ARTIGOS DA REVISTA TRADUZIR-SE DO CURSO DE LETRAS DA FEUC

VOLUME 2 - NÚMERO 3 - 2016.2

ARTIGOS DE  NÚMERO 41 A NÚMERO 46

Autores 

Fabiana dos Anjos Pinto 

Thayane Souza da Silva 

Erivelto da Silva Reis 

José Ricardo Dordron de Pinho, Janaína Ligeiro Santos, Priscila Araujo Silva 

José Ricardo Dordron de Pinho, Daiane Freitas do Nascimento 

Cícero César Sotero Batista 





A CRÔNICA JORNALÍSTICA: UMA ESTRATÉGIA DE CAPTAÇÃO

Fabiana dos Anjos Pinto

RESUMO


Neste artigo serão apresentadas reflexões sobre a relação entre humor e crônica, tema de nossa tese de Doutorado. O objetivo geral consiste em verificar se a hipótese de que o humor é traço frequente do gênero estende-se à crônica jornalística contemporânea. O Globo foi selecionado para a análise de um texto de Luiz Fernando Veríssimo, tendo em vista que é o jornal mais lido no Brasil atualmente, alcançando diversidade de cronistas e leitores. Em busca de tal análise, valemo-nos das contribuições de Antonio Candido (1992), Marylse Meyer (1992) e Massaud Moisés (1985), a respeito do humor em crônicas folhetinescas, bem como dos ensinamentos de Patrick Charaudeau (2007 e 2008) sobre a categorização da crônica na mídia impressa. Com Oliveira (2010) buscamos verificar até que ponto os modos de organização textual podem ritualizar o humor como elemento pensado na instância de produção e esperado pela instância de recepção.
Palavras-chave: crônica, humor, captação

http://www.site.feuc.br/traduzirse/index.php/traduzirse/article/view/41




A INTERTEXTUALIDADE NA OBRA AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – O SOBRINHO DO MAGO

Thayane Souza da Silva

RESUMO


A pesquisa “A intertextualidade em  As Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago” tem como objetivo, a partir dos estudos em Literatura Comparada, analisar as referências bíblicas na obra de C. S. Lewis, um texto narrativo contemporâneo ficcional, no intuito de identificar se a bíblia sagrada teve o texto subvertido ou parafraseado pelo autor.

Palavras chaves: Intertextualidade, Nárnia, texto, Literatura Comparada, Bíblia.




A POÉTICA DO DEVANEIO NA OBRA RÁPIDA, A SOMBRA, DE VERGÍLIO FERREIRA

Erivelto da Silva Reis

RESUMO


Este artigo discute os elementos ligados à construção metaficcional presentes na obra Rápida, a sombra (1979), de Vergílio Ferreira, à luz dos conceitos apresentados por Gaston Bachelard em sua obra Poética do devaneio (2009). Justifica-se a pesquisa pela compreensão de que em Rápida, a sombra, Vergílio Ferreira estaria no auge do desenvolvimento de seu projeto literário. Entende-se que na obra vergiliana há uma estética baseada na superposição entre a linguagem poética da subjetividade, a ressignificação semântica de palavras, forma e conteúdo. Destaca-se, ainda, que os romances do autor – projeto e experimentação constantes – são minuciosamente elaborados e, além de produzirem um vigoroso, extenso e profícuo ensaio criativo, caracterizam-se como obras de uma beleza estética e poética, cujo ineditismo e densidade das tramas narrativas, ora mescla de autoficção e de elementos autobiográficos, ora construções metapoéticas, elencam uma proposta de transformação da linguagem do romance.

Palavras-chave: Vergílio Ferreira, Devaneio, Poética, Gaston Bachelard, Literatura Portuguesa.




DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE COMPREENSÃO ORAL E DA PRONÚNCIA EM ESPANHOL - ANÁLISE DE COLEÇÃO DIDÁTICA

José Ricardo Dordron de Pinho, Janaína Ligeiro Santos, Priscila Araujo Silva

RESUMO


Este trabalho tem por objetivo analisar as atividades de compreensão oral e de pronúncia apresentadas no volume 1 da coleção didática “Enlaces”, voltada para a Língua Espanhola no Ensino Médio.  Percebemos a presença de tais atividades em todos os capítulos do volume, com uma seção fixa que trabalha os sons do ponto de vista da pronúncia.  Quanto aos tipos de exercícios de compreensão oral propostos, identificamos que nem todos estão presentes, além de haver uma desproporção entre os que se encontram: não há exercícios de compreensão seletiva, e os de compreensão intensiva estão em número bastante  maior que os de compreensão extensiva.  Propomos, ainda, a classificação de um novo tipo de exercício, o de compreensão dedutiva.

Palavras-chave: Ensino de Espanhol, compreensão oral, pronúncia, coleção didática, PNLD.
http://www.site.feuc.br/traduzirse/index.php/traduzirse/article/view/46




REALIZAÇÕES DO FONEMA /S/ EM BUENOS AIRES E EM CÓRDOBA

José Ricardo Dordron de Pinho, Daiane Freitas do Nascimento

RESUMO


O fonema /s/, em posição final de sílaba, pode se realizar como sibilante, sofrer aspiração ou não se realizar (zero fonético), em falantes seseantes.  Este trabalho considera as realizações do referido fonema em duas variedades da Argentina (Buenos Aires e Córdoba), em homens e mulheres.  Considerando o contexto em que o fonema se encontra (antes de vogal, de consoante ou de pausa) para a constituição do corpus, elaboramos três enunciados, que deveriam ser gravados por cada um dos quatro informantes, todos cursando o nível superior.  Quanto aos resultados, foi observado que a aspiração ocorre, principalmente, diante de consoante, em ambas as variedades, e a principal diferença não se deve à origem geográfica, mas ao sexo.

Palavras-chave: Variação linguística, aspiração do fonema /s/, espanhol da Argentina.
http://www.site.feuc.br/traduzirse/index.php/traduzirse/article/view/44




TRAINSPOTTING: O CONSUMO DE DROGAS EXIGE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Cícero César Sotero Batista

RESUMO


Em principio, o romance Trainspotting (1996), do escritor escocês Irvine Welsch, gira em torno do cotidiano de um grupo de jovens dependentes químicos escoceses em busca da obtenção e do consumo de drogas. O objetivo deste artigo é fazer uma leitura crítica de algumas cenas do romance, a fim de defender a hipótese de que o consumo de drogas funciona mais amplamente, no romance, como ritual de passagem para a inserção do individuo no mundo contemporâneo. Com o referencial teórico de Carla Mourão (2003), Adorno e Max Horkheimer (1985), além de Camus (2003), indaga-se se a revolta humana também foi recuperada pelo Capitalismo, passando a ser exercida em termos de cálculos individuais de perdas e ganhos.

Palavras-chave: Escócia, drogas, romance, Capitalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário