quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO (P.A.A.) EM LETRAMENTOS LITERÁRIOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO - Profª. Drª. Arlene da Fonseca Figueira e Profº. Me. Erivelto da Silva Reis

A PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO (P.A.A.)
EM LETRAMENTOS LITERÁRIOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO

Profª. Drª. Arlene da Fonseca Figueira (FIC/FEUC/ CAPES / SME-RJ)
Profº. Me. Erivelto da Silva Reis (FIC / CAPES / SEEDUC-RJ)

RESUMO: Este trabalho pretende apresentar as experiências e dinâmicas envolvidas na produção de acervos de áudio desenvolvida no subprojeto PIBID FIC/P.A.A. – no Curso de Letras, Português/Literaturas, das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), mantidas pela Fundação Educacional Unificada Campograndense. Com o apoio da CAPES, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, este subprojeto de iniciação tem como objetivo geral a inserção dos alunos do curso de Letras no contexto escolar do Ensino Fundamental II –, com o objetivo de promover a interrelação entre a teoria e a prática pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa com ênfase ao ensino de leitura de textos literários e da produção de acervo em áudio. Tem como Como objetivos específicos: diagnosticar a realidade escolar em seus aspectos macro e microestrutural; identificar e analisar as principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da Educação Básica; inserir os (as) alunos (as) das FIC na realidade da escola pública; criar estúdio de gravação para a leitura e produção de CDs de acervo em áudio; oferecer oficinas de leitura de textos literários; promover a reflexão entre a teoria e a prática; promover a interação entre a comunidade escolar e a Faculdade; e produzir e tornar acessível material em áudio que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos e alunas da Educação Básica. 

PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Literatura, Acervo de Áudio, Letramento Literário, Educação Básica. 

I INTRODUÇÃO 
Buscando alternativas para que discentes do Curso de Letras das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) possam desenvolver subprojetos que favoreçam sua formação, faz-se necessário situar a presença e o perfil do (a) futuro (a) professor(a) na realidade atual, considerando sua função social, pedagógica e, acima de tudo, humana. Trata-se de descrever esse perfil e suas relações com a sociedade, considerando a importância do (a) professor (a) como agenciador (a) da cultura e como peça fundamental para impulsionar uma educação que busque a reflexão e a cidadania. Na construção desse perfil, é fundamental que o profissional da área de Letras apreenda uma concepção de linguagem mais adequada à abordagem de ensino linguístico: a linguagem como capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. 

Vale aqui relembrar Bakhtin (1998, p.36, 66, 95): 
A palavra é fenômeno ideológico por excelência. [...] sabemos que cada palavra se apresenta como uma arena em miniatura onde se entrecruzam e lutam os valores sociais de interação contraditória. A palavra revela-se, no momento de sua expressão como o produto de interação viva das forças sociais. [...] a palavra está sempre carregada de um conteúdo ou sentido ideológico ou vivencial. 

Diante da importância da linguagem – e da língua – na formação do sujeito, faz-se necessário refletir sobre o papel da leitura e interpretação de textos literários. Nesse sentido, o subprojeto Produção de Acervo de Áudio (P.A.A.) propõe-se à realização do que se constitui na gravação, por meio eletrônico digital, de leitura oral de clássicos da literatura que sejam de domínio público ou de autores que autorizem a gravação de suas obras. O texto literário é um todo complexo, que leva o leitor a uma atividade cognitivo-emocional essencial para a sua formação humana e intelectual, segundo Antônio Cândido (1995). Nessa mesma linha de pensamento, Saraiva afirma que:

Por ser expressão artística, o texto literário extrai dos processos histórico-político-sociais uma visão da existência humana que transcende o tempo de sua concepção e instiga o leitor sob forma de perguntas que o levam a analisar seu próprio tempo. Como resultado da interação receptiva e criadora do autor diante da práxis literária e diante do mundo, o texto exige, pois, para instituir-se a recuperação ativa e criadora do leitor. Ela transita dos princípios constitutivos próprios do texto para o contexto extraliterário; do mundo da significação textual, para o sentido do mundo. (2001, p.27). 

A proposta do P.A.A. é que discentes (bolsistas Pibid) do Curso de Letras das FIC, Instituição de ensino situada no bairro de Campo Grande – Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro – promovam o letramento literário no ensino fundamental II, mais especificamente, junto a alunos(as) da Escola Municipal Euclides da Cunha, localizada no bairro de Guaratiba (Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro), localidade que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupa a 118ª posição do IDH da Cidade (0,74). Distante cerca de 60km do Centro, caracterizando-se como bairro-dormitório, é extremamente carente, principalmente no que diz respeito à acesso à lazer e a espaços culturais, tais como cinemas, teatros, museus e bibliotecas públicas. 


II PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO

 Este subprojeto de iniciação tem como objetivo geral a inserção dos alunos do curso de Letras no contexto escolar do Ensino Fundamental II –, com o intuito de promover a interrelação entre a teoria e a prática pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa, com ênfase nas práticas de leitura de textos literários para posterior produção de acervo em áudio. Para tanto, tem como propostas imediatas: diagnosticar a realidade escolar em seus aspectos macro e microestrutural; identificar e analisar as principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da Educação Básica; inserir alunos (as) das FIC na realidade da escola pública; criar condições para leitura de textos literários, que serão objeto de produção de CDs de acervo em áudio; oferecer oficinas de leitura de textos literários; promover a reflexão entre a teoria e a prática; promover a interação entre a comunidade escolar e as FIC; e produzir e tornar acessível material em áudio que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos e alunas da Educação Básica e demais membros da comunidade escolar.

2.1 INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS (PIBID) DAS FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES E DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA (S.M.E. / RJ) 
 O subprojeto Produção de Acervo de áudio (P.A.A.) está sendo desenvolvido na Escola Municipal Euclides da Cunha, situada no Rio de Janeiro. Os discentes do curso de Letras das FIC promovem atividades de leitura de textos literários, junto aos alunos e alunas do Ensino Fundamental II, a fim de melhorar a proficiência leitora e, consequentemente, desenvolver o gosto pela leitura de textos literários. A proposta é garantir o acesso aos textos literários e a aproximação de tais textos à realidade dos (as) alunos (as), juntamente com os futuros (as) professores (as), supervisionados (as), pela Coordenação de área do Subprojeto e pelos professores supervisores lotados na escola municipal. Pra tanto, são implementadas as seguintes ações e estratégias: 
(1) leituras e debates de textos que discutem o letramento literário, para posterior aplicação na escola municipal, através de oficinas literárias; 
(2) criação de um blog para maior divulgação do acervo em áudio e para a publicação dos resultados alcançados com o subprojeto; 
(3) organização de dois encontros nas FIC que reúnam os envolvidos no projeto, para conhecer a Instituição e os trabalhos produzidos; 
(4) participação dos discentes bolsistas em Congressos para divulgação do subprojeto de Produção de Acervo de Áudio, o que demandará recursos para o deslocamentos dos discentes bolsistas. 

2.2 ESTRATÉGIAS DE APERFEIÇOAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA DOS BOLSISTAS PIBID Dentre as principais estratégias, destacam-se: 

(1) desenvolvimento da competência para trabalhar a pluralidade das formas de expressão em seus aspectos linguísticos e literários; 
(2) participação dos bolsistas Pibid em experiências didático-metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola e dos alunos em avaliações nacionais; 
(3) leituras sistemáticas de textos que abordem o tema do subprojeto, em formato acadêmico, de maneira a possibilitar o diálogo entre diferentes teorias, sem deixar de considerar as vivências em sala de aula; 
(4) Produção de textos acadêmicos, em seus variados gêneros, a fim de desenvolver o aperfeiçoamento da língua portuguesa, em sua variante culta, levando em consideração seus objetivos, interlocutores, suportes e contextos de produção; 
(5) valorização dos textos produzidos pelos bolsistas em apresentações de Congressos, Seminários e Jornadas Pedagógicas que abordem o tema em questão. 

2.3 RESULTADOS PRETENDIDOS 

Gerais: 
(1) Contribuir para o desenvolvimento da capacidade discursiva dos futuros docentes e dos alunos da educação básica e para o conhecimento e o gosto pela leitura de textos literários, assim como favorecer as práticas de leitura e as reflexões que a literatura possibilita pela sua essência plurissignificativa. 
(2) Contribuir para a formação docente, permitindo aos acadêmicos vivenciar a realidade escolar e compatibilizar, por meio de situações didáticas reais, os conhecimentos que estão construindo na graduação. 
Específicos: 
(1) Incentivar a formação de professores para o Ensino Fundamental II e, consequente, valorização do magistério; 
(2) Contribuir para a aproximação mais direta entre as Faculdades Integradas Campo-Grandenses e a comunidade escolar de Ensino Fundamental II (alunos e professores); 
(3) Contribuir para o aumento do IDEB da escola participante do subprojeto, através das práticas de leitura e dos debates e reflexões sobre o dizer literário; 
(4) Promover, tanto para alunos (as) da Educação Básica quanto para bolsistas, o desenvolvimento das capacidades de inferir, comparar, argumentar, pesquisar, produzir de maneira coerente, crítica e original; 
(5) Estimular os alunos a apreciar a leitura de textos literários variados, visando à compreensão, à interpretação e à crítica; 
(6) Ensinar aos alunos diferentes procedimentos de leitura e de apresentação oral; 
(7) Ensinar os alunos a utilizar adequadamente as variedades linguísticas da língua portuguesa, a partir do contato com os textos literários;
(8) Incentivar os (as) alunos (as) bolsistas a participar de eventos acadêmicos: apresentação do trabalho realizado no PIBID e seus resultados em eventos promovidos pelas FIC e em eventos organizados por outras Instituições de ensino; 
(9) Elaborar material de consulta, em mídia digital e impressa, detalhando todas as etapas planejadas e desenvolvidas durante o projeto e produzir CDs de acervo de áudio. 

III CONSIDERAÇÕES FINAIS 

 O Subprojeto do curso de Letras-Português das FIC – Produção de Acervo de Áudio – busca contribuir para o desenvolvimento da capacidade discursiva dos futuros docentes e dos(as) alunos(as) da educação básica, promover o conhecimento e o gosto pela leitura de textos literários, assim como favorecer as práticas de leitura e as reflexões que a literatura possibilita pela sua essência plurissignificativa. Por fim, definir mídias, produzir material em áudio que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos (as) da Educação Básica e da comunidade escolar. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

BAKTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998. 
CÂNDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras das Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Rio de Janeiro: FIC, 2010. SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização. Do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

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