quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Períodos Literários - Ligia Cademartori - ATENÇÃO ALUNOS DO ENADE

Segue o link para o acesso à versão em PDF da obra Períodos Literários, de Ligia Cademartori


file:///C:/Users/nel/Downloads/periodosliterarios%2013.pdf


PERÍODO MEDIEVAL

Modalidades literárias e características
• Poesia cortês: — forma convencional
— o amor como tema
— surgimento do cavalheirismo
• Cancioneiros: — cantigas d’amor: feição erudita
— cantigas d’amigo: origem rural
— cantigas de escárnio e maldizer:
gênero satírico
• Prosa: — romance de cavalaria
— escritos místicos e doutrinários
— historiografia


RENASCIMENTO

Características do período
• Antropocentrismo: — valorização da razão
— culto aos valores da Antigüidade
— humanismo
• Cientificismo: — Preocupação com a ciência
— metodização da natureza
— registro dos dados da experiência
• Elitismo: — arte produzida por e para uma elite antipopular
• Autonomia da arte: — independência da Igreja
— valorização da forma sobre o tema
— surgimento da noção de autor

MANEIRISMO

Características
• Tentativa de conciliação das heranças medieval e
renascentista
• Fusão do cômico e do trágico
• Dupla natureza do herói
• Presença do grotesco
• Convívio de elementos realistas e fantásticos


BARROCO

• Influência ideológica: — Contra-Reforma
— Concílio de Trento
Características
• Exuberância verbal
• Dualidade ideológica: — cristianismo medieval
— racionalismo renascentista


NEOCLASSICISMO

• Influência ideológica: — Enciclopedismo de Diderot,
Rousseau, Voltaire, Montes-
• Tendências da época: — Neoclassicismo: imitação dos
clássicos
— Arcadismo: evocação da vida
pastoril
— Iluminismo: difusão do racionalismo
• Características: — Predomínio da razão
— Busca de objetividade
— Culto à natureza
— Equilíbrio e sobriedade clássicos
— Presença da mitologia greco-latina


ROMANTISMO

• Influência ideológica: — burguesia ascendente
• Características: — individualismo
— valorização das emoções
— moralismo
— antitradicionalismo
— melancolia
— remotismo espacial e temporal
— valorização da imaginação
— culto à natureza
— nacionalismo


REALISMO

• Influências ideológicas: — determinismo de Taine
— positivismo de Comte
— evolucionismo de Darwin
• Características do Realismo: — busca de objetividade
— fé na razão
— preocupação com o
social
— concepção naturalista do
mundo


PARNASIANISMO 


• Características do Parnasianismo: — rigor formal 
— impessoalidade 
— contenção lírica 
— presença da cultura 
clássica 
— arte pela arte


SIMBOLISMO 

• Fator influente: — crise da concepção positivista da vida 
• Características: — concepção mística do mundo 
— interesse pelo indefinido e pelo mistério 
— interesse pelo particular 
— alienação do social 
— flexibilidade formal 
— conhecimento ilógico e intuitivo 
— arte pela arte 

IMPRESSIONISMO 

• Fatores influentes: — desenvolvimento urbano e 
tecnológico 
• Características: — valorização da subjetividade 
— apreensão do momentâneo e do 
fragmentário 
— concepção heraclítica do mundo 
— arte como objeto de arte 
— estetização do artificial 


MODERNISMO 

• Bases teóricas e filosóficas: 
— teoria da relatividade de Einstein 
— teoria psicanalítica de Freud 
— filosofia de Nietzsche 
— teoria econômica de Marx 
• Tendências de vanguarda: 
 — Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo 
• Características: 
— concepção lúdica da arte 
— figuração “mítica” 
— figuração alegórica 


ARTE CONTEMPORÂNEA 
• Características: — complexidade 
— diversidade 
• Pólos: — cultura de massa 
— vanguarda 


Antropocentrismo: 
sistema filosófico segundo o qual o homem 
é o centro do universo e a ele se destinam todas as coisas. 

Barroco: 
estilo caracterizado pela tentativa de conciliação entre 
os valores cristãos medievais e o racionalismo renascentista. 
Bucolismo: 
caráter de literatura que realça e festeja as belezas 
do campo e da vida campestre. 
Cantiga: 
designação de certos poemas líricos medievais de 
origem ibérica. 

Clássico: 
relativo à literatura grega e/ou latina da Antiguidade. 

Cubismo: 
movimento de vanguarda que decompõe o objeto, para recompô-lo segundo uma lógica própria, que não obedece 
às leis naturais. 

Dadaísmo: 
movimento de vanguarda, caracterizado pelo radicalismo com que propõe a abolição da lógica e do 
patrimônio cultural acumulado. 

Estilo literário: 
conjunto de características que particularizam o texto de um autor ou de uma época. 

Fingimento pastoril: 
simulação do poeta, segundo a qual ele é um pastor com as características decorrentes dessa 
identidade. 

Futurismo:
 movimento de vanguarda, que prega a destruição do tradicional em favor de uma arte voltada ao futuro. 
Heraclítico: 
relativo ao filósofo grego Heráclito de Éfeso (aprox. 540-480 a.C.), segundo o qual tudo existe em constante mudança, as realidades se transformando umas nas outras. 

Ideal: 
relativo à Ideia; segundo a concepção do filósofo grego 

Platão, 
trata-se da forma eterna e imutável de uma realidade.
Impressionismo: 
estilo que pretende apresentar, analiticamente, uma impressão do objeto que os sentidos 
habitualmente não captam. 

Lúdico: 
caráter de jogo ou brinquedo próprio de alguma coisa ou a ela atribuída. 

Maneirismo: 
reação contra a regularidade e a harmonia clássica em favor da subjetividade. 

Metafísica: 
conhecimento das causas primeiras e dos primeiros princípios; doutrina da essência das coisas. 

Modernismo: 
complexo de estilos de época que apresentam em comum a concepção da arte como jogo e a figuração daquilo que a censura reprime. 

Neoclassicismo:
 retorno aos padrões greco-latinos como reação ao Barroco. 

Norma estética:
 regras que estabelecem os procedimentos a serem mantidos pelo artista na criação da obra de arte. 

Parnasianismo:
reação ao Romantismo, configurada na poesia que se volta à expressão da beleza formal. 

Período literário: 
divisão do conjunto da produção literária segundo a predominância de determinadas características em uma determinada época. 

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