Cine Letras
Em entrevista para a Revista Cult do mês de outubro de 2012, o diretor
Fernando Meireles comenta a disparidade do currículo escolar ao abordar o
ensino de literatura sem uma educação de leitura para o texto visual. Pois a
quantidade de horas de exposição às imagens cinematográficas/televisivas parece
ser superior a quantidade de horas que os alunos lêem o texto impresso.
Acadêmicos como Lefere (1992) e Secchin (1993) também advogam em favor do uso
do cinema em sala de aula para promover debates e letramento literário.
Enxerga-se o cinema não como o substituto do livro, mas sim como uma mídia
motivadora para a leitura.
Além de estímulo ao letramento literário, o
cinema é para Benjamin ([1936] 1999 p.215) um sintoma de mudança de tradição, uma
crise contemporânea e renovação da humanidade onde a pluralidade substitui a
noção de originalidade, e as massas exigem para si aquele objeto que antes era
exclusivo para um pequeno grupo de privilegiados.
Com
base nesses estudos, a proposta do ‘Projeto Cinema Letras em Debate’
contempla a exibição de filmes que estão/estiveram fora do grande circuito de
exibição e que se relacionam com as letras e artes. Os alunos assistirão aos filmes sugeridos
pelos professores, seguido de debate com professores ou monitores capacitados.
A proposta do debate seguido da exibição contempla a reflexão crítica
sobre a leitura visual feita e também está de acordo com a lei 9610 de
19/02/1998 (lei dos direitos autorais). Pois no capítulo IV da lei, artigo 46
está expresso que a exibição de partes de filmes sem fins lucrativos com
propósitos didáticos e para reflexão e debate não fere os direitos autorais.
Cada exibição de filme e debate vale cinco horas de atividades complementares.
Seguem abaixo algumas fotos do projeto:
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