faculdade; e produzir e tornar acessível material em áudio que aproxime a
Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos
não alfabetizados e alunos e alunas da Educação Básica.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Literatura, Acervo de Áudio, Letramento
Literário, Educação Básica.
I INTRODUÇÃO
Buscando alternativas para que discentes do Curso de Letras das
Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) possam desenvolver
subprojetos que favoreçam sua formação, faz-se necessário situar a
presença e o perfil do (a) futuro (a) professor(a) na realidade atual,
considerando sua função social, pedagógica e, acima de tudo, humana.
Trata-se de descrever esse perfil e suas relações com a sociedade,
considerando a importância do (a) professor (a) como agenciador (a) da
cultura e como peça fundamental para impulsionar uma educação que busque a reflexão e a cidadania. Na construção desse perfil, é
fundamental que o profissional da área de Letras apreenda uma
concepção de linguagem mais adequada à abordagem de ensino
linguístico: a linguagem como capacidade humana de articular
significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são
compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e
experiências da vida em sociedade.
Vale aqui relembrar Bakhtin (1998, p.36, 66, 95):
A palavra é fenômeno ideológico por excelência. [...] sabemos que cada
palavra se apresenta como uma arena em miniatura onde se
entrecruzam e lutam os valores sociais de interação contraditória. A
palavra revela-se, no momento de sua expressão como o produto de
interação viva das forças sociais. [...] a palavra está sempre carregada de
um conteúdo ou sentido ideológico ou vivencial.
Diante da importância da linguagem – e da língua – na formação do
sujeito, faz-se necessário refletir sobre o papel da leitura e interpretação
de textos literários. Nesse sentido, o subprojeto Produção de Acervo de
Áudio (P.A.A.) propõe-se à realização do que se constitui na gravação,
por meio eletrônico digital, de leitura oral de clássicos da literatura que
sejam de domínio público ou de autores que autorizem a gravação de
suas obras.
O texto literário é um todo complexo, que leva o leitor a uma atividade
cognitivo-emocional essencial para a sua formação humana e intelectual,
segundo Antônio Cândido (1995).
Nessa mesma linha de pensamento, Saraiva afirma que:
Por ser expressão artística, o texto literário extrai dos
processos histórico-político-sociais uma visão da existência
humana que transcende o tempo de sua concepção e
instiga o leitor sob forma de perguntas que o levam a
analisar seu próprio tempo. Como resultado da interação
receptiva e criadora do autor diante da práxis literária e
diante do mundo, o texto exige, pois, para instituir-se a
recuperação ativa e criadora do leitor. Ela transita dos
princípios constitutivos próprios do texto para o contexto
extraliterário; do mundo da significação textual, para o
sentido do mundo. (2001, p.27).
A proposta do P.A.A. é que discentes (bolsistas Pibid) do Curso de
Letras das FIC, Instituição de ensino situada no bairro de Campo
Grande – Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro – promovam o
letramento literário no ensino fundamental II, mais especificamente,
junto a alunos(as) da Escola Municipal Euclides da Cunha, localizada no
bairro de Guaratiba (Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro),
localidade que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), ocupa a 118ª posição do IDH da Cidade (0,74).
Distante cerca de 60km do Centro, caracterizando-se como bairro-dormitório, é extremamente carente, principalmente no que diz respeito
à acesso à lazer e a espaços culturais, tais como cinemas, teatros, museus
e bibliotecas públicas.
II PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO
Este subprojeto de iniciação tem como objetivo geral a inserção dos
alunos do curso de Letras no contexto escolar do Ensino Fundamental II
–, com o intuito de promover a interrelação entre a teoria e a prática
pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa, com ênfase
nas práticas de leitura de textos literários para posterior produção de
acervo em áudio.
Para tanto, tem como propostas imediatas: diagnosticar a realidade
escolar em seus aspectos macro e microestrutural; identificar e analisar
as principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da
Educação Básica; inserir alunos (as) das FIC na realidade da escola
pública; criar condições para leitura de textos literários, que serão
objeto de produção de CDs de acervo em áudio; oferecer oficinas de
leitura de textos literários; promover a reflexão entre a teoria e a prática;
promover a interação entre a comunidade escolar e as FIC; e produzir e
tornar acessível material em áudio que aproxime a Literatura dos
portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não
alfabetizados e alunos e alunas da Educação Básica e demais membros
da comunidade escolar.
2.1 INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS (PIBID) DAS FACULDADES INTEGRADAS
CAMPO-GRANDENSES E DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA
CUNHA (S.M.E. / RJ)
O subprojeto Produção de Acervo de áudio (P.A.A.) está sendo
desenvolvido na Escola Municipal Euclides da Cunha, situada no Rio de
Janeiro.
Os discentes do curso de Letras das FIC promovem atividades de
leitura de textos literários, junto aos alunos e alunas do Ensino
Fundamental II, a fim de melhorar a proficiência leitora e,
consequentemente, desenvolver o gosto pela leitura de textos literários.
A proposta é garantir o acesso aos textos literários e a aproximação de
tais textos à realidade dos (as) alunos (as), juntamente com os futuros
(as) professores (as), supervisionados (as), pela Coordenação de área do
Subprojeto e pelos professores supervisores lotados na escola municipal.
Pra tanto, são implementadas as seguintes ações e estratégias:
(1) leituras e debates de textos que discutem o letramento literário, para
posterior aplicação na escola municipal, através de oficinas literárias;
(2) criação de um blog para maior divulgação do acervo em áudio e para
a publicação dos resultados alcançados com o subprojeto;
(3) organização de dois encontros nas FIC que reúnam os envolvidos no
projeto, para conhecer a Instituição e os trabalhos produzidos;
(4) participação dos discentes bolsistas em Congressos para divulgação
do subprojeto de Produção de Acervo de Áudio, o que demandará
recursos para o deslocamentos dos discentes bolsistas.
2.2 ESTRATÉGIAS DE APERFEIÇOAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA DOS
BOLSISTAS PIBID
Dentre as principais estratégias, destacam-se:
(1) desenvolvimento da competência para trabalhar a pluralidade das
formas de expressão em seus aspectos linguísticos e literários;
(2) participação dos bolsistas Pibid em experiências didático-metodológicas,
tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no
processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o
desempenho da escola e dos alunos em avaliações nacionais;
(3) leituras sistemáticas de textos que abordem o tema do subprojeto, em
formato acadêmico, de maneira a possibilitar o diálogo entre diferentes teorias, sem deixar de considerar as vivências em sala de aula;
(4) Produção de textos acadêmicos, em seus variados gêneros, a fim de
desenvolver o aperfeiçoamento da língua portuguesa, em sua variante
culta, levando em consideração seus objetivos, interlocutores, suportes e
contextos de produção;
(5) valorização dos textos produzidos pelos bolsistas em apresentações
de Congressos, Seminários e Jornadas Pedagógicas que abordem o tema
em questão.
2.3 RESULTADOS PRETENDIDOS
Gerais:
(1) Contribuir para o desenvolvimento da capacidade discursiva dos
futuros docentes e dos alunos da educação básica e para o
conhecimento e o gosto pela leitura de textos literários, assim como
favorecer as práticas de leitura e as reflexões que a literatura possibilita
pela sua essência plurissignificativa.
(2) Contribuir para a formação docente, permitindo aos acadêmicos
vivenciar a realidade escolar e compatibilizar, por meio de situações
didáticas reais, os conhecimentos que estão construindo na graduação.
Específicos:
(1) Incentivar a formação de professores para o Ensino Fundamental II e,
consequente, valorização do magistério;
(2) Contribuir para a aproximação mais direta entre as Faculdades
Integradas Campo-Grandenses e a comunidade escolar de Ensino
Fundamental II (alunos e professores);
(3) Contribuir para o aumento do IDEB da escola participante do
subprojeto, através das práticas de leitura e dos debates e reflexões sobre
o dizer literário;
(4) Promover, tanto para alunos (as) da Educação Básica quanto para
bolsistas, o desenvolvimento das capacidades de inferir, comparar,
argumentar, pesquisar, produzir de maneira coerente, crítica e original;
(5) Estimular os alunos a apreciar a leitura de textos literários variados,
visando à compreensão, à interpretação e à crítica;
(6) Ensinar aos alunos diferentes procedimentos de leitura e de
apresentação oral;
(7) Ensinar os alunos a utilizar adequadamente as variedades linguísticas
da língua portuguesa, a partir do contato com os textos literários;
(8) Incentivar os (as) alunos (as) bolsistas a participar de eventos
acadêmicos: apresentação do trabalho realizado no PIBID e seus
resultados em eventos promovidos pelas FIC e em eventos organizados
por outras Instituições de ensino;
(9) Elaborar material de consulta, em mídia digital e impressa,
detalhando todas as etapas planejadas e desenvolvidas durante o projeto
e produzir CDs de acervo de áudio.
III CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Subprojeto do curso de Letras-Português das FIC – Produção de
Acervo de Áudio – busca contribuir para o desenvolvimento da
capacidade discursiva dos futuros docentes e dos(as) alunos(as) da
educação básica, promover o conhecimento e o gosto pela leitura de
textos literários, assim como favorecer as práticas de leitura e as
reflexões que a literatura possibilita pela sua essência plurissignificativa.
Por fim, definir mídias, produzir material em áudio que aproxime a
Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão,
adultos não alfabetizados e alunos (as) da Educação Básica e da
comunidade escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BAKTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo:
Hucitec, 1998.
CÂNDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras das
Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Rio de Janeiro: FIC,
2010.
SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização. Do plano do choro ao
plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário