quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PROJETO P.A.A. – PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO: SUAS PROPOSTAS, MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO

PROJETO P.A.A. – PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO: SUAS PROPOSTAS, MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO
Autores: ANA LUIZA ALVES MARTINS BORBA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
aninha-pdp@hotmail.com
FLÁVIA LINS DE ASSUNÇÃO RIBEIRO (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
Flávialins67@outlook.com
GUSTAVO FERNANDES FELIZARDO DA SILVA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC) gustavofelizardoo@gmail.com
ISADORA LINS ASSUNÇÃO SILVA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
Isadoralins93@gmail.com

Orientadores:
Profª. Drª. Arlene da Fonseca Figueira (UFRJ / UFF / FEUC-FIC / SME-RJ)
Prof. Me. Erivelto da Silva Reis (FIC / SEEDUC/RJ / UFRJ)

RESUMO: O subprojeto Produção de Acervo de Áudio (P.A.A.) faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), patrocinado pela CAPES, sediado pelas Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC/FEUC). O PIBID visa a contribuir para a formação de futuros docentes mais capacitados para a pesquisa aplicada à prática, porque os estudos desenvolvidos devem ser direcionados para alunos da educação básica da rede pública. Um dos objetivos do P.A.A. é o de produzir materiais que facilitem a acessibilidade da Literatura para portadores de necessidades especiais, principalmente pessoas cegas ou com baixa visão. Para implementar este subprojeto, bolsistas do curso de Letras das FIC, juntamente com a escola parceira - Escola Municipal Euclides da Cunha/RJ - estão trabalhando a leitura de textos literários, em domínio público, com alunos do sexto ao nono ano para a gravação de Cd’s ou audiolivros. Como forma de estimular a leitura dos textos literários são oferecidas oficinas de leitura, que abrangem desde dramatização à sonoplastia. Os resultados esperados são a formação de docentes críticos, capazes de interrelacionar a teoria e a prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa, estimulando nos alunos da escola parceira não somente o hábito, mas o gosto pela literatura. A criação de acervo de áudio poderá assegurar que muitas pessoas deficientes visuais, e não só elas, mas também analfabetos, presidiários, ou acamados possam vir a ter acesso aos clássicos da literatura.

PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Teoria, prática, leitura, Literatura, formação de professor, audiolivro.

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