PADRÃO DE RESPOSTA
Espera-se que o estudante redija um texto:
a) comentando a pluralidade linguística da língua espanhola e abordando aspectos
semânticos, lexicais, sintáticos ou fonéticos por meio de dois exemplos e/ou situações
comunicativas de uso;
Espanhol - Origens e Influências da Língua Espanhola
b) relacionando, necessariamente, a exploração desses aspectos ao ambiente de sala
de aula do ensino regular.
O ensino do espanhol no Brasil e sua importância para o contexto latino-americano
PADRÃO DE RESPOSTA
O estudante deve redigir um texto dissertativo em que realize uma análise do excerto
de texto literário, tomando como condução argumentativa o que pedem as letras (a),
(b) e (c) do enunciado.
de texto literário, tomando como condução argumentativa o que pedem as letras (a),
(b) e (c) do enunciado.
Análise em áudio da obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos: (USPFM)
a) Espera-se que o texto-resposta destaque passagens como céu “cor de sangue”, em
que a metáfora do vermelho é criada a partir de algo essencial para os corpos: o
sangue. Além desse aspecto, a caracterização da fazenda como um cemitério é uma
metáfora da morte, do espaço atingido pela seca, em que tudo está sem vida, nada
sobrevive.
sangue. Além desse aspecto, a caracterização da fazenda como um cemitério é uma
metáfora da morte, do espaço atingido pela seca, em que tudo está sem vida, nada
sobrevive.
Resumo da obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos em animação:
itens lexicais como: terra dura, lugar menos seco, seixos, vermelhidão, o nascente
(referência ao sol), o céu (referência ao sol), claridade, céu profundamente azul. Nesse
caso, os itens lexicais e suas combinações vão construindo a imagem do árido e infértil
cenário do sertão em seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário