quarta-feira, 19 de outubro de 2016

FEUC ALÉM DOS MUROS - BOLSISTAS PIBID/FIC P.A.A. FAZEM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO IESK



ARLENE (ABERTURA - IESK)


ERIVELTO (ABERTURA - IESK)

JOANA (APRESENTAÇÃO - IESK )

JULIANA (APRESENTAÇÃO - IESK)

JOÃO (ARTICULAÇÃO - IESK)

AMANDA (APRESENTAÇÃO - IESK)


GABRIEL (DEPOIMENTO ESPONTÂNEO)
FEUC ALÉM DOS MUROS
FEUC E IESK NUMA BRILHANTE PARCERIA.
No dia 08 de Outubro vivenciei um momento muito ansiado desde a minha aprovação para o PIBID, projeto P.A.A. que era o contato direto com os alunos. E, assim concretizado, tal momento excedeu todas as minhas expectativas. Ao olhar para aqueles jovens de olhos tão cheios de entusiasmo, logo fui invadido por um sentimento único de satisfação em ser parte integrante deste projeto que só beneficia a quem participa: seja o aluno que se desenvolve pessoal e intelectualmente, seja nós bolsistas que além de desenvolvermos nossas habilidades para a docência, também nos humanizamos cada vez mais ao lidarmos com realidades tão diversas às nossas e, principalmente, ao ouvinte que é o grande receptor do nosso trabalho a quem ofertamos com incomensurável carinho tudo o que realizamos junto com nossos queridos alunos. Percebo, com isso, que além de um projeto de iniciação à docência, este é um trabalho gerador de sonhos e, por consequência, de realizações, e acima de tudo, percebo ser este um grande mutirão de amor, sobretudo, à Literatura.




VIVIANE (DEPOIMENTO)



FEUC ALÉM DOS MUROS
O evento "FEUC além dos muros" realizado no dia 08 de outubro no Instituto Educação Sarah Kubitschek teve como objetivo levar informações acadêmicas realizadas pelos bolsistas e orientadores do PIBID dos cursos de graduação das FIC. A importância deste evento foi tamanha, pois os bolsistas veteranos tiveram a oportunidade de expor suas experiências através do que já realizaram em outra escola. Para os bolsistas que estão ingressando, o evento foi rico pois pudemos ter o primeiro contato com o que vamos realizar daqui pra frente, sendo assim um grande aprendizado para nós. E quanto aos alunos que se preparam para ingressarem na carreira de professor, o evento pôde proporcionar a eles um de seus primeiros contatos com as atividades exercidas pela profissão. No subprojeto de Letras - Português que trabalha com a produção de acervo de áudio, pudemos transmitir e adquirir conhecimentos junto aos alunos, trabalhar o tema de inclusão e de certa forma abrir um canal para a conscientização de docentes que estão prestes a se formar e terão contato com pessoas que precisam de uma atenção especial. A experiência foi de fato enriquecedora e que mais eventos como esse venha pela frente.




ELIRIAM (DEPOIMENTO)
FEUC ALÉM DOS MUROS
A manhã do dia 08/10/2016 proporcionou tantos benefícios que seria impossível publicar todos. Em síntese, posso dizer que o evento no IESK abriu portas para a interação social, o aprimoramento por nossa parte, tanto os bolsistas novatos quanto os veteranos, a oportunidade de divulgação do P. A. A., poder ser tocado pela fala daqueles que se propuseram a contar sobre esse trabalho e tanto mais. Uma manhã agradável na companhia de uma equipe que tanto se esforça e de um público que estava disposto a aprender e ensinar não tem preço.




SHERYDA (DEPOIMENTO)
"FEUC ALÉM DOS MUROS"
No dia 08/10/2016, iniciamos um novo ciclo do projeto PIBID/P.A.A. Junto com a escola Sarah.
Levamos o projeto do áudio livro, mostramos como funcionam as oficinas. Conversamos com eles também sobre a inclusão, mostrando que eles podem contribuir. Através do áudio livro que eles irão produzir ao longo das oficinas.
Os alunos do IESK, serão ouvidos por nós alunos bolsistas.
Com tudo isso fazer com que eles que também serão futuros professores, tenham amor pela leitura, tenham amor pela literatura.





MARCUS (DEPOIMENTO)
FEUC ALÉM DOS MUROS

A apresentação do projeto Pibid no IESK dia 08/10, foi um momento de concretização. O projeto nos aproxima da realidade que encontraremos em nossa rotina profissional. Ainda nos prepara para os desafios a serem enfrentados. Essa vivência me tornou capaz de perceber que, com criatividade e dinamismo, podemos reverter o desinteresse , por parte de nossos jovens, pela literatura. Alguns deles têm a impressão equivocada que Literatura é desagradável, o que logo é contestado quando estes nos dão uma oportunidade. Estando em outro ângulo, pude perceber o brilho nos olhos, conseguido com a competência de nossos bolsistas, que trouxeram alegria e descontração ao evento. Hoje creio que trabalho como esse, será capaz de mudar a realidade desses alunos.

PATRICK (DEPOIMENTO)
FEUC ALÉM DOS MUROS. IESK.
Poder vivenciar essas trocas de experiências com outros alunos, é algo impagável. Muito além do letramento literário ( que também é o nosso objetivo), ter o contato com pessoas que pensam diferente de você, possuem visões de mundo distintas e passar para os que ainda não sabem que conviver com quem é diferente de você é o X da questão, é algo que tem que ser dito em alta voz , e esse é o ponto chave da equipe do PBID.
Inclusão é a honra de poder conviver com as diferenças seja quais forem. No dia em que a sociedade acordar e perceber que o caminho para uma vida mais justa é o respeito pelas diferenças, muitos dilemas já estariam resolvidos.
Bem além do que simplesmente nos tornar bons profissionais o PBID nos transforma em novas pessoas, amplia nossas lentes e nos mostra que nós temos que ser a diferença.



ANDREIA (DEPOIMENTO)
Foi lindo tudo que foi apresentado hoje pelos bolsistas do PIBID,aos alunos e professores do colégio Sarah. Agradeço as palavras da Professora Arlene que com sua simplicidade consegue refletir através do seu olhar vibrante o prazer em ser professora.Parabéns ao professor Erivelto por ser uma referência como pessoa e professor.A todos, muito obrigado.


GABRIEL (DEPOIMENTO)
Sobre esta manhã, só tenho a agradecer e parabenizar aos mestres e colegas pelo brilhante trabalho apresentado e por todo resultado obtido. Desde a fala da nossa queridíssima prof Arleneff que com sua imensa doçura e sabedoria, levantou a bandeira da docência e fez valorosos questionamentos sociais, passando pelo nosso amadíssimo prof Erivelto que oficialmente nos apresentou à escola e com seu nato poder de emocionar através da palavra, tocou a todos com a declamação de diversos poemas, até aos nossos preciosos colegas que mostraram na prática o nosso trabalho com muito profissionalismo e carinho, cativando os alunos e professores da casa a qual agora também vestimos a camisa. Perfeito pode ser uma boa definição para este primeiro evento. Obrigado a todos e que o sucesso se faça presente em todos os momentos!!!



ADRIANA (DEPOIMENTO)

FEUC ALÉM DOS MUROS
O evento realizado sábado, dia 8 de outubro, teve como objetivo apresentar aos alunos da Instituição Educacional Sarah Kubitschek os projetos realizados pelo PIBID de todos os cursos das FIC, mas para o subprojeto de Letras – Português, o evento teve também outro propósito; será nessa Instituição que será realizado o nosso subprojeto.
Tanto para o novo grupo de bolsistas quanto para o grupo de veteranos, foi o primeiro contato com os alunos e ambiente onde será praticado nossas oficinas, portanto foi uma experiência muito importante para nós, que, após a apresentação do subprojeto e oficina realizada no local, temos certeza que os estudantes ali presentes entenderam o objetivo e a dedicação que teremos ao começar oficialmente.



GUSTAVO (DEPOIMENTO)
FEUC ALÉM DOS MUROS

Em mais uma exposição do projeto Produção de Acervo de Áudio fica comprovado sua magnitude e alcance. Para alguns, o primeiro contato de propagação dos valores, teorias e práticas que envolve o P.A.A., para outros, mais uma experiência comprobatória dos ricos enlaces que a Literatura promove. Antes, um projeto um pouco tímido entrando na rede municipal de educação, atingindo um público específico. Ainda nesta fase, descobrimos o PEJA e aplicabilidade do projeto em um público de perfil um pouco diferente, o que nos surpreendeu. Aos poucos, para todos os cantos do Brasil fomos, e a mais nova conquista é o ensino médio.
O evento no Sarah foi mais um avanço do projeto. Bolsistas, orientadores, alunos, coordenadores, todos com o brilho nos olhos refletindo o valor da causa pela verdadeira Educação. Futuros docentes comprometidos e motivados; orientadores que nos impulsam; alunos que nos despertam o querer ser um agente transformador. Com elementos assim, nada nos impedirá de avançar em mais um degrau desse projeto.



GABRIELA (DEPOIMENTO)


FEUC ATRAVÉS DOS MUROS

No sábado, 8 de outubro, nós bolsistas do PIBID, entre veteranos e iniciantes, estivemos no IESK - Instituto de Educação Sarah Kubitschek junto a nossos professores para mostrar a eles um pouco dos nossos projetos e subprojetos. O subprojeto do curso de Letras agora será realizado no IESK, então, o evento também serviu como uma apresentação a nossos novos companheiros. Eu digo companheiros, pois, além de também serem futuros professores, serão eles que estarão junto a nós na realização do nosso belo projeto, de produção de acervo de áudio.
Projeto esse, que beneficia a todos nós, àqueles que serão contemplados em receber tais áudios e ter contato com a Literatura, aos alunos que tem a oportunidade de participação e contato com a leitura, o que influencia em seus desempenhos escolares, visão de mundo, amadurecimento, dentre outros benefícios, e também, a nós, bolsistas, que com o PIBID temos contato com o universo da docência, podemos desmistificar o desprazer pela leitura e, mostrar a eles que, sim, ler é uma atividade prazerosa, mas acima de tudo, podemos trabalhar nosso lado humano.


MANUELA (DEPOIMENTO)

"FEUC além dos muros" foi evento cheio de emoções e poesias. Levamos as experiências do projeto PIBID/P.A.A. e pudemos interagir com os alunos do IESK, pela primeira vez, apresentando o nosso projeto e as nossas intenções pedagógicas. O educando faz parte do aprendizado e com eles experimentaremos novos conhecimentos.
A inclusão faz parte do legado que um professor deve construir, o letramento nos aproxima da verdade, da emoção, ficção e nos liberta. E a mediação? Essa, pode ser feita por todos nós. As práticas e teorias da Produção de Acervo de Áudio que serão realizadas no IESK, se propõe a mediar a Literatura com o objetivo de INCLUIR. Nossa proposta é dar voz a quem precisa ser ouvido, e com a captura dessas vozes emocionar quem necessita de atenção.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário