quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SEMANA DE LETRAS DA UNIVERSIDADE RURAL CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR ERIVELTO REIS DO CURSO DE LETRAS DAS FIC


Apresentação
Letras em Diálogos
O objetivo principal do espaço universitário é a troca de conhecimentos, expansão das ideias e discussão das questões teóricas e práticas de cada área acadêmica. A V Semana de Letras da UFRRJ é um evento que tem como foco promover um diálogo profícuo entre língua, linguística, literatura e ensino, formação e pesquisa, ampliando as relações que associam essas áreas do saber acadêmico. Dessa forma, ao propor um espaço onde se preveem discussões teóricas, práticas e metodológicas, almejamos que os diálogos realizados beneficiem a troca de conhecimento entre os alunos, graduandos e pós-graduandos, incentivando a busca pelas inter-relações científicas. Por um lado, constatamos a proximidade entre as áreas; por outro, percebemos que elas ainda se mantêm pensadas, de forma isolada, em seus nichos. Nossa proposta com o título Letras em Diálogos é fomentar a articulação entre as pesquisas e as práticas, caminhos e apontamentos, percursos e tendências, intencionando ser um marco no intercâmbio dos saberes linguísticos, literários e metodológicos na formação dos alunos.
A Comissão Organizadora
Eduardo da Cruz
Fábio André Coelho
Mikaela Roberto

Programação

  • Dia 20/10
18h30 – Apresentação do Coral da UFRRJ
19h – Sessão: Língua Portuguesa em Diálogos
Coord. Fábio Coelho (UFRRJ)
Ensino da língua materna: a reinvenção de métodos sob novas epistemologias
Edwiges Zaccur (UFF)
Análise Linguística na sala de aula
Leonor Werneck (UFRJ)
Ler e escrever na educação básica: professor, mediação, aluno
Tânia Câmara (UERJ)
  • Dia 21/10
14h – 17h – Sessões de Comunicação

18h30 – Sessão: Língua e Literatura Inglesas em Diálogos
Coord. Elisa Abrantes (UFRRJ)
Alexandrinos ou decassílabos: as traduções dos sonetos de Shakespeare por Ivo Barroso.
Vitor Alevato do Amaral (UFRJ)
Os dilemas da soberania e a figuração da tópica da contrariedade “católico vs. puritano” como ameaças ao corpo político em O Mercador de Veneza
 Alexander Martins Vianna (UFRRJ)
A mulher e a guerra nas peças de Shakespeare
Deize Mara Fonseca

  • Dia 22/10
15h – 17h – Apresentação de pôsteres
18h30 – 21h – Minicursos
1 – Entre corpos, cidades e palavras: diálogos urbanos entre a poesia contemporânea do Brasil e de Portugal
Marleide Anchieta de Lima (UFF)
2 – Léxico, Literatura e Discurso
Denise Salim (UERJ)

  • Dia 23/10
18h30 – Sessão: Literaturas em Diálogos
Coord. Eduardo da Cruz (UFRRJ)
Literatura: Geografias da emoção
Ida Alves (UFF)
Literatura e política em Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis
Sérgio Nazar David (UERJ)
“Tudo arrasta consigo, como uma sombra, o seu contrário”: sobre O olho de Hertzog, de João Paulo Borges Coelho
Silvio Renato Jorge (UFF)

Sessões de Comunicação
Programação
21/10/2014 – terça-feira
  • Sessões – Sala A

14h
Sessão 1 – As Construções Gramaticais do Português do Brasil: estudos sob o viés cognitivista
Coord. Alessandra Pinto de Carvalho (UFRRJ)

  • A Construção de movimento-causado do Português do Brasil e suas relações metafóricas com a construção resultativa
Roza Maria Palomanes Ribeiro (UFRRJ)

  • Construções de Estrutura Argumental na perspectiva da Gramática das Construções
Fernanda da Silva Ribeiro (UFRRJ)

  • Uma interface entre a construção com o verbo virar, a metáfora e a metonímia nas construções Resultativas do Português
Patrícia Oliveira de Freitas (UFRRJ)

15h
Sessão 6 – Diálogos com outras mídias
Coord. Roza Maria Palomanes Ribeiro (UFRRJ)

  • Crônica da casa assassinada e o deslocamento do sujeito em rede
Bruno Lima Oliveira (UERJ)

  • Um estudo sobre a leitura de infográfico e visualização de dados em revistas
Alessandra Pinto de Carvalho (UFRRJ)

  • A formação do professor para o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC): um estudo de caso na cidade de Cabo Frio – RJ
Mônica Paula de Lima Cabral (UVA/FAETEC)

  • Materiais didáticos para a aula de LE: sequência didática e algumas considerações a partir do Interacionismo Sócio-Discursivo
Jefferson Evaristo do Nascimento Silva (UFRJ)



  • Sessões – Sala B

14h
Sessão 2 – Letramento escolar e acadêmico: da variação para a conscientização
Coord. Maria do Rosario Roxo (UFRRJ)

  • O uso consciente das formas variantes de indeterminar o sujeito: uma proposta para o letramento acadêmico
Ângela Marina Bravin dos Santos (UFRRJ)

  • Concordância verbal de primeira pessoa do plural por alunos de sexto ano: estudo e proposta de intervenção pedagógica
Cristiane Alves de Lima Cardoso (UFRRJ)

  • As regularidades fonográficas morfológicas: aspectos pedagógicos
Leda Marques Loth (UFRRJ)

15h
Sessão 7 – Ensino e Cognição
Coord. Ângela Marina Bravin dos Santos (UFRRJ)

  • Pesquisa em cognição e ensino da leitura no manual didático
Maria do Rosario Roxo (UFRRJ)

  • Pesquisa em metacognição no trabalho de compreensão de texto
Maria do Rosario Roxo; Carlos Emnanoel Ferreira França; Nayara Helenn Carvalho dos Santos (UFRJ)

  • A Pesquisa em Cognição: um andaime para o ensino do texto do gênero literário crônica no ensino fundamental
Ana Lucia Farias da Silva (UFRRJ)

16h
Sessão 11 – Ensino de Língua Estrangeira
Coord. Maria do Rosario Roxo (UFRRJ)

  • A Evasão dos alunos de Letras Português/Italiano nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro
Vitor da Cunha Gomes (UFRJ)

  • O cinema como proposta intercultural nas aulas de E/LE
Renato Pazos Vazquez (UFRRJ/CTUR)

  • Elaborando e repensando sobre o material didático para ESP dentro do projeto PIBID-FEUC
Renata de Souza Gomes; Daniele Brant de Moraes, Jaqueline Batista da Silva, Maria Cristina Diogo Victorino de Azevedo, Tamires Nunes da Silva, Vanessa Rodrigues de Souza (FEUC)



  • Sessões – Sala C

14h
Sessão 3 – Tendências no ensino
Coord. Carmen Pimentel (UFRRJ)

  • Webquest: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa
Michele Cristine Silva de Sousa (UFRRJ)

  • A palavra na arte-educação
Mônica da Silva Francisco (UFRRJ)

  • Narrativas escritas e digitais na escola: tendências e relevâncias
Raquel Haua Alves; Rosângela Haua (UFRJ)


15h
Sessão 7 – Ensino de Língua e de Literaturas – Propostas e Reflexões
Coord. Mikaela Roberto (UFRRJ)

  • Por uma educação linguística: o samba e a formação da cidadania
Fábio André Coelho (UFRRJ)

  • Morte e vida severina e Faroeste caboclo: o encontro de duas trajetórias? – Reflexões para o ensino de Literatura
Wesley Machado (UFRRJ)

  • Literatura nas mídias digitais
Carmen Pimentel (UFRRJ)

16h
Sessão 12 – Diálogos sobre o ensino
Coord. Fábio Coelho (UFRRJ)

  • Alfabetização e Letramento: práticas de leitura no ensino fundamental
Alessandro Messias (UERJ)

  • Os mecanismos argumentativos em um lide de livro didático de 9o.ano
Maria Cláudia Ribeiro de Andrade Siqueira (UFF)

  • O gênero resumo e a (des)construção de sentidos
Lília Alves Britto (UERJ)

  • Reflexões sobre o ensino de Libras na UFRRJ
Lucio Lugão de Macedo (UFRRJ)



  • Sessões – sala D

14h
Sessão 4 – A força do periférico: releituras do imaginário em Ondjaki, Bráulio Tavares, Mia Couto e Guimarães Rosa
Coord. Regina Lúcia de Faria (UFRRJ)

  • Se não houvesse luz?: redefinições pós-coloniais em “Uma escuridão bonita”, de Ondjaki
André Carneiro Ramos (UFRRJ)

  • Fantástico e mito: leitura de Sete monstros brasileiros, de Bráulio Tavares
Karla Menezes Lopes Niels (UERJ/UFF)

  • Guimarães Rosa e Mia Couto: um diálogo entre “Famigerado” e “Os pássaros de Deus”
Carlos Emanoel Ferreira França (UFRRJ)

15h
Sessão 8 – Diálogos sobre Literatura Portuguesa Oitocentista
Coord. Eduardo da Cruz (UFRRJ)

  • António Feliciano de Castilho e as mulheres do seu tempo
Ana Cristina Comandulli (UNIRIO/RGPL)

  • Os invisíveis de Gervásio Lobato
Andreia Alves Monteiro de Castro (UERJ)

  • Lopes de Mendonça: uma cabeça política
Julianna Bonfim (UERJ/RGPL)

16h
Sessão 13 – Diálogos sobre Literatura Brasileira Oitocentista
Coord. André Carneiro Ramos

  • Onde a crítica põe o nariz: a obra folhetinesca de Aluísio Azevedo
Maraísa Gabriela de Faria (UERJ)

  • Machado de Assis, crítico literário
Regina Lúcia de Faria (UFRRJ)

  • Reflexões sobre Morte e Ciência nas crônicas de Machado de Assis
Thaís Bartolomeu Barcellos (UFF)



  • Sessões – Sala E

14h
Sessão 5 – Diálogos literários interculturais
Coord. Anderson Soares (UFRRJ)

  • A Poética do Devaneio na obra Rápida, a sombra de Vergílio Ferreira: um ensaio
Erivelto da Silva Reis (UFRJ/FIC-RJ/SEEDUC-RJ)

  • Do Colonial ao Pós-Colonial – A Tradição do Conto Literário Moçambicano
João Olinto Trindade Junior (UFRRJ/CTUR)

  • Escrita breve e visualidade: relações entre imagem e microficção
Fabiana Bazilio Farias (UERJ)

15h
Sessão 10 – Diálogos literários e a desilusão
Coord. Marcos Pasche (UFRRJ)

  • A Sagração da Primavera: Nijinski, Stravinski e a (des)ilusão da arte no século XX
Erivelto da Silva Reis (UFRJ/FIC-RJ/SEEDUC-RJ)

  • Terror, medo e a possibilidade do diabo em A Bright Room Called Day, de Tony Kushner
Vanessa Cianconi (UFRRJ)

  • Política e desumanização em Guerra Mundial Z, de Max Brooks
Anderson Soares Gomes (UFRRJ)

16h
Sessão 14 – Diálogos em Literatura Brasileira
Coord. Vanessa Cianconi (UFRRJ)

  • Homem comum
Adonis Nóbrega da Silva (UFRJ)

  • O fantástico em Murilo Rubião e Mário de Carvalho
Luciana Morais da Silva (UERJ)

  • Proclamação da República do Jogo do Bicho
Marcos Pasche (UFRRJ)

  • Por uma história do texto dramático brasileiro
Luiza Rodrigues Chapper (UFRJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário