segunda-feira, 6 de março de 2017

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA XXVI SEMANA DE LETRAS - 2017

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS DAS FIC/RJ
NÚCLEO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM POETA PRIMITIVO PAES

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
JUSTIFICATIVA
APRESENTAÇÃO

XXVI SEMANA DE LETRAS DA FEUC
Tema:
LÍNGUA, LITERATURAS RECONHECENDO E
 VALORIZANDO OS TALENTOS DA COMUNIDADE


          


A Semana de Letras da FEUC, ao chegar à XXVI Edição, pretende dialogar mais intensamente com a comunidade acadêmica e também com a comunidade do entorno da Instituição: Campo Grande e adjacências; bairros e municípios vizinhos, através do que nos é mais caro e precioso: os corpos discente e docente e o povo dessas regiões, muito especialmente, o povo da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
                Para tal empreitada, o eixo central – não excludente de outras propostas de apresentação de trabalhos, que fique bem claro –, foi constituído através do tema: “Língua, Literaturas: reconhecendo e valorizando os talentos da comunidade”. Para a XXVI Semana de Letras, que se realizará entre os dias 31 de maio e 02 de junho de 2017, nos turnos da manhã e da noite, pretende-se contar com segmentos representativos não apenas da vida acadêmica: professores (as) pesquisadores (as) e alunos (as) de nossa Instituição, como também com a participação de representantes do universo acadêmico de outras Instituições como UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, UFMG, entre outras.
Aliado, ainda, a esse propósito, o público do Ensino Médio do CAEL (Colégio de Aplicação da FEUC), de outras escolas públicas e particulares do entorno da Instituição, grupos e entidades culturais e artísticas, personalidades e produtores (as) culturais, escritores (as), professores e professoras que pretendam apresentar trabalhos, oficinas, comunicações, minicursos, palestras, apresentações artísticas, resultados de pesquisa e/ou discutir projetos na e a partir da área de Letras (Português-Inglês; Português-Espanhol; Português-Literaturas – brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa), bem como realizar diálogos inter e transdisciplinares e apresentar os resultados de pesquisas e projetos na área do Programa de Incentivo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (que dialoguem com a Linguagem e a Literatura), poderão submeter propostas de apresentação e participação na XXVI Semana de Letras.
Entendemos que o Curso de Letras da FEUC precisa estar cada vez mais presente e em constante diálogos com outros Cursos da Instituição, com a comunidade discente e com a comunidade externa – escolas do ensino fundamental ao ensino médio (públicas e particulares) e com as Instituições de Ensino Superior, passando significativamente pelo diálogo e a interação com entidades culturais e artísticas e com os (as) talentos individuais nas mais diversas áreas da expressão cultural.
Nosso objetivo principal, além da interatividade, entre importantes segmentos que compõem a sociedade organizada, é o de reconhecer, valorizar e estimular os futuros docentes a que possam também, em seu processo de formação e no exercício de sua profissão na área de Letras, agregar, ampliar, diversificar e reconhecer na arte e na cultura desde as expressões artísticas e literárias mais próximas de sua região e/ou área de atuação, os elementos que possam ser apreciados e também utilizados no processo de Ensino-aprendizagem em benefício de uma educação democrática, multimodal, transdisciplinarmente constituída e enriquecida pela arte e pela cultura.
Valorizar e reconhecer a Arte e as expressões locais de Cultura é o primeiro passo para que se possa entender a Língua e a Literatura de um povo e não é favor. É, antes, uma prática democrática e cidadã de formação dos futuros docentes, marca de evolução de uma sociedade e garantia de perpetuação e incentivo aos novos talentos, dos índices e expressões culturais que, por diversas razões, acabam não chegando, sequer, ao conhecimento da academia e/ou chegando tardiamente.
Assim, a XXVI Semana de Letras, reiteramos, não se fecha para outras propostas e possibilidades de discussão e/ou apresentação de temas e assuntos, mas abre espaço e marca posição, a partir da votação para escolha do tema central, realizada pelos professores e professoras do Curso de Letras, junto à comunidade acadêmica e ao público externo, para que os talentos possam ser reconhecidos e valorizados em nosso evento anual, realizado entre os dias 31 de maio e 02 de junho de 2017. Esperamos contar com a adesão, a submissão de propostas e a participação de todos e todas interessados (as) em compor o quadro das importantes atrações e vozes que nos possibilitem a discussão do tema central da Semana e de outras questões de igual forma tão importantes para a Língua e as Literaturas.


                                                           Organização da XXVI Semana de Letras da FEUC

Coordenação do Curso de Letras – FIC/RJ

quarta-feira, 1 de março de 2017

Professor André Nascimento, ex-aluno do Curso de Letras da FEUC, grava vídeo com depoimento emocionante falando de sua trajetória na FEUC e de seus êxitos na Universidade do Novo México nos E.U.A.


Professor André Nascimento, ex-aluno do Curso de Letras da FEUC, grava vídeo com depoimento emocionante falando de sua trajetória na FEUC e de seus êxitos na Universidade do Novo México nos E.U.A..

NOVIDADE: 

O professor André Nascimento virá ao Brasil em maio para, entre outros compromissos pessoais e acadêmicos, participar da XXVI Semana de Letras. E já agendou uma  visita a um turma de Literaturas e a participação em uma mesa redonda com o professor Erivelto Reis com o tema: "As Literaturas Brasileira e Portuguesa pelo mundo afora: direitos humanos, impactos e recepção." 

Assista ao vídeo, clicando no link abaixo:




“Eu agradeço muito à FEUC por ter me preparado como acadêmico e como pessoa.”




“Decidi pela FEUC. Tive a FEUC como minha primeira opção. Não só pela trajetória e pelo que eu já tinha escutado falar muito positivamente sobre a FEUC. Foi uma surpresa muito positiva. Ter essa recepção, ter esse contato com os professores acho que foi primordial para saber que realmente não era apenas uma faculdade, mas que era uma casa, um lugar onde eu queria estar. Que eu tinha prazer de estar. Eu aprendia com os meus professores, aprendia com meus colegas.”




“Eu acho que essa relação com os professores, que não era uma relação apenas profissional, de distância, era uma relação humana onde eu conseguia me aproximar, e fazer perguntas, não ter vergonha de perguntar, de levantar questionamentos ou até de discordar, me fez crescer muito e me preparar para estar aqui na Universidade do Novo México. No programa de Português nós estamos entre as cinco melhores Universidades dos Estados Unidos na área de mestrado Literatura Brasileira, Estudos Culturais e Latino-americanos.”


Com o escritor Nicholas Sparks. Intérprete oficial. Bienal do livro.

“Pra mim é uma honra ter estudado na FEUC. [...] Eu acho que aprendi muito e até hoje consigo me destacar aqui entre meus pares, entre os professores. E como professor aqui também, porque eu dou aula na graduação, eu tento ser aberto assim pros meus alunos e ensinar a Cultura, a Literatura brasileira, a Língua Portuguesa e sempre permitir espaços abertos para a discussão para crescimento em conjunto.”

Liberdade de sentir, aprender e ensinar.

“A culminância disso tudo foi quando eu me apresentei num congresso em Stanford, (nós temos uma grande pressão pra apresentar nossas pesquisas), - um dos maiores congressos na área de Literatura Brasileira. E quando foi apresentado esse meu trabalho em plenária, professores de universidades como Harvard, Yale,  University of Chicago, University of Miami, estavam nessa sala e chegaram a mim e me elogiaram, falaram que o trabalho estava muito bem elaborado. Eu me senti muito contente e feliz de saber que toda a minha trajetória teve um propósito. E eu devo muito isso à FEUC.”


Semana de Letras - Jubileu de Prata (2016). da esquerda pra direita: Prof. Erivelto Reis, Profª. Drª. Norma, Profª. Drª. Arlene (Coordenadoras do Curso de Letras)

“Reitero que foi fundamental a participação dos professores que são o que eu chamo de ‘prata da casa’. Eu agradeço por nos prepararem para a vida, o mercado de trabalho, para ser professor, pensar a nossa educação, questionar a nossa prática de ensino e a nossa prática de ensinar.”



“Agradeço muito, por toda a minha trajetória na FEUC, aos meus colegas aos meus professores. E é isso: gostaria de dizer também que às vezes é muito complicado pra gente que vem da Zona Oeste, quem vem de uma trajetória pobre, de achar que as coisas que a gente aprende aí, são muito longe ou muito difíceis de conseguir talvez chegar em outros lugares, mas eu tenho certeza de que tudo o que a gente aprende aí com esses professores que são nota mil, podem nos levar a outros lugares, a qualquer lugar do mundo porque o conhecimento ensinado aí é um conhecimento sólido. Os professores são pessoas maravilhosas. E eu me sinto muito sortudo por ter tido a oportunidade de ter aula com cada um deles. Obrigado e desejo a vocês tudo de bom. Um forte abraço.”