terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DEFESAS DE MONOGRAFIA MOVIMENTAM O FIM DO SEMESTRE NO CURSO DE LETRAS DAS FIC

DEFESAS DE MONOGRAFIA MOVIMENTAM O FIM DO SEMESTRE
NO CURSO DE LETRAS DAS FIC

                As Coordenadoras do Curso de Letras das FIC Profª. Arlene da Fonseca Figueira e Profª. Renata Gomes há bastante tempo têm se dedicado a organizar o calendário de Defesa de Monografias do Curso de Letras das FIC. E, no ano de 2013, especialmente no segundo semestre, esse objetivo tem sido plenamente atingido.
                Desde a última semana de novembro e até o último dia letivo, em dezembro, os alunos e alunas do Curso de Letras, nas habilitações Português/Espanhol, Português/Literaturas, Português/Inglês, têm apresentado o resultado de suas pesquisas.
As defesas/apresentações dos trabalhos monográficos são uma etapa muito importante para a demonstração pública e para a consolidação do processo de amadurecimento acadêmico dos nossos alunos e estão cada vez mais prestigiadas e frequentadas pelo corpo discente, graças à qualidade dos trabalhos e das orientações promovidas pelos professores do Curso de Letras e ao empenho da Coordenação do Curso de Letras das FIC, através de suas Coordenadoras, professoras Arlene e Renata, e do Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes, em organizar um calendário e divulgá-lo, com a maior antecedência possível, através de um mural afixado no pátio da Instituição.
Deve-se destacar que a defesa/apresentação de monografia vale como horas de atividade complementar, produz um certificado para o aluno que a apresenta e que é um momento de congraçamento que coroa a trajetória do aluno empenhado em desenvolver sua pesquisa e, possivelmente, amadurecê-la para a pós-graduação e/ou para o mestrado e que é um ato público que pode e deve ser assistido por alunos da Graduação do Curso de Letras e de outros cursos também. Até mesmo, para servir como laboratório ou para desmistificar a ideia de que apresentar a monografia seria muito difícil.
A defesa de monografia é uma grande oportunidade para que outras pessoas, além do avaliador, possam conhecer o teor dos temas desenvolvidos e pesquisados pelos alunos de Letras, seja no eixo temático da Linguística aplicada ao Ensino, seja no eixo de Estudos Literários. Vale destacar que muitos ex-alunos das FIC, a partir de suas apresentações e dos resultados de suas pesquisas, têm buscado redimensionar e aprofundar seus estudos em Cursos de Especialização (aproximadamente um ano de duração) e Mestrado (de dois a dois anos e meio), se utilizando como base para projetos e pré-projetos das colocações feitas pela banca avaliadora para o desdobramento de suas pesquisas. Então, mãos à obra.

Mais informações sobre as linhas de pesquisa dos professores do Curso de Letras das FIC ou sobre Defesa/apresentação de monografias podem ser obtidas no Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes das FIC – Prédio A, Corredor Central, Sala Poeta Primitivo Paes – com os professores Marcos Pasche e Erivelto Reis durante os plantões do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário