quarta-feira, 18 de março de 2015

DESCOBERTO POEMA INÉDITO DE MACHADO DE ASSIS

Poema inédito de Machado de Assis é descoberto por pesquisador

Poema foi escrito quando Machado tinha apenas 17 anos
  
Depois de mais de cem anos de sua morte, Machado de Assis (1839-1908) ainda continua a surpreender o público e a crítica. Segundo a Folha de S. Paulo, Wilton Marques, professor do departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e da Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP de Araraquara, encontrou um poema inédito do autor, escrito quando Machado tinha apenas 17 anos de idade.
“O Grito do Ipiranga”, nome do poema encontrado por Marques e publicado no Correio Mercantil em 09 de setembro de 1856, possui 76 versos. Recheado de patriotismo e de exaltação ao Brasil, o poema é ainda bastante influenciado pelo Romantismo chamado “heróico”. Trata-se, sem dúvida, de um Machado bem diferente daquele que conhecemos, crítico e ácido, de obras políticas como Esaú e Jacó.
O poema passou despercebido durante mais de um século, mesmo sendo assinado como Joaquim Maria Machado de Assis, ficando de fora de diversos volumes da obra completa do autor. Não se destacando, segundo os estudiosos, esteticamente, o poema é importante por mostrar que Machado publicava em grandes jornais já aos 17 anos e não aos 19, como antes se imaginava.
A edição pode ser melhor visualizada no site da Hemeroteca Digital Brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário