quarta-feira, 18 de março de 2015

Software gratuito criado em Santa Catarina detecta plágios em trabalhos acadêmicos

TECNOLOGIA

Software gratuito criado em Santa Catarina detecta plágios em trabalhos acadêmicos

Publicado em 08/03/2015 às 14:48:50

Um sistema online para detectar plágios em trabalhos acadêmicos, chamado Copia e Cola, foi um dos selecionados na Operação III do Programa Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Fonte: Jéssica Trombini / FAPESC
Software gratuito criado em Santa Catarina detecta plágios em trabalhos acadêmicos

Reprodução/Internet
 O site já está em funcionamento com apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e seu sistema pode ser utilizado gratuitamente por qualquer pessoa. O coordenador do Copia e Cola, Davidson Mazocco Davi, explica como funciona o programa: “após o cadastro, o usuário pode enviar arquivos com seus trabalhos e o Copia e Cola procura na internet todos os textos que estiverem iguais ao trabalho.
Depois disso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados onde a frase do trabalho seja exatamente igual à encontrada na internet. Com este resultado, o usuário vai analisar se o texto encontrado na internet está referenciado em seu trabalho.”

A idealização do software online surgiu da dificuldade dos professores da UNOESC em analisar a originalidade dos trabalhos entregues pelos alunos, verificando na internet os parágrafos suspeitos, tarefa que exigia atenção e algumas horas de pesquisa por parte dos professores. “A ideia foi justamente criar uma ferramenta que realizasse esse trabalho e mostrar de que endereços da internet isso poderia ter sido retirado”, diz o coordenador do projeto.

No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola.  Davi afirma que o incentivo da FAPESC deu à equipe mais tempo para desenvolver o sistema, permitindo o lançamento de novas versões mais rapidamente, além da remodelagem do site para deixá-lo mais amigável e bonito.
Sinapse da Inovação

O Sinapse da Inovação é um programa que tem o objetivo de identificar ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, e dá o suporte necessário para isso aconteça. É uma iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável  (SDS) e da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com apoio do Sebrae/SC e realização da Fundação Certi.

Desde o seu lançamento, em 2008, até a terceira edição, em 2012, o Sinapse da Inovação levou à criação de 189 empresas, as quais geraram 600 novos empregos diretos e arrecadaram mais de R$ 5 milhões em impostos em 2012 (ou seja, mais do que o total investido pelo governo). Atualmente está em curso a Operação IV.


Veja mais em
http://www.copiaecola.com.br/copiaecola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário