terça-feira, 5 de novembro de 2013

Linhas de Pesquisa dos Professores do Curso de Letras 2013.2

LINHAS DE PESQUISA - 2013.2

PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS 
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES (FIC/RJ)





Profª.  Drª. Arlene da Fonseca Figueira  
Coordenadora do Curso de Letras das FIC

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos), pela Universidade Federal Fluminense (2005), Mestre em Letras (Língua Portuguesa), pela Universidade Federal Fluminense (2000) , Especialista em Língua Portuguesa (1989), pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande e Licenciada em Letras (Português-Literaturas), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é Diretora de Ensino da Fundação Educacional Unificada Campograndense, professora e coordenadora do Curso de Letras das Faculdades Integradas Campo-grandenses (FIC/RJ). É, também, Professora I - Língua Portuguesa - da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação . Experiência em coordenação de curso superior e nas áreas de ensino de Lingüística, Língua Portuguesa , Estágio Orientado, Didática do Ensino de Português e Literaturas e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa.


Coordenadora do Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes (NEL)



TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:  Linguística Aplicada ao Ensino
Temas de interesse para pesquisa: Reflexão sobre o livro didático em português; Práticas de leitura e de produção de texto.

Projeto de pesquisa: Núcleo de Estudos da Linguagem (Coordenação).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DIONISIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro; Lucerna, 2002.

KLEIMAN, Ângela B. Oficina de leitura. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Terceiro e Quarto Ciclos. Ensino Médio, Brasília: MED/SEF.


 Prof.ª Ms. Renata De Souza Gomes 
(Doutorado em curso)
Vice-Coordenadora do Curso de Letras das FIC


        Doutoranda em Lingüística Aplicada pela UFRJ (2009). Mestre em Interdisciplinar de Lingüística Aplicada - UFRJ. Tem graduação e licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduada em Supervisão Escolar (UGF). Experiência nas áreas de educação para jovens e adultos, ensino de língua e literaturas de língua inglesa. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de literaturas de língua inglesa,e ensino- aprendizagem de inglês como segunda língua. 



TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES: 

Ensino de literaturas de língua inglesa;
Ensino-aprendizagem de inglês como segunda língua;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Como sugestão de bibliografia recomendo o livro The Canterbury Tales - Geoffrey Chaucer. De preferência, a tradução da obra: Os Contos da Cantuária. Esse livro é essencial para Cultura Literária Anglo-Americana.

QUIRK, R. & GREENBAUM, S. A Student’s Grammar of the English Language. Harlow, Essex:Longman, 1995.

HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. Cambridge: Pearson Longman, 2007.

THORNBURY, S. About Language –Tasks for teachers of English. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.


Profª. Drª. Claudia Atanazio Valentim


Possui graduação em Letras, Português/Literatura, pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1990); mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Faculdades Integradas Campo-Grandenses e professor I, Língua Portuguesa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa portuguesa contemporânea, literatura medieval, literatura portuguesa século XX, teatro, romance epistolar. Na Educação Fundamental, atua com o 2º segmento e é Professor Regente de Sala de Leitura.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES -  Linha de pesquisa: Estudos Literários.

Temas de interesse para pesquisa: Literatura Portuguesa: da Idade Média ao Modernismo.
Literatura Brasileira - Modernismo e Pós-modernismo


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Conversar com a professora.


Prof. Dr. Valmir Miranda de Oliveira

Possui graduação em Letras: Português / Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto das Faculdades Integradas Campo-Grandenses - FEUC e professor 1 da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, língua e literatura francesas, metodologia da pesquisa e elaboração de projeto de pesquisa.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Estudos Literários.

Temas de interesse para pesquisa: O século XX na literatura do Ocidente: vanguardas europeias, literatura engajada, relação entre literatura e conhecimento, a cidade como palco da literatura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BUENO, André. Vanguardas e vidas nas cidades modernas. In: Rev. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, out./ dez., 1996.

CHÉNIEUX-GENDRON, Jacqueline. O surrealismo. Tradução: Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? São Paulo: Atica, 1989.


Prof. Esp. Carlos César Araújo da Silva

Possui formação em Ensino Religioso / Teologia - Doutrina pela Escola Mater Ecclesiae (2004) e graduação em Letras - Português / Espanhol pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2002). Atualmente é professor universitário das Faculdades Integradas Campo-grandenses, professor - Kit Idiomas, professor / educação básica - Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis e professor - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Ensino Religioso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa: 
Ensino da Língua Espanhola. Leitura em sala de aula: da teoria à prática. A Importância da Linguística na Formação de leitores críticos e participativos. A Importância da Poesia na Formação do Leitor. Utilização da Gramática Tradicional e sua Metodologia de Ensino. A leitura, a televisão e a prática em sala de aula no olhar dos adolescentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALVAR, M. & A.M.P.; POTTIER, B. Morfología histórica del español. Madri: Gredos, 1983.

ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. Rio de Janeiro: Ática, 1990.

BARBOSA, M. A. Léxico, produção e criatividade. Processos do neologismo. 2 ed. São Paulo: Global,1990.

BASÍLIO, M. Estruturas lexicais do português. Petrópolis: Vozes,1980.


Prof. Dr. Adriano Oliveira Santos

Doutor em Estudos Linguagem (área de concentração: Linguística) pela UFF. Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela UFF. Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2006). Professor de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ; professor de disciplinas de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; e professor de disciplinas de Língua Espanhola e Portuguesa das Faculdades Integradas Campo-Grandenses, FEUC/FIC. Atualmente, é 2 tesoureiro da Associação de Professores de Português para Estrangeiros do Rio de Janeiro (APLE-RJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa (língua materna e para estrangeiros) e Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso(Semiolinguística), Semântica/Pragmática; Linguística Textual; Representações Sociais; Discurso publicitário; Discurso jornalístico.

       
TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa: 
Estrutura e funcionamento da língua: semâtica; estudos de variação linguística. Ensino/aprendizagem de português língua materna; Ensino/aprendizagem de português língua estrangeira; Teoria e prática do texto; Análise do Discurso; Análise da Interação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.

CHARAUDEAU. P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

EGGS, E. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso. São Paulo: Contexto, 2005.



Profª. Ms. Ana Lúcia de Oliveira Cruz 

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande(1990), especialização em Pós Graduação em Letras Vernáculas pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande(1995) e mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2009). Atualmente é Professor assistente da Faculdades Integradas Campograndenses (FIC/RJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa: Pragmática / Sintaxe / Morfologia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com a professora.



Prof. Ms. Erivelto da Silva Reis


Professor, Poeta, Escritor, Cronista e Produtor Cultural. Graduado em Letras - Português/Literaturas pelas Faculdades Integradas Campo-grandenses - Rio de Janeiro. Pós-graduado em Estudos Literários pelas Faculdades Integradas Campo-grandenses - Rio de Janeiro. Pós-graduado em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre em Literatura Portuguesa Contemporânea pela Faculdade de Letras da UFRJ. Professor participante do Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes do Curso de Letras das FIC/RJ. Professor de Literatura das Faculdades Integradas Campo-grandenses. Professor do Curso de Pós-graduação em Estudos Literários das Faculdades Integradas Campo-grandenses, Rio de Janeiro.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Estudos Literários.

Temas de interesse para pesquisa: A metaliteratura presente nos textos. Processo semiótico de produção textual. A crônica como gênero literário e textual. Literatura Portuguesa Contemporânea. A crônica e os contos africanos em Língua Portuguesa.

Projeto de pesquisa: Núcleo de Estudos da Linguagem (membro).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LEJEUNE, Philippe. O Pacto autobiográfio: de Rosseau à internet. Jovita Maria Gerheim Noronha (Org.). Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: ed. Humanitas / UFMG, 2008.

REIS, Erivelto. Quando o código é o assunto: a metaliteratura nas crônicas “Gramática” de Luis Fernando Veríssimo e “O Mistério Da Poesia” de Rubem Braga. Rio de Janeiro: FEUC/FIC, 2009.

SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Organização e introdução). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

SCHOLLHAMMER, Karl Erick. Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.



 Prof. Dr. José Ricardo Dordron de Pinho

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e aperfeicoamento em Metodologias de pesquisa em Língua e Literatura Es pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) . Atualmente é Professor I da Secretaria Municipal de Educação - RJ, Professor do Fundação Educacional Unificada Campograndense e Professor do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Espanhola. Atuando principalmente nos seguintes temas: F0, entoação, espanhol do Chile, espanhol da Espanha, frequência fundamental.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa: Estrutura das línguas espanhola e portuguesa. Práticas pedagógicas no ensino de língua espanhola e de língua portuguesa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALONSO, Ensina. ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo? Edelsa: Madrid,1995.

BATISTA, Antônio Augusto G. Aula de português. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LAPESA, Rafael. Historia de la lengua española. Madrid: Gredos, 1999.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2006.


Profª. Esp. Lorelaine Saurina Machado Pace
(Mestrado em curso)

Mestranda em Estudos de Linguagem com ênfase em Teorias do Texto, do Discurso e da Interação - pela Universidade Federeal Fluminense - UFF; Especialista em Língua Portuguesa - pelas Faculdades Integradas Campo-Grandenses (2008), graduada em Letras português / espanhol - pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2007). Atualmente, é docente das Faculdades Integradas Campo-Grandenses e da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro, Coordenadora de Estágios e Mercado de Trabalho das FIC. Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa.


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa: A elaboração da face e a teoria da polidez; Os gêneros textuais como ações sócio-discursivas; A interação discursiva em ambientes virtuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CHARAUDEAU, P. (Org.). Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

 _______. MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

GOFFMAN, E. A elaboração da Face: uma análise dos elementos rituais da interação social. In: FIGUEIRA, S.A. (Org.). Psicanálise e Ciências Sociais. RJ: Francisco Alves, 1980.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. Os atos de linguagem no discurso: teoria e funcionamento. Niterói: EdUFF, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A.M. et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

 _______. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P. et. al. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. São Paulo: Lucerna, 2007.

 _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.



Profª. Drª. Lia Santos de Oliveira Martins


Experiência na área de Letras, com ênfase em Psicolinguística, Aquisição da Linguagem (AL) e estudos sobre o Déficit Específico da Linguagem (DEL). Apresenta graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1983), especialização em Linguística Teórica pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC-1986), mestrado em Linguística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1996) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 2007). Experiência no magistério em nível de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação Lato-Sensu. Atualmente, é professora D5 do Colégio Pedro II (CPII), atuando no Campus São Cristóvão III, onde leciona Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação. É professora adjunta da Fundação Educacional Unificada Campograndense - FEUC, onde leciona no Curso de Letras, estando à frente das disciplinas de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna, Introdução aos Estudos Linguísticos, Linguística: Fonética e Fonologia, Linguística: Sintaxe e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. É professora titular do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos-UniMSB, onde atua nos Cursos de Letras, Comunicação Social e Direito, lecionando as disciplinas de Língua Portuguesa: Morfossintaxe, Língua Portuguesa: Sintaxe, Produção Textual e Linguagem Jurídica. Atualmente, é coordenadora do curso de Letras do UniMSB, onde são oferecidas habilitações em Português-Literaturas e Português-Inglês e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Linguagem e Discurso na Atividade Profissional. Em estudos de Pós-graduação, trabalha com o módulo de Sintaxe. Orienta trabalhos monográficos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação. Orienta atividades de monitoria nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Linguística. Participa de Projeto de Iniciação Científica no UniMSB. Participa de grupos de estudos linguísticos - ABRALIN, GELNE, ASSEL, ALFAL.



TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa:  Expressão de Pessoa do Discurso (Sintaxe);Variação Linguística; Morfossintaxe (tópicos gerais); Déficit Específico da Linguagem; Teoria de Língua - Gerativismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com a professora.


Profª. Esp. Lucy Cristine de Abreu Julião

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela FEUC. Licenciada em Português - Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989) e Bacharel em Português- Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professora de pós-graduação da Fundação Educacional Unificada Campograndense (CEPOPE/FIC), professora auxiliar de língua espanhola da Fundação Educacional Unificada Campograndense, professora docente-I de Língua Espanhola da Rede Estadual de Ensino, professora de Língua Espanhola do Colégio Bahiense (Unidade Barra), professora de Língua Espanhola do EM da Sociedade Campograndense de Ensino - Colégio Belisário dos Santos. Autora de material didático de Língua Espanhola (Ensino Fundamental II e 3ª série do Ensino Médio).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457552J9

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

Temas de interesse para pesquisa:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com a professora.


Prof. Esp. Mauro Ferreira de Oliveira

Possui graduação em Graduação em Bacharelado em Letras Português Espan pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professor titular - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, professor titular - Colégio Miguel Couto, professor - Sistema Educacional Momento Rede Mv1, professor do Centro de Educação e Cultura, professor titular - Colégio Nossa Senhora do Rosário, professor titular do Curso Miguel Couto e professor adjunto da Fundação Educacional Unificada Campograndense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434240J4

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:

Linha de Pesquisa: Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino

Temas de interesse: Literatura comparada. Universo Machadiano. Clarice Lispector: Universo Literário. A poética de Manuel Bandeira. A poética de Carlos Drummond de Andrade. MPB e Literatura; Compreensão leitora no ensino de Espanhol.O lúdico no ensino de Espanhol.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  Conversar com o professor.



 Profª. Ms. Norma Maria Jacinto da Silva

Professora das Faculdades Integradas Campo-Grandenses, da Faculdade Machado de Assis e CIEP Charles Perrault. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas. Mestre em Literaturas Portuguesa e Africanas. Especialista em Língua Portuguesa, Literaturas Portuguesa e Africanas.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716110H1

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES - Linha de Pesquisa: Estudos Literários.

Temas de interesse para pesquisa:
Análise das estratégias de enunciação ficcional, empregadas por autores africanos, portugueses e brasileiros, no que tange ao exercício de recriação da memória, haja vista que os acontecimentos de outrora podem vir a ser convocados, de maneira fragmentada, de acordo com as necessidades do presente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. 4. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2004.

FIORIN, José Luiz; PETTER, Margarida (Orgs.) África no Brasil: a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contex to, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. (Trad.) Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. (Trad.) Beatriz Sidou. São Paulo: Ed. Vértice, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.

TEYSSIER, Paul. História da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Martins fontes, 2007.


Profª. Esp. Simone Eschenazi Nicolas Villas-Bôas

Possui Especialização em Língua Inglesa (2009-2011) e graduação em Complementação Pedagógica em Língua Inglesa (2006) pela Fundação Educacional Unificada Campograndense. Atualmente é professora universitária da Fundação Educacional Unificada Campograndense, professora da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e professora de língua inglesa na Escola Municipal Baronesa de Saavedra RJ, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, tecnologia, aprendizagem e web 2.0.

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438684J6

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES

Temas de interesse para pesquisa: Os recursos lúdicos e os temas transversais no ensino de língua estrangeira. A tecnologia e o ensino de língua estrangeira. Metodologias e abordagens utilizadas nas salas de aula de língua estrangeira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I. & VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.

MAGALHÃES, M. C. C. (org.). A Formação do professor como um profissional reflexivo: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.

Profª. Drª. Silvia Regina Neves da Silva


Possui graduação em Português-Espanhol pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1973), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1976), especialização em Educação Brasileira pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007) e ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Prof. Raja Gabaglia (1969). Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Filosofia de Campo Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias referenciais, gêneros textuais, referenciação, progressão textual.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709391P3

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:
Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino. 

Temas de interesse para pesquisa: cadeias referenciais, gêneros textuais, referenciação, progressão textual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com a professora.


Prof. Ms. Marcos Estevão Gomes Pasche
(Doutorado em andamento)

É bacharel e licenciado em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Mestre em Literatura Brasileira pela mesma mesma instituição, tendo realizado pesquisa sobre a poesia contemporânea do Brasil. Atualmente realiza o curso de Doutorado em Literatura Brasileira, também na UFRJ. Atuou como editor assistente da revista Confraria (de arte, literatura e pensamento), de produção e circulação binacional (Brasil e Portugal), e como editor adjunto da página virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, do setor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ. É crítico literário, autor do livro De Pedra e de Carne: artigos sobre autores vivos e outros nem tanto (2012). Leciona Literatura Brasileira, como professor substituto, na Faculdade de Letras da UFRJ, e atua como tutor à distância das disciplinas Literatura Brasileira e Teoria da Literatura no curso de Letras do consórcio Cederj, gerido pela UFF.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237798H9


TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:
Linha de pesquisa: Estudos Literários

Projeto de Pesquisa: Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes (NEL)

Temas de interesse: Literatura Brasileira - Crítica Literária - Literatura Comparada

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com o professor.


Profª. Ms. Simone Lima Caldas de Menezes

Possui graduação em Português e Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), pós-graduação em Língua Inglesa (2001) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos e da Fundação Educacional Unificada Campograndense. Também atua como professora do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Nossa Senhora do Rosário, na SME e SEE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750739U0

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:

Linha de pesquisa: Estudos Literários/Linguística Aplicada ao Ensino

Temas de interesse: Línguas Estrangeiras Modernas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com a professora.


Profª. Drª. Ana Paula Tavares de Moraes Silva Cypriano

Possui graduação em Inglês-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2003). É aluna de doutorado em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791694H6

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:

Linha de pesquisa: Estudos Literários/Linguística Aplicada ao Ensino

Temas de interesse: Linguística, Letras e Artes / Linguística Aplicada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com a professora.



Prof. Dr. Cícero César Sotero Batista

Bacharel licenciado em Literaturas e Inglês pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1995). Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (1997). Mestre em Semiologia e Doutor em Ciências Literárias pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Atualmente professor da FEUC - Fundação Educacional Unificada Campograndense - e das Redes Municipais de Educação do Rio de Janeiro e de de Nova Iguaçu.


http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259758U8

TEMAS E ORIENTAÇÕES MAIS RECENTES:

Linha de pesquisa: Estudos Literários/Linguística Aplicada ao Ensino

Temas de interesse: Linguística, Letras e Artes / Linguística Aplicada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conversar com o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário