Autora: Joyce Silva dos Santos (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
joy-santos1@hotmail.com
Co-autoras:
Elisete de Souza Pereira (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
lila.souza7@gmail.com
Michele Rodrigues da Silva Bitencourt Calisto (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC) mrsbc180108@yahoo.com.br
Vânia Gonçalves de Almeida (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
almeida.vaninha@yahoo.com.br
Orientadores:
Drª. Arlene da Fonseca Figueira
Me. Erivelto da Silva Reis
RESUMO: A palavra Letramento refere-se à capacidade de apropriação da
leitura e da escrita, bem como das práticas sociais que estão a elas
relacionadas. Assim, pressupõe-se que o ato de letrar esteja além do
simples ensino do código linguístico, porque o texto literário passa a ser
entendido como um fenômeno ao mesmo tempo cognitivo e social e de extrema
função educativa. Este estudo pretende relacionar o amplo sentido educacional
da literatura com a prática de letramento escolar, apresentando as
experiências e dinâmicas envolvidas na produção de acervos de áudio (P.A.A.)
desenvolvidas no subprojeto PIBID –do Curso de Letras -
Português/Literaturas - das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC),
com o apoio da CAPES. Como suporte teórico destacam-se os conceitos
propostos por LAJOLO (2006), nos quais debate-se a abordagem sobre o
crescimento quantitativo da produção literária voltada para o público
infantil conflitando com a baixa qualidade de muitos desses textos;
(COLOMER, 2007), conceito de letramento escolar; (COSSON, 2009),
com as concepções de promoção do letramento através do estudo do texto
literário; (KLEIMAN, 2006), com as concepções de leitura escolar, no
qual o texto literário é o protagonista da prática docente de letrar poetizando.
PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Letramento escolar, Literatura, Prática docente,
Produção de acervo de áudio.
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