segunda-feira, 3 de setembro de 2018


FICHA DE INSCRIÇÃO DE ATIVIDADES NA SEMANA DE LETRAS 2018
FICHA DE INSCRIÇÃO
XXVII SEMANA DE LETRAS FEUC 
 09, 10 e 11 de outubro de 2018

TEMA:
A poesia e seus múltiplos diálogos

 1.    INFORMAÇÕES DO AUTOR E DA ATIVIDADE:
Nome completo: MARCELO MOUTINHO
Instituição: ----

Titulação: Marcelo Moutinho é autor dos livros Ferrugem (vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, Record, 2017), Na dobra do dia (indicado ao Prêmio Oceanos, Rocco, 2015), A palavra ausente (indicado ao Prêmio Portugal Telecom, Rocco, 2011) e Somos todos iguais nesta noite (Rocco, 2006), Memória dos barcos (7Letras, 2001), além do infantil A menina que perdeu as cores (Pallas, 2013).  Organizou diversas antologias, entre elas Conversas de botequim – 20 contos inspirados em canções de Noel Rosa (Mórula, 2017), O meu lugar (Mórula, 2015) e Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa (Casa da Palavra, 2009), a seleta de ensaios Canções do Rio – A cidade em letra e música (Casa da Palavra, 2010), e o livro Bravo! Especial Literatura e Futebol (Abril, 2010). Seus contos foram traduzidos para França, Alemanha, Estados Unidos e Argentina, entre outros países.
E-mail: moutinhomail@gmail.com
Título da Atividade Proposta: Mesa-redonda “O mundo que se define nas pequenas coisas”
_________________________________________________________________________________
DATA:   (  ) 09   (X  ) 10   (  ) 11   -  Turno:  ( X ) Manhã  (   ) Noite     
RECURSOS:  (   ) Datashow   (  X ) Microfone   (   ) Caixa de Som   (  ) DVD
(  )   Conexão com internet    (  )   TV             (  ) Outros               (  ) Projetor (apenas)
Quais?___________________________________________________________________________

Telefone(s) para contato:
MODALIDADE DA ATIVIDADE: Forneça dados completos dos demais participantes de sua atividade (Palestra / Mesa-redonda / Comunicação Coordenada / Minicurso / Pôster / Oficina / Debate)
(    ) Palestra                (     ) Comunicação                   (     ) Pôster                   
(     ) Oficina                  (  X   ) Mesa-redonda                  (     ) Minicurso 
(     ) Lançamento de livro                                              (     ) Comunicação Coordenada   
(     ) Exibição de Filme e Debate 

INFORMAÇÕES SOBRE O COAUTOR / PARTICIPANTE OU ORIENTADOR (se houver)
Nome: Luiza Mussnich
Instituição: -----
Titulação: Poeta
 (Repita a estrutura acima para informar até 4 coautores/participantes e/ou até dois orientadores diretamente relacionados à mesma atividade).
Apresente a atividade, objetivamente, em até duas frases, para informar, incentivar e direcionar as inscrições dos alunos (as):
O MUNDO QUE SE DEFINE NAS PEQUENAS COISAS

Os escritores Marcelo Moutinho e Luiza Mussnich – ele, contista e cronista; ela, poeta - conversam sobre seus livros, que buscam inspiração na memória e nas miudezas do cotidiano.



 2.    INSERÇÃO DE TEXTO DO RESUMO:

   O texto deve obedecer, rigorosamente, as normas disponibilizadas abaixo, as quais vêm acompanhadas de um resumo-modelo.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:


O MUNDO QUE SE DEFINE NAS PEQUENAS COISAS

Marcelo Moutinho e Luiza Mussnich

RESUMO: Na mesa-redonda “O mundo que se define nas pequenas coisas”, os escritores Marcelo Moutinho e Luiza Mussnich – ele, contista e cronista; ela, poeta - conversam sobre seus livros, que buscam inspiração na memória e nas miudezas do cotidiano.

Sobre os autores:
Marcelo Moutinho nasceu no Rio de Janeiro, em 1972. É autor dos livros Ferrugem (vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, Record, 2017), Na dobra do dia (indicado ao Prêmio Oceanos, Rocco, 2015), A palavra ausente (indicado ao Prêmio Portugal Telecom, Rocco, 2011) e Somos todos iguais nesta noite (Rocco, 2006), Memória dos barcos (7Letras, 2001), além do infantil A menina que perdeu as cores (Pallas, 2013).  Organizou diversas antologias, entre elas Conversas de botequim – 20 contos inspirados em canções de Noel Rosa (Mórula, 2017), O meu lugar (Mórula, 2015) e Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa (Casa da Palavra, 2009), a seleta de ensaios Canções do Rio – A cidade em letra e música (Casa da Palavra, 2010), e o livro Bravo! Especial Literatura e Futebol (Abril, 2010). Seus contos foram traduzidos para França, Alemanha, Estados Unidos e Argentina, entre outros países. 
Luiza Mussnich nasceu em 1991, no Rio de Janeiro. É jornalista e escritora. Publicou os livros Um dia o amor vai encontrar você (Id Cultural, 2016), Microscópio (7Letras, 2017) e Lágrimas não caem no espaço (7Letras, 2018).

PALAVRAS-CHAVE: Literatura brasileira – Poesia – Prosa – Conto - Crônica

















                
      3.    data limite e local de entrega da ficha preenchida:

A proposta deverá ser enviada ao NEL (Núcleo de Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes) pelo e-mail: semanadeletras@feuc.br, impreterivelmente, até o dia 15/9/2018, às 23h59min. Propostas entregues após essa data não serão aceitas.


4.    ESPAÇO DESTINADO À APRESENTAÇÃO:
            Os locais de apresentação serão destinados de acordo com o número de inscritos e a disponibilidade dos espaços.

 5.  INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS:

            Para sanar as dúvidas, informações ou esclarecimentos, contate os professores do NEL (Fábio – Horários: quarta-feira: 8h20 às 9h20, 11h20 às 12h20 e terça-feira: 18h20 às 20h20 / Tatiana – Horários: terça-feira: 10h às 12h e quinta-feira: 17h às 19h, ou pessoalmente), nos horários de atendimento.

6. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO CADERNO DE RESUMOS COM isbn:

O resumo deverá ter as seguintes características:

  1. Título em maiúsculas, negrito e centralizado.
  1. Nome do autor e/ou coautor à margem direita, precedido pela titulação e com a filiação institucional entre parênteses indicada abaixo do nome.
  1. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 separadas por traço.
  1. Língua: Português.
  1. Limite de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200.
  1. Formatação: espaço simples; margens: esquerda e superior - 3 cm, direita e inferior - 2 cm; fonte: Times New Roman 11.
  2. As palavras “RESUMO:” e “PALAVRAS-CHAVE:”, devem ser inscritas conforme a grafia assinalada no item 7.

Modelo de resumo (Siga esse padrão, por favor)


ANÁLISE RÍTMICA DE DUAS COMUNIDADES
DE FALA DE LÍNGUA ESPANHOLA

Dr. José Ricardo Dordron de Pinho
(FIC-CPII)

RESUMO: Tradicionalmente, o espanhol tem sido classificado como uma língua de ritmo silábico, ou seja, com isocronia silábica; neste tipo de línguas, as sílabas se repetem em intervalos regulares de tempo, ainda que isto se dê apenas de maneira perceptiva.  Porém, atualmente, as línguas já não são vistas estritamente como silábicas ou acentuais, mas sim como mais silábicas ou mais acentuais.  Além disso, como visto em O’Rourke (2008), as características rítmicas de uma língua podem variar de acordo com a origem geográfica do falante: diferentes dialetos de uma mesma língua não terão, necessariamente, as mesmas características do ponto de vista rítmico.  Este trabalho propõe uma análise rítmica do espanhol em duas de suas variedades, a espanhola e a chilena, com dados de leitura e de fala espontânea.  Buscamos comprovar se ambas realmente possuem isocronia silábica e quais são as especificidades de cada variedade geoletal.  Para tanto, baseamo-nos nas pesquisas prévias de Ramus, Nespor e Mehler (1999), Low, Grabe e Nolan (2000) e Grabe e Low (2002).

PALAVRAS-CHAVE: Isocronia - Línguas de ritmo silábico ou acentual.
























A revisão ortográfica, normativa e gramatical dos resumos é de responsabilidade dos proponentes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário