domingo, 24 de outubro de 2010

Aprendendo hoje

Gadgets, i-pods, GPS... Com tantas e surpreendentes tecnologias, o mundo parece caminhar a passos largos para uma realidade outrora apenas sonhada pela ficção científica. Muitos desses dispositivos parecem já ter se tornado indispensáveis ao homem contemporâneo.  No entanto, a velocidade com que as informações e inovações chegam até nós pode acabar assustando as gerações que não cresceram nesse cenário – e tornando tudo e todos os que não acompanham esse ritmo insuportável para a “geração twitter”. Afinal, o que de melhor podemos tirar da tecnologia a fim de dialogar com gerações tão próximas e, ao mesmo tempo,  distintas?

Primeiramente, há que se considerar que tantos engenhos não apenas fascinam como afetam irremediavelmente nossas vidas. E é fácil perceber isso quando tomando por exemplo as tecnologias de informação:  hoje o Brasil possui um quantitativo de celulares maior que o de pessoas. A conquista da mobilidade, que quebra barreiras e expande nossa percepção de espaço pode não parecer algo tão novo assim, mas apenas há14 anos não nos comunicávamos desta maneira.

Por outro lado, tais mudanças exigem de todos nós, enquanto parte integrante da sociedade, adaptação a essa realidade se quisermos entender e nos fazer entender. Ler já não é suficiente. É preciso vivenciar os textos dos cada vez mais diversos gêneros e lidar com eles de maneira crítica, como agentes, criar significado através de múltiplas articulações – as chamadas multimodalidades descritas pelos lingüistas Kress and Theo van Leeuwen.

Assim, percebemos que a teoria descreve o que os mais jovens sabem e aplicam no dia-a-dia. Acostumados a tanto dinamismo, faz-se imprescindível conquistar suas atenções. Através dos mais diversos meios. Numa era em que se fala em Minimally Invasive Education (MIE. As pesquisas neste campo descrevem a aprendizagem em ambientes não supervisionados),  se temos o conteúdo a compartilhar é preciso estar aberto a também aprender novas maneiras de fazê-lo.



+ Fique por dento de alguns dos meios mais utilizados quando se trata de informática educativa:


http://www.artecenaproducoes.com.br/images/blogger-logo.png
Blogger: um dos formatos de meio de comunicação mais conhecidos e utilizados da década, popularizou-se por promover a troca de pontos de vista.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:z4vosMNPNlbTIM:http://imauro.com/blog/wp-content/uploads/2009/11/Twitter-Logo.png&t=1
Twitter: inaugurou um novo gênero, em que vale comunicar de tudo, desde que em 140 caracteres. O que se conhece por microblog é já a terceira rede social mais popular do mundo.
http://db2express.com/images/wiki.png
Ambientes WIKI: evolução natural do conceito criado por Diderot e D’Alambert. É preciso, no entanto, ficar atento à autoria dos tópicos, pois a “enciclopédia” moderna não exige gabarito filosofal ou convite para co-edição: todos podem participar.
http://a0.twimg.com/profile_images/453856464/logo_etwinning_pequeno_ok_normal.png
E-twinning: projetos educacionais bem sucedidos podem ser compartilhados por esta rede.
http://www.wclibrary.info/ask/images/msn_logo.gifhttp://hgewholesale.co.uk/includes/templates/template_default/images/Skype_Logo.png 
MSN/SKYPE: troca de idéias e informações em tempo real, com estudiosos de qualquer lugar do mundo.

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