PROJETO P.A.A. – PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO:
SUAS PROPOSTAS, MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO
Autores:
ANA LUIZA ALVES MARTINS BORBA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
aninha-pdp@hotmail.com
FLÁVIA LINS DE ASSUNÇÃO RIBEIRO (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
Flávialins67@outlook.com
GUSTAVO FERNANDES FELIZARDO DA SILVA
(PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
gustavofelizardoo@gmail.com
ISADORA LINS ASSUNÇÃO SILVA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
Isadoralins93@gmail.com
Orientadores:
Profª. Drª. Arlene da Fonseca Figueira (UFRJ / UFF / FEUC-FIC / SME-RJ)
Prof. Me. Erivelto da Silva Reis (FIC / SEEDUC/RJ / UFRJ)
RESUMO: O subprojeto Produção de Acervo de Áudio (P.A.A.) faz parte do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), patrocinado
pela CAPES, sediado pelas Faculdades Integradas Campo-Grandenses
(FIC/FEUC). O PIBID visa a contribuir para a formação de futuros docentes
mais capacitados para a pesquisa aplicada à prática, porque os estudos
desenvolvidos devem ser direcionados para alunos da educação básica da rede
pública. Um dos objetivos do P.A.A. é o de produzir materiais que facilitem a
acessibilidade da Literatura para portadores de necessidades especiais,
principalmente pessoas cegas ou com baixa visão. Para implementar este
subprojeto, bolsistas do curso de Letras das FIC, juntamente com a escola
parceira - Escola Municipal Euclides da Cunha/RJ - estão trabalhando a leitura
de textos literários, em domínio público, com alunos do sexto ao nono ano para
a gravação de Cd’s ou audiolivros. Como forma de estimular a leitura dos
textos literários são oferecidas oficinas de leitura, que abrangem desde
dramatização à sonoplastia. Os resultados esperados são a formação de
docentes críticos, capazes de interrelacionar a teoria e a prática pedagógica no
ensino de Língua Portuguesa, estimulando nos alunos da escola parceira não
somente o hábito, mas o gosto pela literatura. A criação de acervo de áudio
poderá assegurar que muitas pessoas deficientes visuais, e não só elas, mas
também analfabetos, presidiários, ou acamados possam vir a ter acesso aos
clássicos da literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Teoria, prática, leitura, Literatura, formação de
professor, audiolivro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário