quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

LETRAR POETIZANDO: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA A PRÁTICA DOCENTE - Joyce Silva dos Santos

LETRAR POETIZANDO: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autora: Joyce Silva dos Santos (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
joy-santos1@hotmail.com
Co-autoras:
Elisete de Souza Pereira (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
lila.souza7@gmail.com
Michele Rodrigues da Silva Bitencourt Calisto (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC) mrsbc180108@yahoo.com.br
Vânia Gonçalves de Almeida (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
almeida.vaninha@yahoo.com.br

Orientadores:
Drª. Arlene da Fonseca Figueira
Me. Erivelto da Silva Reis

RESUMO: A palavra Letramento refere-se à capacidade de apropriação da leitura e da escrita, bem como das práticas sociais que estão a elas relacionadas. Assim, pressupõe-se que o ato de letrar esteja além do simples ensino do código linguístico, porque o texto literário passa a ser entendido como um fenômeno ao mesmo tempo cognitivo e social e de extrema função educativa. Este estudo pretende relacionar o amplo sentido educacional da literatura com a prática de letramento escolar, apresentando as experiências e dinâmicas envolvidas na produção de acervos de áudio (P.A.A.) desenvolvidas no subprojeto PIBID –do Curso de Letras - Português/Literaturas - das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), com o apoio da CAPES. Como suporte teórico destacam-se os conceitos propostos por LAJOLO (2006), nos quais debate-se a abordagem sobre o crescimento quantitativo da produção literária voltada para o público infantil conflitando com a baixa qualidade de muitos desses textos; (COLOMER, 2007), conceito de letramento escolar; (COSSON, 2009), com as concepções de promoção do letramento através do estudo do texto literário; (KLEIMAN, 2006), com as concepções de leitura escolar, no qual o texto literário é o protagonista da prática docente de letrar poetizando. 

PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Letramento escolar, Literatura, Prática docente, Produção de acervo de áudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário