FACULDADES INTEGRADAS
CAMPOGRANDENSES
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
EDITAL 004
PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA
INSTITUCIONAL
DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PIBID/FIC/ –
EDITAL 2013.1
COORDENADORIA
ACADÊMICA
COORDENAÇÃO DO
CURSO DE LETRAS
NÚCLEO DE
ESTUDOS DA LINGUAGEM POETA PRIMITIVO PAES
SUBPROJETO –
LETRAS – PORTUGUÊS – PIBID/FIC/P.A.A.
CHAMADA DE
COMPLEMENTAÇÃO DE QUADRO DE BOLSAS PIBID/FIC
LETRAS-PORTUGUÊS
2016.2/2017.1 (JANEIRO 2017)
A Coordenação
do Curso de Letras das Faculdades Integradas Campograndenses - FIC, no uso
de suas atribuições, torna público o processo seletivo simplificado para complementação do quadro 2016.2
(relacionado ao edital 2013.1) para bolsista do Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à docência - PIBID, no subprojeto da área de Letras-Português PIBID/FIC P.A.A., (Produção de Acervo de Áudio)
na forma da legislação vigente.
DAS VAGAS
Serão distribuídas bolsas de Iniciação à Docência, entre os alunos do Curso de Letras das Faculdades Integradas
Campograndenses, atendidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência - PIBID, conforme o Anexo - I deste Edital.
INSCRIÇÕES
Poderão candidatar-se às bolsas de
Iniciação à Docência no subprojeto Letras-Portuguê, estudantes do Curso de
Letras (das três habilitações: Português/Literaturas, Português/Inglês,
Português/Espanhol), do segundo ao sexto períodos, nos turnos da manhã e da
noite, das Faculdades Integradas Campo-grandenses, atendidos pelo Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/FIC, conforme Anexo I
deste Edital.
O período de inscrição será de 30/06/16 a 04/07/16,
nos locais e horários indicados no Anexo I deste edital. A inscrição dos
candidatos dar-se-á, obrigatoriamente, conforme o disposto no Edital
061/2013/CAPES para a seleção pública das propostas de Projetos Institucionais
de Iniciação à Docência e da Portaria
número 260 - CAPES, que normatiza o Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID.
São requisitos dos candidatos a bolsas de Iniciação
à Docência: (Leia todos
os itens da seção).
a) ser brasileiro ou possuir visto permanente
no país;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) ter cursado, pelo menos, um semestre
do curso de Licenciatura no qual está matriculado;
d) dedicar-se, no período de vigência da
bolsa, às atividades do PIBID, sem prejuízo das atividades discentes regulares;
e) possuir disponibilidade de, no
mínimo, 12 horas semanais;
f) estar ciente de que comporá o banco
de reservas e que deverá se adequar às normas do edital e às disponibilidades
decorrentes das dinâmicas do subprojeto.
DA DOCUMENTAÇÃO
No
ato da inscrição os candidatos deverão entregar: (Ler itens de 1 a 8).
1. Ficha de inscrição (em três vias) devidamente
preenchida, conforme Anexo/I deste Edital;
2. Cópia de RG, CPF e Comprovante de Residência;
3. Comprovante e cópia de votação da última eleição
ou declaração de quitação do TRE;
4. Comprovante e cópia de abertura de conta Corrente
ou cópia legível do cabeçalho de extrato bancário da Conta Corrente em que
conste nome do titular da conta, nº da agência, nº da conta corrente (ATENÇÃO: a
conta não poderá ser conjunta, nem conta poupança, nem salário, nem de
investimento);
5. Comprovante de Matrícula;
6. Histórico Escolar;
7. Carta de motivação (datada e assinada),
justificando o interesse do licenciando em atuar futuramente na educação básica
pública. (preferencialmente digitada, mínimo 25 linhas, máximo 50. Cartas
manuscritas com letra legível poderão ser aceitas).
8. Foto 3x4 do (a) candidato (a).
9. A seleção
para a complementação obedecerá aos critérios de classificação e será
subordinada à:
a)
manutenção do subprojeto;
b)
vacância da bolsa, por desligamento ou desistência;
c)
pontuação do candidato;
d)
aderência ao cronograma e às propostas de ação e eixos de práticas do
subprojeto;
e)
atendimento em tempo hábil às convocações para assumir a bolsa;
f)
regularidade da documentação fornecida, inclusive operacionalidade da conta
bancária.
SELEÇÃO
A seleção dos candidatos dar-se-á em
caráter classificatório e obedecerá aos seguintes critérios:
a) coeficiente de rendimento acadêmico compatível
com os objetivos do PIBID;
b) apreciação de carta de motivação justificando o
interesse do licenciando em atuar futuramente na educação básica pública.
c) Haverá seleção para ingresso imediato e para
composição de um quadro de bolsistas de reserva, visando à integração imediata
ao subprojeto tão logo haja vacância, em função de um desligamento ou do
período de conclusão do curso, por parte dos bolsistas que do subprojeto façam
parte, no melhor interesse da preservação e da manutenção do cronograma de
execução das atividades propostas no subprojeto PIBID/FIC P.A.A..
Calendário: (Atenção para não perder os
prazos).
a) Inscrição dos
candidatos
Segundo
os critérios de inscrição e com toda a documentação.
|
De 30/06/2016 a 04/07/2016 até às 12h
|
b) Seleção dos candidatos
|
De 05/07/2016
|
c) Publicação dos
resultados
Mural do
curso, coordenação e secretaria das FIC.
|
06/07/2016
|
d) Início das atividades
|
15/07/2016
|
e) Assinatura de termo de
Compromisso
|
De 15 e 16/07/2016
|
DAS
CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS
As bolsas de Iniciação à docência serão
concedidas pela CAPES, em cotas institucionais,
a contar de julho de 2016 (ou do mês subsequente ao início das atividades). O
licenciando selecionado para participar do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência, no subprojeto PIBID/FIC P.A.A., enquadrado, doravante,
como bolsista do Programa PIBID/FIC, receberá um auxílio no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais,
devendo cumprir a carga horária de, no mínimo, 12 horas semanais. O integrante
do quadro de reserva só passa a receber quando de sua efetivação como bolsista.
DAS CONDIÇÕES DA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
SÃO ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
SÃO ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
Desenvolver as atividades sob a orientação
do coordenador do subprojeto e do supervisor da Escola.
É VEDADO AOS BOLSISTAS
Possuir outro tipo de bolsa ou
desenvolver atividade acadêmica de graduação, de pesquisa e/ou de extensão
voluntária. Excetuam-se deste critério as bolsas do PROUNI e as de caráter
assistencial.
DISPOSIÇÕES FINAIS
As disposições e os procedimentos aqui
contidos seguem as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência das Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Posteriores substituições
nas vagas que vierem a surgir ao longo do ano, decorrentes de desistências de
bolsistas e outros motivos, serão preenchidas observando-se a ordem de
classificação de suplentes deste processo seletivo. Na inexistência dos mesmos,
a substituição será feita por indicação do coordenador do projeto da área de
Licenciatura.
O licenciando que vier a ser desligado
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência perderá imediatamente
o auxílio a que tinha direito, mas não fica impedido de candidatar-se novamente
a outro edital de bolsas de Iniciação à Docência.
A aceitação para participar do
subprojeto como bolsista com início imediato ou para composição do banco de
reservas que pretende prover e manter as dinâmicas do cronograma de atividades
do subprojeto PIBID/FIC P.A.A. não configura vínculo empregatício de qualquer
natureza.
Os coordenadores de área têm condições
de revogar sobre aceitação ou desligamento de bolsistas, conforme as
disposições desse instrumento, de forma irrevogável. Não sendo possível
deliberações em contrário.
Rio de Janeiro, 30 de junho
de 2016.
Hélio Rosa de Araújo
Diretor Geral das Faculdades Integradas Campograndenses
Diretor Geral das Faculdades Integradas Campograndenses
Valdemar Ferreira da Silva
Coordenador Acadêmico
Maria Lícia Torres
Coordenadora Institucional do PIBID/FIC
Arlene da Fonseca Figueira
Coordenadora do Curso
de Letras
Erivelto da Silva Reis
Coordenador de Área do
Subprojeto PIBID/FIC P.A.A.
ANEXO I
QUADRO DE ALOCAÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA -
PIBID/FIC - Edital nº 061/2013/CAPES, Subprojeto PIBID/FIC P.A.A.,
LOCAL DE INSCRIÇÃO E HORÁRIOS:
CURSO
|
BOLSAS (COMPLEMENTAÇÃO DE QUADRO) – INÍCIO IMEDIATO
|
LOCAIS DE INSCRIÇÃO E HORÁRIOS
|
PIBID 2016.2
(Edital 2013.1)
Subprojeto PIBID/FIC P.A.A.
(Produção de Acervo de Áudio) Letras-Português
|
08 (oito vagas)
|
Secretaria das FIC de 08h às 20h. Exceto no último dia que será até
às 12h.
|
CURSO
|
BOLSAS (COMPLEMENTAÇÃO DE QUADRO) – Banco de
reservas
|
LOCAIS DE INSCRIÇÃO E HORÁRIOS
|
PIBID 2016.2
(Edital 2013.1)
Subprojeto PIBID/FIC P.A.A.
(Produção de Acervo de Áudio) Letras-Português
|
08 vagas para
banco de reservas
|
Secretaria das FIC de 08h às 20h. Exceto no último dia que será até
às 12h.
|
ANEXO II
PIBID/FIC - EDITAL 061/2013/CAPES
PIBID/FIC - Edital nº 061/2013/CAPES, Subprojeto
PIBID/FIC P.A.A.,
FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO BOLSISTA
FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO BOLSISTA
NOME: ___________________________________________________________________
DATA
DE NASCIMENTO: ___/___/___
CPF: ________________________________________.
RG: ___________________________ ÓRGÃO EXPEDIDOR: ________ UF:
_____
CURSO: ______________________________________________________________
ENDEREÇO
RESIDENCIAL: ___________________________________________________
N°______ COMPLEMENTO:
________ BAIRRO:
_______________________
CEP: _________________________________
TELEFONE
RESIDENCIAL: (____)
__________________________
TELEFON
E CELULAR: (_____)
____________________________
E-MAIL: _________________________________________________
DADOS
BANCÁRIOS:
NOME
DO BANCO:
_______________________________________
N°
DA CONTA: _____________________
AGÊNCIA: ___________
DATA: ___/___/ ___
_________________________________
ASSINATURA
ANEXO III
APRESENTAÇÃO E MINUTA DO SUBPROJETO
PIBID/FIC - Edital nº 061/2013/CAPES, Subprojeto
PIBID/FIC P.A.A.,
PIBID FIC P.A.A. (Subprojeto Letras/Português)
O número de bolsistas da IES previstos para
atuar no Subprojeto Letras – Português – Produção de Acervo de Áudio Projeto
(P.A.A.) compreende um total de 21 alunos do Curso de Letras, selecionados por
edital, que estão sendo preparados, através de oficinas e pesquisas que deverão
produzir resultados tanto para as ações práticas previstas no cerne do projeto
como para as questões teóricas relacionadas à mediação de leitura, ao
letramento pedagógico e às abordagens metodológicas do ensino de Língua e
Literatura.
MINUTA DO PROJETO P.A.A.
Do Projeto – Constitui a gravação por meio eletrônico digital de
leitura oral de clássicos da literatura que sejam de domínio público.
Do objetivo – Produzir e tornar acessível material que aproxime a
Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos
não alfabetizados e alunos dos ensinos médio e fundamental.
Da justificativa – Promover pesquisa na área linguística do processo de
transcrição fonético/fonológica das obras literárias e constituir acervo
disponível aos alunos da Instituição e às entidades que venham a tornarem-se parceiras
do projeto.
PRODUÇÃO DE ACERVO EM ÁUDIO
Procedimentos:
1) Consulta de materiais didáticos
para estudo e orientação dos acadêmico-docentes, bem como para o professor supervisor
da escola envolvida;
2) seleção de textos literários à
disposição em domínio público;
3) leitura, debate e análise
literária dos textos selecionados;
4) prática de leitura dramatizada
dos textos literários;
5) Confecção dos CDs ;
3) criação de um blog para maior
divulgação do acervo em áudio e para a publicação dos resultados alcançados com
o subprojeto; e
4) apresentação dos resultados do
subprojeto P. A. A. a toda comunidade escolar.
Este subprojeto de iniciação tem como objetivo geral a inserção dos
alunos do curso de Letras no contexto escolar do Ensino Fundamental II –, com a
finalidade de promover a interrelação entre a teoria e a prática pedagógica no
componente curricular de Língua Portuguesa com ênfase ao ensino de leitura de
textos literários e da produção de acervo em áudio.
Como objetivos
específicos:
a) diagnosticar
a realidade escolar em seus aspectos macro e microestrutural;
b) identificar e
analisar as principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da
Educação Básica;
c) inserir os (as)
alunos (as) das FIC na realidade da escola pública;
d) oferecer
oficinas de leitura de textos literários;
e) promover a
reflexão entre a teoria e a prática;
f) promover a
interação entre a comunidade escolar e a
Faculdade; e
g) produzir e
tornar acessível material em áudio que aproxime a Literatura dos portadores de
necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos e
alunas da Educação Básica.
ANEXO IV
PIBID/FIC - Edital nº 061/2013/CAPES, Subprojeto
PIBID/FIC P.A.A.,
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1 REGULARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO CADASTRAL DOS ALUNOS SELECIONADOS
1.1 Preenchimento
dos termos de compromisso;
1.2
Captação e confirmação de dados cadastrais;
1.3
Abertura de Ata de Acompanhamento das atividades iniciais do projeto.
2 ESTABELECIMENTO DE METAS ORGANIZACIONAIS PARA REALIZAÇÃO DE
ATIVIDADES
2.1 Reunião Geral
com os selecionados;
2.2
Agendamento das Reuniões específicas dos subprojetos;
2.3
Distribuição de atividades preliminares para a realização dos subprojetos;
3 PESQUISA TEXTUAL E TEÓRICA RELACIONADA À REALIZAÇÃO DOS SUBPROJETOS
3.1 Escolha dos
textos literários;
3.2
Correlação com referencial teórico para confecção de boletim, blog, site e/ou
caderno de resumos das atividades;
3.3
Inclusão de todos os discentes participantes dos subprojetos na Plataforma
Lattes;
3.4
Confecção dos materiais virtuais e/ou impressos relacionados à divulgação do
andamento dos subprojetos;
4 INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR
4.1 Realização de
encontros de aproximação;
4.2
Montagem do cronograma de encontros e atividades na comunidade escolar;
4.3
Produção de eventos específicos para apresentação dos resultados das atividades
iniciais;
5 SELEÇÃO E PRODUÇÃO DO MATERIAL EM ÁUDIO
5.1 Seleção de
textos dos bolsistas do PIBID e dos textos sugeridos pela comunidade escolar;
5.2
Ensaios para a gravação;
5.3
Produção da mídia matriz;
6 SELEÇÃO E FINALIZAÇÃO DO MATERIAL EM ÁUDIO PRODUZIDO
6.1 Escolha de
identidade visual
6.2
Seleção final e mixagem dos textos gravados
6.3
Produção e veiculação de mídia física e virtual com o resultado final do
projeto.
7 DIVULGAÇÃO FINAL DOS RESULTADOS
7.1 Produção e veiculação de textos acadêmicos, em
coautoria com os coordenadores de área, através de publicações (caderno de
resumo), submissão a revistas acadêmicas, blog e/ou sites;
7.2
Realização de evento na IES e na comunidade escolar para apresentação do
resultado final e do material produzido;
7.3
Apresentação formal de relatório final com os resultados obtidos e propostas de
novas obras a serem contempladas.
8. CRONOGRAMA PARA OS 24
(VINTE EQUATRO) MESES. (Caso o projeto continue)
É importante destacar
que haverá a contagem de dias do mês considerando-se o cronograma de cada
Instituição. Para fins de organização e articulação serão considerados eventos
oficiais dos cursos envolvidos, feriados oficiais, períodos de avaliação e calendário
de atividades obrigatórias a serem realizados tanto pela IES quanto pela U.E.. As datas convergentes, não conflitantes serão
eleitas para a realização das atividades que serão inseridas e informadas
detalhadamente nos relatórios com base no cronograma inicial e nas atas de
atividades realizadas.
Fica desde já estabelecido que a IES e a U.E. apresentarão seus
cronogramas previamente, a fim de estabelecer os dias viáveis para a realização
das atividades.
Os meses de dezembro e janeiro não
considerarão realização de atividades para os bolsistas (salvo as de
documentação e confecção de relatório que não envolvam os alunos da U.E.),
visando a não interferir no encerramento das atividades avaliativas das escolas
e da IES e a observância ao período oficial de férias em janeiro.
8.1 Ver cronograma (estimativo)
a seguir:
Meses
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
|||||
1.1
|
1.2
|
1.3
|
|||||||||
2.1
|
2.2
Recesso da Olimpíada
|
2.3
|
3.1 / 3.2
|
3.3 / 3.4
|
4.1
|
4.2
Recesso Final de
Ano
|
|||||
Meses
|
Mar
|
Abr
|
Mai
|
Jun
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
||||||||||||
Etapas de março de 2017 a dezembro
de 2017 (Caso o projeto continue)
(As atividades realocam-se
para o período mar-dez 2017).
|
||||||||||||||||||||||
5.1
|
5.2
|
5.3
|
||||||||||||||||||||
6.1
|
6.2
|
6.3
|
6.3
|
7.1
|
7.2
|
7.3
|
||||||||||||||||
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