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(Produção de Acervo de Áudio / Letras/Português)
A seguir, um texto apresentado no Fórum da Baixada em setembro de 2015 sobre o Subprojeto P.A.A.
E
LETRAMENTO LITERÁRIO NA PRODUÇÃO
DE
AUDIOLIVRO NA ESCOLA PÚBLICA
Prof.
Me. Erivelto da Silva Reis
(CAPES / PIBID/FIC – UFRJ – FIC – NEL-PPP – SEEDUC-RJ)
Profª. Drª. Arlene da Fonseca
Figueira
(CAPES / PIBID/FIC – UFF – FEUC/FIC – NEL-PPP – SME-RJ)
O presente trabalho
pretende discutir e apresentar os resultados decorrentes das relações
didático-pedagógicas relacionadas aos conceitos teóricos de letramento e mediação
literária na práxis da realização das oficinas que conduzem e preparam os
alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, incluindo-se os
alunos e alunas do PEJA, na Escola Municipal Euclides da Cunha, para a produção
de audiolivro com obras em domínio público da Literatura para pessoas com
necessidades especiais no campo da visão, alfabetização de adultos e
acessibilidade literária, conforme previsto no subprojeto do Curso de Letras,
Português/Literaturas, PIBID/FIC P.A.A. – Produção de Acervo de Áudio –,
(Capes, edital 2013), desenvolvido por alunos bolsistas das Faculdades
Integradas Campo-Grandenses na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Como referenciais
teóricos, relacionados aos conceitos teóricos de Letramento e Mediação
literária, utilizamos em nosso subprojeto as obras de Rildo Cosson (2009),
Magda Soares (1998) e Marisa Lajolo (2006). O Subprojeto pretende promover
práticas didático-pedagógicas que estimulem e preparem seus alunos a conhecerem
obras da Literatura brasileira com a finalidade de produzir e tornar acessível
o material que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais
no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos dos ensinos médio e
fundamental. Há a intenção de promover, através do desenvolvimento de
metodologias e novas práticas, a pesquisa nas áreas do Letramento Literário, da
Mediação Literária, da didática da Literatura e da Apropriação da Leitura e de
constituir acervo disponível aos alunos da Instituição e às entidades que
venham a tornarem-se parceiras do projeto. Busca-se, durante as oficinas
preparatórias, a interação, a desinibição, o desenvolvimento sócio-cognitivo, o
despertar da autoestima linguística dos participantes. Embora as práticas devam
conduzir à confecção do audiolivro, as interações decorrentes de tais práticas
têm se mostrado eficazes no desenvolvimento dos participantes, mesmo para suas
atuações para além do objetivo macro do projeto, que é a produção do chamado
“livro falado”.
Verificamos que os
alunos da escola pública desenvolvem e lidam com noções de cidadania – pois
aprendem, na prática, e se se sensibilizam com o sentido da inclusão que,
intrinsicamente, se verifica no subprojeto, porque sabem que suas vozes serão
ouvidas por pessoas com necessidades especiais no campo da visão; percebe-se
significativa melhora na disciplina e nas práticas curriculares inerentes à
leitura e interpretação nas disciplinas componentes do currículo oficial da
rede municipal de educação; nota-se o desenvolvimento e o estímulo da
ludicidade e da criatividade a partir da manipulação das linguagens literárias
e de sua cognição e sensibilização aos temas e o entusiasmo pelo desejo de
também produzir seus próprios textos, seja por escrito, seja oralmente,
contando histórias criadas pelos alunos participantes ou por eles conhecidas,
mas que por diversos contextos reais ou pressupostos, pareceriam na caber no
espaço da sala de aula.
Destacamos, ainda, que
a ação dos bolsistas do Subprojeto Letras Português/Literaturas os prepara
efetivamente para práticas positivas contundentes e sistemáticas; e desperta
nos alunos um sentimento de revalorização do espaço escolar, reanima os
docentes já estabelecidos na unidade escolar, revigorando-os, de igual forma, a
partir da percepção das mudanças e da velocidade e da qualidade dos
resultados.
O PIBID/FIC Subprojeto
Letras-Português (CAPES, edital 2013), se constitui pela pesquisa e promoção de
práticas que objetivem a gravação, por meio eletrônico digital, de leitura oral
de clássicos da literatura que sejam de domínio público. Este subprojeto conta
com 25 bolsistas do Curso de Letras das Faculdades Integradas Campo-grandenses
(FIC/RJ), quatro supervisores (Professores da Escola Municipal Euclides da
Cunha) e dois Coordenadores de área (Professores do Curso de Letras das FIC).
O Subprojeto pretende,
ainda, promover práticas didático-pedagógicas que estimulem e preparem seus
alunos a conhecerem obras da Literatura brasileira com a finalidade de produzir
e tornar acessível o material que aproxime a Literatura dos portadores de
necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos
dos ensinos médio e fundamental.
Há
a intenção de promover, através do desenvolvimento de metodologias e novas
práticas, a pesquisa nas áreas do Letramento Literário, da Mediação Literária,
da didática da Literatura e da Apropriação da Leitura e de constituir acervo
disponível aos alunos da Instituição e às entidades que venham a tornarem-se
parceiras do projeto.
O Gráfico a seguir pretende demonstrar os eixos através
dos quais se estruturam as ações do PIBID/FIC Subprojeto Letras-Português:
1 – APRESENTAÇÃO
2– LEITURA
3 – COMPREENSÃO
4 – INTERPRETAÇÃO
5 – REPRODUÇÃO
Gráfico demonstrativo de eixos teóricos e
correlação das ações práticas PIBID/FIC - Subprojeto Letras-Português -
2014-2016.
As
ações do subprojeto Letras-Português do Subprojeto PIBID/FIC (CAPES – Edital
2013), P.A.A. (Produção de Acervo de Áudio), visando à produção do “Livro
falado”, ou audiolivro, tem se estruturado a partir de três eixos fundamentais
e de suas recombinações:
a) Letramento
Literário;
b) Mediação
Literária;
c) Apropriação
da Leitura;
No primeiro eixo
(conforme a barra azul do gráfico), Letramento Literário, a compreensão e a
interação pretendem permitir ao aluno a percepção das modalidades e variações
de gênero, com ênfase na ludicidade e na consolidação do processo cognitivo de
leitura. Assim, desenvolvem-se estratégias específicas correlacionadas à
desmecanização do processo de leitura, através do aumento da frequência da
leitura, de sugestões de textos diferenciados daqueles com os quais os alunos
estão acostumados e dos objetivos na interação com essas obras.
Estas ações são mais
intensificadas, através do verificado na confecção dos módulos, nas oficinas de
preparação, nas reuniões de planejamento e na captação dos resultados da
interação entre os bolsistas PIBID/FIC, Letras-Português (CAPES, Edital 2013),
na Escola Municipal Euclides da Cunha, entre os (as) alunos (as) na faixa
etária entre 10 e 13 anos.
No segundo eixo
(conforme a barra vermelha do gráfico), Mediação Literária, os bolsistas
desenvolvem estratégias e práticas que privilegiam a abordagem sócio-cognitiva
dos (as) alunos (as) da Escola Municipal Euclides da Cunha. A interação se
apropria de textos cujas temáticas são um pouco mais direcionadas à
interpretação e a correlação entre a leitura e o mundo no qual os (as) alunos
(as) estão inseridos (as) como agentes sociais.
Neste momento, a
interpretação e a compreensão se destacam como elementos preponderantes na
abordagem, bem como a correlação entre diferentes gêneros literários e suas
possibilidades comunicacionais. Os (as) estudantes começam a perceber que há
uma relação mais direta entre o mundo das letras (da literatura, da música, das
imagens) e a compreensão do mundo real, e que a compreensão do mundo real e das
informações a ele relacionadas possibilita uma melhor interpretação das obras
lidas. O prazer da leitura e a discussão sobre os sentidos das obras são
estimulados intensamente pelos bolsistas PIBID/FIC, Letras-Português (CAPES,
Edital 2013), na Escola Municipal Euclides da Cunha, entre os (as) alunos (as)
na faixa etária entre 14 e 15 anos.
No terceiro eixo
(conforme a barra verde do gráfico), apropriação e desenvolvimento da leitura,
se destaca a percepção da aplicabilidade do domínio e da percepção da
interpretação da leitura e de sua utilização para além das fronteiras da sala
de aula. Há uma maior interação dos alunos com as experiências do mundo real e
o seu conhecimento de mundo cai ganhando novos contornos, profundidade de
compreensão, novas interpretações e os textos e obras literárias são
compreendidos com mais intensidade e os (as) estudantes sorvem o prazer da
leitura e assimilam melhor a percepção dos sentidos do que leem. A leitura oral
dos textos, nessa faixa etária (16
a 17 anos), é estimulada como forma de rearticulação
social e desinibição.
Elementos e fatores
como a indisciplina, a estrutura física da escola, entre outros, se não
impedem, dificultam. O gráfico mostra, por exemplo, que há maior relevância na
Mediação Literária dos grupos compostos por adolescentes e que os
pré-adolescentes precisam de maior incidência de práticas de Letramento. Não é
uma regra, mas uma tendência verificada. Eventualmente, as exceções alguns
(mas) alunos (as) subvertem a tendência. Ou porque são leitores letrados
estimulados pela família, ou por serem desinibidos, etc. O que não significa
que os pré-adolescentes não possam gravar, por exemplo, mas que para estes o
letramento precede a mediação como recorrência; ao passo que para os
adolescentes a mediação suplanta o letramento, pois a estes lhes falta a
prática da busca pela interpretação ou pelo sentido, ou o deixar-se envolver
pelo lúdico das obras.
Tecendo,
ainda, considerações sobre o gráfico – produzido, naturalmente, em consequência
das observações de ordem prática das dinâmicas do PIBID/FIC Subprojeto
Letras-Português, compreende-se que seja interessante destacar que há a
inclusão de uma categoria que, inicialmente, não estava prevista, quando da
apresentação da minuta original do projeto, mas que se tem tornado fundamental
para o redimensionamento de seu alcance: a interação com os alunos do Programa
de Educação de Jovens e Adultos.
Esse grupo, PEJA, com o
qual nossos bolsistas têm se encontrado às segundas-feiras à noite (os demais
grupos de faixas etárias são reunidos das 12h às 13h, de terça à sexta), tem
sido responsável pelo aparecimento de um item, uma preocupação positiva,
aferição prática que motivou a todos os integrantes do PIBID/FIC, a autoestima
linguística.
Verificamos que entre o
Letramento Literário, a Mediação Literária e a Apropriação da Leitura, conforme
os eixos eleitos pelos bolsistas, supervisores e coordenadores de área do
Subprojeto PIBID/FIC, Letras-Português, devem ser construídos com a valorização
da autoestima linguística dos (as) estudantes. É esse elemento que os conduzirá
para a prática quando a mediação não estiver sendo realizada, que os fará
redimensionar as percepções adquiridas com o letramento e que permitirá que as
decisões e/ou interpretações de fatos e dados, tomadas após a leitura de uma
notícia nos jornais, depois de verem ou ouvirem alguma informação em veículos
de comunicação tradicionais ou em mídias e redes sociais, será mais positiva e
autônoma.
A autoestima
linguística, motiva, redimensiona e valoriza a formação do (a) estudante. É a
compreensão de que é possível expressar-se tanto pela oralidade quanto pela
escrita de forma a dar a conhecer de seus sentimentos e emoções, de sua forma
de ver e de compreender o mundo, tal qual o ideal preconizado por Paulo Freire
de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. No entanto, quando o
(a) estudante percebe uma sintonia entre estas duas formas de leitura, este
(a), sente-se orgulhoso, capaz, autônomo e se lança a novos desafios.
Apropriar-se da leitura
e ter a sua autoestima linguística valorizada, é nos alunos (as) da educação
regular, melhorar suas condições sócio-cognitivas, estimular sua sensibilidade,
sua ludicidade e nos alunos (as) do PEJA significa, além de todos esses
aspectos tão importantes, reconhecer sua cidadania e permitir seu exercício.
Os
eixos teóricos que norteiam as práticas se desenvolvem instrucionalmente em
cinco fases que comportam práticas interacionais assim distinguidas (conforme
gráfico demonstrativo) e intercambiáveis:
a) 1 – APRESENTAÇÃO
(Aproximação entre obra e estudante);
b) 2 – LEITURA
(Práticas de oralidade, formação do aluno leitor);
c) 3 – COMPREENSÃO
(Ludicidade, entendimento da obra);
d) 4 – INTERPRETAÇÃO
(Compreendida, o (a) estudante a apresenta conforme seu
entendimento);
e) 5 – REPRODUÇÃO
(A interação conduz o (a) estudante à reprodução da obra
visando à produção do acervo de áudio, ou, do que chamamos carinhosamente de
“Livro Falado”).
Outro
aspecto que não pode ser desprezado é o da intercambialidade das ações e dos
eixos em função da flutuação do público que adere ao projeto e da própria
estruturação da educação pública na cidade do Rio de Janeiro, da qual a Escola
Municipal Euclides da Cunha é um recorte representativo com especial
particularidade para o fato que já fora assinalado desde a apresentação do
Subprojeto à CAPES, de que a escola está localizada em uma região carente, cujo
IDEB está em desenvolvimento, não obstante ainda perfaça uma condição social
complexa e efetivamente não tão favorável.
Há
um aspecto que fora observado no decorrer do primeiro ano de pesquisa, de
comparecimento aos seminários e que se corrobora na prática: o fato de que os
teóricos tendem a associar o conceito de “Letramento Literário” a uma faixa de
público mais jovem ou das séries iniciais até as intermediárias e o de
“Mediação Literária” ao público associado aos adolescentes ou das séries
intermediárias até as séries finais da educação fundamental.
Que
os leigos associassem “Letramento” ao conceito de alfabetização sem reconhecer
neste, mera aferição mecânica de coalizão de sílabas e, naquele, a verdadeira
constituição de um aluno leitor (quiçá, aluno autor!), não nos espanta, como
pesquisadores. Mas que, tacitamente, ou por compartimentação e recorte teórico,
ou por necessidade de especificidades de abordagem, haja preocupação ou ênfase
ao Letramento nas séries iniciais e Mediação nas séries finais da Educação
Fundamental ou no Ensino Médio, nos parece uma deficiência das práticas de
abordagem ao texto literário. Para tanto, as práticas do PIBID/FIC Subprojeto
Letras-Português têm valorizado a aproximação, o hibridismo entre as práticas
decorrentes dessas teorias, conforme a necessidade de nossos grupos de alunos e
alunas e consideramos ter obtido bons resultados.
A seguir, apresentamos o gráfico de
ações do nosso Subprojeto, mediante as considerações que relacionam os eixos
teóricos às práticas que programamos:
Gráfico demonstrativo
de percentual de ações do PIBID/FIC - Subprojeto Letras-Português - 2014-2016.
A partir do gráfico
acima, destacamos e relacionamos cinco frentes de atuação dos coordenadores de
área e dos bolsistas do PIBID/FIC Subprojeto Letras-Português:
1.
Oficinas
de leitura e práticas de interação visando ações na Unidade Escolar (23%): Preparar os bolsistas da IES
para o contato e a interação com os professores e funcionários da e para as
interações com os estudantes U.E., através da formação de um repertório inicial
de textos e ações didático-pedagógicas efetivas para a sensibilização do corpo
escolar. (Encontros semanais às quartas-feiras das 17h às 19h).
2.
Planejamento (20%): Realização de pesquisas
bibliográficas, módulos instrucionais, produção e avaliação de materiais e
organização de pesquisas de campo direcionadas a vários aspectos relacionados à
Produção do Acervo de Áudio. Divididas em três eixos prioritários,
anteriormente citados e explicitados. A saber:
a) Letramento Literário;
b) Mediação Pedagógica da Literatura na
Educação Básica;
c)
Apropriação da Leitura.
3.
Documentação (13%): Elaboração de
protocolos, fichas cadastrais, cartas de apresentação, proposição, manutenção e
acompanhamento sistemático de editais, abertura e cadastramento de currículo
Lattes dos bolsistas, reuniões com a coordenação institucional, catalogação de
pesquisas, manutenção da comunidade no Facebook, alimentação do blog, revisão
de textos e pesquisas, distribuição de materiais utilizados pelos bolsistas na
U.E., atendimento às inúmeras exigências legais e acadêmicas do Subprojeto
PIBID/FIC Letras-Português junto à CAPES.
4.
Práticas na Unidade Escolar (26%): Configuram-se como as
ações preponderantes dos bolsistas, supervisores e coordenadores de área do
Subprojeto Letras-Português. Serão explicitadas pormenorizadamente mais adiante
neste artigo.
5.
Produção de Acervo (18%): Produção de materiais específicos
para os portadores de necessidades especiais no campo da visão e acervo de
pesquisa em comparação entre os aportes teóricos e os desdobramentos práticos
da pesquisa. Especificamente, todas as ações pretendem convergir para a
produção do CD de áudio com as vozes dos alunos da U.E..
Coadunando-se com as
diferentes ações, a cada novo encontro os bolsistas desenvolvem ou deverão
desenvolver atividades de pesquisa (artigos, resenhas, resumos, fichamentos,
visitas in loco e, nas ocasiões de
participação em seminários, produção de banners e apresentação de trabalhos),
que pretenderão formá-los como agentes pesquisadores conscientes das relações
didático-pedagógicas concernentes às práticas na U.E. e das implicações
acadêmicas e sociais relacionadas aos eixos que norteiam e/ou que se relacionam
ao subprojeto.
Estas pesquisas estão
documentadas nos arquivos do subprojeto PIBID/FIC P.A.A., na comunidade criada
no Facebook: https://www.facebook.com/groups/909924495701945/
(grupo fechado) e no blog: http://pibidfeuclivrofalado.blogspot.com.br/.
Note-se que mais de 60%
do tempo utilizado para o desenvolvimento do Subprojeto Letras-Português é
relacionado diretamente a práticas e ações concernentes à atuação na Unidade
Escolar. Isso reforça o caráter do projeto, permite a formulação e a
aplicabilidade das práticas propostas e uma coleta e, consequente, produção de
pesquisa e/ou acervo dentro dos parâmetros preconizados pela minuta que rege as
atividades sugeridas nos objetivos e no cronograma de ações. Além disso, os
espaços destinados às oficinas, à documentação e ao planejamento garantem a
sistematização de práticas que permitirão a empregabilidade dos bons
resultados, a correção de eventuais distorções; a associação, a apropriação e a
produção de referenciais teóricos substanciais às práticas relacionadas e o
acompanhamento, tanto acadêmico quanto funcional das atividades de bolsistas e
profissionais responsáveis pelas ações.
As práticas
instrucionais que são realizadas pelos bolsistas são definidas de acordo com os
objetivos do Subprojeto, com as condições verificadas na U.E., com a percepção
e a interação das condições cognitivas, afetivas e sociais percebidas no
contato direto com os alunos durante o espaço destinado para as práticas na
Escola.
Notadamente, os mesmos
objetivos que norteiam nossas práticas, desenvolvimento de metodologias e de
pesquisas no campo teórico, relacionadas, todas, à produção de acervo em áudio
visando à inclusão e à interação de deficientes visuais, alfabetização de
adultos e a valorização da leitura e da literatura dentro e fora da escola,
através dos livros e de outros meios de acesso à arte, têm comovido e motivado
os estudantes da U.E. a se empenharem, se “apropriarem” da leitura e da
compreensão dos textos na busca por, tão breve quanto lhes seja possível, estarem aptos a gravar os arquivos em áudio,
sobretudo pretendendo auxiliar os portadores de necessidades especiais no campo
da visão.
Percebe-se, igualmente,
que muitos são seduzidos por um contato extraclasse diferenciado com a leitura
e a literatura, outros com a interação lúdica com os livros e outras formas de
arte e, naturalmente, a possibilidade de ter o registro de sua voz em um CD ou em qualquer tipo de
arquivo compatível, em mídia ou virtualmente, sensibiliza e estimula
sobremaneira aos (às) estudantes, que se transformam, nos modificam e melhoram
como educadores (as) e se juntam a nós na mudança dos rumos deste país.
Entendemos que as
perspectivas são animadoras e que o Programa deve, tão breve quanto seja possível,
ampliar o alcance e o número de vagas para participação de novos bolsistas. A
educação superior e a educação básica nunca estiveram tão próximas. E essa
proximidade gera resultados não apenas para os futuros professores, mas para a
pesquisa, a humanização das relações, a valorização da escola básica,
fortalecimento da educação pública.
Em relação,
especificamente, ao PIBID/FIC P.A.A., entendemos, ainda, que há um grande
potencial de aplicação do projeto idealizado em nossa Instituição
para outras Universidades e Faculdades, haja vista que o potencial do projeto
transcende as questões didático-pedagógicas e atinge um viés de fomentador da
inclusão social através de práticas simples, de custo baixíssimo, que requerem
uma estrutura física elementar estabelecida minimamente em quaisquer escolas da
educação básica para que possa se desenvolver.
Melhorados como
leitores, ouvintes e alunos (as), eis que surge da Escola Pública, através da
Educação Pública, uma nova e mais atuante geração de leitores cidadãos. Construídos,
formados pela prática, in loco, de
ações que se traduzem em efetivas transformações, eis que surgem educadores
mais preparados para a interação, a inclusão e o diálogo. Estes, munidos de
técnica, disciplina e conhecimentos oriundos de apoios teóricos comprovados na
prática. Aqueles, homens e mulheres, que escreverão uma nova página na História
deste país e que a lerão muito bem.
Ganham
os pesquisadores, futuros professores e professoras; ganham os alunos e as
alunas da educação pública com o acesso mediado às obras em multimeios; ganham
aqueles que, pelos motivos elencados anteriormente, sobretudo pela
impossibilidade de ler, poderão ter acesso às obras literárias, seu teor e ao
conhecimento e às emoções que estas proporcionam. Ganha e escola, que precisa
ganhar quando as políticas públicas equivocadas de sucessivos governos deste
país impuseram e ensinaram que só soubesse ou pudesse perder.
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