quarta-feira, 6 de setembro de 2017

PROJETO ENADE 2017 - APRESENTAÇÃO - QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS - INGLÊS - ESPECÍFICAS - COM LINKS DE VÍDEOS, ARTIGOS E LIVROS




PADRÃO DE RESPOSTA
O texto do estudante deve apresentar os elementos conforme descritos a seguir:
a) Espera-se que o estudante aproxime-se do conceito sociolinguístico de
variedade linguística compreendida geralmente como as diversas
possibilidades de uso da língua. Para isso, o aluno poderá contemplar em
sua resposta aspectos semânticos (uso de vocabulário e expressões),
fonológicos (tais como: entonação, prosódia, pronúncia, dentre outros) OU
pragmático-discursivos.

Tipos de variação

As variações linguísticas ocorrem principalmente nos âmbitos geográficos, temporais e sociais.

Variações regionais (diatópicas ou geográficas)

São variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência. Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo assim diferentes estruturas linguísticas.
Exemplos de variações regionais:
  • Diferentes palavras para os mesmos conceitos;
  • Diferentes sotaques, dialetos e falares;
  • Reduções de palavras ou perdas de fonemas.

Variações históricas (diacrônicas)

São variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.
Exemplos de variações históricas:
  • Expressões que caíram em desuso;
  • Grafemas que caíram em desuso;
  • Vocabulário típico de uma determinada faixa etária.

Variações sociais (diastráticas)

São variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.
Exemplos de variações sociais:
  • Gírias próprias de um grupo com interesse comum, como os skatistas.
  • Jargões próprios de um grupo profissional, como os policiais.

Variações situacionais (diafásicas)

São variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que é utilizado um registro informal.
Exemplos de variações situacionais:
  • Linguagem formal, considerada mais prestigiada e culta, usada quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem uma maior seriedade.
  • Linguagem informal, considerada menos prestigiada e culta, usada quando há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações descontraídas.
b) Espera-se que o estudante aponte para a heterogeneidade da língua,
reconhecendo que ela não é estanque, é uma prática social dinâmica.

Ver:
c) O estudante pode apontar exemplos presentes no texto-base ou em outros
contextos, desde que coerentes com a temática da questão.

d) Espera-se que o estudante retome e articule os aspectos presentes nos
tópicos “a”, “b” e “c”, sendo capaz de relacionar questões linguísticas com
aspectos sociais, culturais e históricos.
Espera-se que o texto seja redigido na forma padrão, respeitando os princípios
básicos de textualidade.




PADRÃO DE RESPOSTA

Espera-se que o aluno tenha uma atitude reflexiva de forma a redigir um texto crítico a
respeito das implicações de adaptações/simplificações dos autores clássicos
brasileiros, tanto em termos de análise dos conteúdos linguísticos, quanto em relação
às práticas literárias. Para tanto, o aluno deverá discorrer a respeito:


a) das concepções de língua(gem), texto e discurso, articulando a relação entre esses
conceitos teóricos e as consequências que essas adaptações/simplificações
acarretarão em termos práticos para as questões de cunho linguístico: mudanças de
estilo, de registro, de vocabulário, além de aspectos diacrônicos.


VER: 

OBRA DE MACHADO DE ASSIS É REESCRITA
https://www.youtube.com/watch?v=thMqb8qgxL8

LIVRO EM PDF: LINGUAGEM, TEXTO E DISCURSO
http://www.letras.ufmg.br/site/e-livros/Lingua(gem),%20texto,%20discurso%20-%20entre%20a%20reflex%C3%A3o%20e%20a%20pr%C3%A1tica%20-%20vol.I.pdf

DISCURSO E DIALOGISMO
https://www.youtube.com/watch?v=D3Cu0e_cTz0 

GÊNEROS DO DISCURSO
https://www.youtube.com/watch?v=WOdYU2QURAI

CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=RQzJaFYiqhc



b) das implicações que essas adaptações/simplificações acarretarão na formação do
leitor literário infanto-juvenil e seus desdobramentos em termos de práticas docentes
no exercício da profissão. 


O QUE É A OBRA LITERÁRIA?
https://www.youtube.com/watch?v=iPeejGG4gBQ

POLÊMICA SOBRE A ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/obra-de-machado-de-assis-e-reescrita-para-facilitar-leitura/#


"DESMACHADEANDO MACHADO"

https://www.youtube.com/watch?v=Q6w1A8kShQk 

O estudante deve apresentar, no mínimo, duas consequências, tais como: identificação do contexto de produção e recepção da obra original em contraste com o contexto de produção e recepção da versão simplificada; percepção de que a temática do original é discutida ou não em relação à versão
simplificada; contribui na aquisição do hábito de leitura.


RESENHA SOBRE A OBRA UMA TEORIA DA ADAPTAÇÃO, DE LINDA HUTCHEON

http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num9/resenhas/palimpsesto9_resenhas1.pdf


c) O estudante deve ser capaz de apresentar argumentos coerentes com seu posicionamento (contrário ou favorável). Exemplo de argumento favorável: a leitura da

versão simplificada motiva a leitura da obra original. 

Exemplo de argumento 

desfavorável: a compreensão equivocada de que a versão simplificada substitui ou 
dispensa a leitura da obra original.


Espera-se que o texto seja redigido na forma padrão, respeitando os princípios básicos

de textualidade.





PADRÃO DE RESPOSTA
O estudante deve ser capaz de, em seu texto, escrever sobre o método, a técnica ou a
abordagem que quiser, enfocando aspectos positivos e/ou negativos. É importante
que o estudante seja capaz de diferenciar, de acordo com o
método/técnica/abordagem escolhida, se a aula é centrada no professor ou no aluno.
O fundamental é que o estudante seja capaz de relacionar, coerentemente, os três
aspectos da questão, ou seja, o método/técnica/estratégia, o papel do professor e as
implicações no processo ensino-aprendizagem.




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