segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CINE LETRAS EM RETROSPECTIVA

Cine Letras
 O projeto CINE LETRAS tem por intuito promover a discussão e debate sobre o enredo das obras cinematográficas, sobretudo adaptações fílmicas de obras literárias com o intuito de promover o letramento literário e das obras visuais. Sabe-se segundo Aumont (2008) que desde o surgimento da sétima arte, o cinema sempre usou dos argumentos literários para proceder à encenação e nota-se em nossa contemporaneidade que vivemos em uma sociedade imagética onde há uma crise da leitura.
Em entrevista para a Revista Cult do mês de outubro de 2012, o diretor Fernando Meireles comenta a disparidade do currículo escolar ao abordar o ensino de literatura sem uma educação de leitura para o texto visual. Pois a quantidade de horas de exposição às imagens cinematográficas/televisivas parece ser superior a quantidade de horas que os alunos lêem o texto impresso. Acadêmicos como Lefere (1992) e Secchin (1993) também advogam em favor do uso do cinema em sala de aula para promover debates e letramento literário. Enxerga-se o cinema não como o substituto do livro, mas sim como uma mídia motivadora para a leitura.
  Além de estímulo ao letramento literário, o cinema é para Benjamin ([1936] 1999 p.215) um sintoma de mudança de tradição, uma crise contemporânea e renovação da humanidade onde a pluralidade substitui a noção de originalidade, e as massas exigem para si aquele objeto que antes era exclusivo para um pequeno grupo de privilegiados.
Com base nesses estudos, a proposta do ‘Projeto Cinema Letras em Debate’ contempla a exibição de filmes que estão/estiveram fora do grande circuito de exibição e que se relacionam com as letras e artes.  Os alunos assistirão aos filmes sugeridos pelos professores, seguido de debate com professores ou monitores capacitados.
A proposta do debate seguido da exibição contempla a reflexão crítica sobre a leitura visual feita e também está de acordo com a lei 9610 de 19/02/1998 (lei dos direitos autorais). Pois no capítulo IV da lei, artigo 46 está expresso que a exibição de partes de filmes sem fins lucrativos com propósitos didáticos e para reflexão e debate não fere os direitos autorais. 
Cada exibição de filme e debate vale cinco horas de atividades complementares. 

Seguem abaixo algumas fotos do projeto:

























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