domingo, 27 de novembro de 2016

Thiago Rodrigues: Amor às Letras, muito trabalho e o ingresso no Mestrado da UFF



“A FEUC nos prepara para isso. Ela nos dá condições de chegar lá. Só tenho agradecer aos professores que são extremamente atenciosos, extremamente preocupados. Existe uma preocupação no nosso aprendizado, no nosso conhecimento.”


ACESSE A ENTREVISTA NO LINK:


  “Eu tive o benefício de ter uma família que me suporta, de ter pessoas que estão comigo. A gente se une e enfrenta [as dificuldades] junto com os professores. Professores magníficos. Os que já não estão conosco na graduação e com os que estão. Nós batemos papo sobre as questões acadêmicas e sobre as questões extra-academia que elevam a gente de forma pessoal e profissional.”



  
 “Um dos momentos muito importantes da graduação foi a bolsa do PIBID. Desde aquele momento começo a ter contato com a pesquisa. Abriu a minha visão. Ler textos, entender contexto, o método de pesquisa, de aplicação de lei, educacional e todo o [processo] pedagógico por trás da sala de aula. Isso foi e é importante tanto na minha formação pessoal quanto na formação acadêmica. Inclusive me ajudou muito em todas as provas que eu fiz.”



“Eu cheguei à FEUC um pouco despreparado para o que poderia acontecer [...] Eu entrei aqui e conheci uma gama, um mundo de histórias através da Literatura Inglesa. [...] Fui crescendo, fui estudando, através dos textos e dos professores [...] E agora conseguindo algumas coisas, a aprovação no mestrado da UFF é uma consequência do que a gente passa por aqui.”


“Eu estudo a insuficiência do binarismo de gênero, as construções e relações de poder no corpo transexual na obra Orlando de Virginia Woolf. A bandeira é a bandeira é o símbolo transexual.”







“Um dos professores disse pra mim que levasse a graduação a sério. [...] Estudar, entender que aqui é um local de trabalho, de pesquisa. Essa é a porta de entrada para o nosso crescimento.”



“[Sobre o concurso para UFF] Além da bibliografia que a própria Universidade gerou, eu não consultei nenhum outro material que não fosse o material da Faculdade, o material da FEUC.”




“No momento em que qualquer professor vê uma faísca na gente, ele se prepara pra ajudar a acender uma fogueira e fazer a gente conquistar o mundo. É impressionante.”


 “Você vai se movendo no ritmo dos professores e vai seguindo e vai conquistando. Eu consegui aprovação no município de Mesquita só com o conhecimento daqui sem precisar ler nenhuma linha além daquilo que os professores da FEUC me passaram. Fruto de um estudo pessoal, claro, mas de toda a base que nós temos. Isso é extremamente importante.”


 “Deixo esse recado aos alunos e o agradecimento aos professores. Hoje eu tenho consciência de que hoje eu consigo fazer coisas que eram inimagináveis no momento da minha entrada, do nervosismo da prova do vestibular.”


“Agradeço a todos os professores. Agradeço às Coordenadoras do Curso de Letras. À professora Arlene, à professora Norma, ao professor Erivelto que é o coordenador do NEL. Agradeço à Norma e à Janice que são coordenadoras do PIBID [interdisciplinar].”





“É um sentimento muito bom, é um sentimento de euforia, de gratidão. Fruto do nosso esforço. Foi uma conquista verdadeiramente. Do que construímos ao longo da graduação.” 















sábado, 26 de novembro de 2016

O POETA DALBERTO GOMES NO ENCERRAMENTO DO SEMESTRE NA DISCIPLINA LIT. BRAS.POESIA - MANHÃ




ACESSE A ENTREVISTA NO LINK: 


Como escritor :
   - Tem 5 livros de poesias editados - ARTEFATOS (esgotado), NEGRO SIM (4ª edição ), RELAXE... É POESIA E GOZE A VIDA , INDESCÊNCIA E EXCRESCÊNCIA (esgotado) e DANDO A CARA A TAPA . 
   - Escreveu prefácios e comentários para livros dos seguintes escritores:



DIA DOS PROFESSORES  Dalberto Gomes

A ti, Mestre 
O legado de Deus 
De ser a bússola, a luz o archote 
Da  sabedoria e educação 
Para iluminar caminhos obscuros do ser 
Dando lume ao saber. 

A ti, professora que luta no dia a dia 
Nos longínquos estéreis sertões 
Que percorre árduos caminhos 
Entre lágrimas de esperança  e decepções 
Como heroína nunca titubeou 
Em buscar novos corações 
Abraçando a divina profissão que acolheste 
Na qual se coroou. 

A ti, tia 
Carinhosa, hospitaleira,
Injetas nas mentes dos infantes a luz derradeira 
Luz esta que iluminará o homem do futuro 
Clareando caminhos e destinos 
Direcionando-os a glória e a perfeição 
Conquista, independência e liberdade 
Dando o livre arbítrio e sapiência para toda a eternidade. 

Mestre ... 
De hoje, de agora, de sempre 
Minha emoção, saudação e louvor 
Desculpas (pelas bagunças), saudade e carinho 
Neste dia a ti consagrado 
Dedico-te... 
        Meu fraterno amor. 

                                                 




 -Na adolescência ( década de 60) , foi exímio mímico e dançarino de “Twist” participou de vários concursos de dança nas extintas TV Rio(Hora do Broto- Carlos Imperial), TV Excelsior (programa do Chacrinha) e TV Continental  e na Rádio Mayrink Veiga(Programa Jair de Taumaturgo)

-Em teatro foi o coordenador e apresentador, junto com o musico e compositor Marcos Damasceno, de um dos projetos mais bem sucedido da Zona Oeste do Rio de Janeiro o BAR 51 . Projeto este que abria espaço para novos dançarinos, poetas e músicos e foi apresentado durante os anos de 1992 à 1993 no Teatro Artur Azevedo em Campo Grande. 

ORGASMO Dalberto Gomes

Gozar
Gozar a vida
A vida gozar.
Gozar de tempo em tempo, sem contratempo
Gozar...
Das caras, nas caras
Gozar
Comprazer, ao prazer, sem contradizer
Gozar
Junto a beleza, cultivando a natureza
Gozar
O dia a dia e o e o que dele advém
Sentir-se bem.
Sentir-se bem no campo, no espaço, no lar, no ônibus, no carro, no trem.

Gozar no mundo, de todo mundo
Mergulhar no prazer, ir fundo
Gozar...
Se santificar, sublimar
Na oração, na escuridão, na solidão, na mão
Em contemplação
Gozar...
Pleno se sentir
Expelir, proferir, cuspir.
Falando, ejaculando, gargalhando, externando.

Fazer do corpo o instrumento do sentimento
Momento de ação e movimento
Que seja o gozar
Clitoriano, anal,oral
mítico, espiritual.
Que seja o gozar
Masturbatório, supositório
Virtual, interracial, corporal.
Sem marasmo
Muito menos sarcasmo
O corpo faz ponte entre o arrepio e o orgasmo.

Oh! Senhor dos prazeres
Oh! Senhor dos sentidos
Por ti, emasculei
Por ti... este verso se fez parir
Grotescamente, perante o espelho
Me esporrando de tanto rir.

Ser gozador
Não é gozar dos outros, sua dor.
Ser gozador é fazer-se lembrar que o ato de gozar
É um ato deleitoso
Flagrante do amor.

Pasmo?
Amigo, não fique
Intensifique ...
Intensifique seu tesão
         neste Dia do Orgasmo. 

                                           


Durante o ano 1996 apresentou o projeto BAR 51  na  Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu.




Como ator :
             Em 1997, foi Papai Noel ,durante o mês de dezembro, num shopping em Jacarepaguá (talvez, o 1º Papai Noel negro do Brasil)
            -  Atuou no Alto de Natal representado  nas ruas de Campo Grande e dirigido pelo Cineasta Waldir Onofre em 2003.
             


- No ano 2005 atuou e interpretou o monólogo de sua autoria “Dalberto Sem Conserto” nas Lonas Culturais de Bangu , Campo Grande  e no Sindicato dos Professores (SINPRO/RJ). 
           -Em  representou Solano Trindade , na comemoração de seu centenário, no Projeto Poesia no Poste com Os Goliardos. Na Praça XV

          -Representou em julho de 2010  o João do Rio (personagem Carioca do século passado) na  praça da Pavuna com Os Goliardos ( projeto financiado pela Secretaria Municipal de Cultura.)


No cinema: -Participou como figurante do Filme “Mauá, Imperador e o Rei” do cineasta Sergio Rezende. - Recentemente participou do documentário “Poetas ..” do Cactos Intactos - Curtas Metragens “ Os Goliardos -Poesia no Samba” e do curta “Ratos Di Versos”.


   Escreveu , por mais de 15 anos, já para os principais jornais da Zona Oeste, como: O Grito, Guarazão, O Amarelinho, Patropi, Zona Oeste Notícia, Folha da Terra e o Real Notícia de Santa Cruz.  

-Foi fundador e  apresentador de  programa na 1ª Televisão comunitária  da Zona Oeste-CANAL 32 . aonde apresentou o programa “Chão de Estrelas”. Extinta em 1997.

           Participou do Fórum Cultural da Zona Oeste.


   -Foi Idealizador e coordenador do I e II ENCONTRO DE POETAS DO RIO DE JANEIRO (Conversando Com Verso) que aconteceu  em abril de 2006 e maio de 2007 .Que reuniu na Lona Cultural de Campo Grande mais de 100 poetas de todo Município do Rio de Janeiro”. Na ocasião foram arrecadados mais de trezentos quilos de alimentos que foram doados a entidades carentes.
Já foi homenageado com diversos prêmios como : Medalhas, diplomas e menções honrosas e Honra ao Mérito. Destaco: - 4 Monções da Prefeitura do Rio de Janeiro por serviços prestado a cultura.

           -Honra ao Mérito (Rotary Club de Campo Grande) ,
-Honra ao Mérito pela Colônia Sírio- Libanesa, -Diploma de Cidadão Campo-grandense (Sub-prefeitura da Zona Oeste). -Diploma personalidade da Zona Oeste (Sociedade Musical 10 de Maio) -Diploma da sub- prefeitura do Méier pela passagem dos seus 118 anos .

-Prêmio Expressão Cultural 2007 – Pela Coordenadoria de Cultura da Zona Oeste. -Teve sua foto na exposição que comemorou os 105 anos de fotografia 105 mm no Brasil.Fotografado pelo estúdio Hélcio Peynado. -4º lugar no Festival Nacional de Poesia organizado pela Revista Day By Day em revista 2008.

          -Em 1993 ,foi vencedor do 1º FESTIVAL DE POESIAS  ERÓTICAS DO RIO DE JANEIRO realizado na Faculdade Cândido Mendes com o poema “Minha Gostosa e Deliciosa Musa”. 
       - Em 2008 teve seu livro NEGRO SIM “adotado”  pelo Educandário Monteiro Lobato.
      -
        -Em maio de 2009 , lançou o seu 5º livro de poesia  DANDO A CARA A TAPA na Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro.
        
     - Participou de  4 Bienais Internacional do Livro expondo suas obras, palestrando e se apresentando.  Sendo que na Bienal do Ano de 2009 fez o Lançamento do seu livro “Dando a Cara a Tapa”
Atualmente:
       - Participa dos projetos de poesias : Ratos di Versos na Lapa ,   Corujão da Poesia, Polém da poesia, Pelada Poética,  POVEB, Novos Uivos .
    -  Palestrante da  OFF FLIP  (Feira Internacional do Livro de Paraty)
    - Neste ano de 2011 – Esta sendo homenageado pelo COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro ) e SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA   com o Prêmio de PESQUISA ESCOLAR cujo tema  Escritor Negro Contemporâneo .
     - Junto com Os Ratos di Versos apresentou -se no Projeto TEKNÓSPOIÉSIS, realizado pela PUC do Rio de Janeiro.
     -  Poeta convidado pela Cátedra UNESCO de Leitura da  PUC-Rio, para representar a entidade e o Brasil no MOVIMENTO POÉTICO MUNDIAL (WORLD POETRY MOVEMENT ) que aconteceu na França no  dia 24 de setembro. Foram 465 poetas de 101 países em transmissão simultânea.


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Meire, aluna das FIC/RJ que acabou de passar pro mestrado na UFF: “Vou encerrar a graduação com a tranquilidade de já ter passado por um processo seletivo para o mestrado na UFF em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.”




Meire Lucy Cunha, graduanda em Letras-Literaturas e bolsista do PIBID-FIC/RJ



ACESSE A ENTREVISTA:




“O apoio da minha família, de meu marido e minhas filhas foi fundamental.”


“Estar vivendo esse momento não foi aleatório. Foi um processo de construção, ao longo de toda a graduação, em que o PIBID colaborou muito. Porque eu tive contato com as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa através do PIBID, pelo PIBID, no PIBID para atividade  com os alunos do PIBID.”



“É cansativo, mas dá. A gente consegue, e depois é só alegria, é só satisfação quando a gente consegue viver, passar pelo que eu tô vivendo.”




“Eu fui muito bem acolhida pelos professores, funcionários e colegas”





Vou encerrar a graduação com a tranquilidade de já ter passado por um processo seletivo para o mestrado na UFF em Literaturas de Língua Portuguesa.”






“Logo na primeira semana de aula eu fiz a transferência pra Literatura. Foi uma das escolhas mais acertadas da minha graduação.”
  

“Tive a oportunidade de ter aulas com grandes professores que sempre incentivaram, sempre apoiaram. Aos quais só tenho a agradecer.”




“Participei do PIBID [Interdisciplinar]com as professoras Norma e Janice. Passei dois anos como bolsista do PIBID, que foi importante para que hoje eu possa estar colhendo os frutos.”
  


“Se você passa pela graduação sem questionar, problematizar, sobretudo em Licenciatura, tem alguma coisa errada. Você não entendeu qual é o papel do professor dentro de uma sociedade.”




“O pré-projeto de dissertação foi elogiado pela banca avaliadora.”




“Eu não conseguiria ter chegado até aqui sem ter o apoio dos professores, sem ter o apoio da Instituição,  que sempre respeitou e [me] acolheu de uma forma muito particular e o convívio com as outras pessoas.”





Ex-aluna das FIC, Joyce Silva dos Santos: da graduação ao mestrado em Linguística da UFF sem escalas.



Clique para Assistir ao Vídeo




"Participei, recentemente, do processo seletivo [para o Mestrado] da UFF e fui aprovada".



“Uma das minhas primeiras aulas foi Oficina de Leitura com a professora Arlene [...] e acabou me despertando pra tudo que eu iria gostar de pesquisar no decorrer do curso e o que eu gostaria de fazer posteriormente que foi o que eu levei lá pra UFF.”




“Todo o corpo docente da FEUC sempre esteve muito presente em incentivo e conhecimento.”



Com o Marido Alberto Monforte. Os dois foram alunos das FIC/RJ.


“O projeto que levei pra UFF foi trabalhar a influência da imagem no texto verbal.”

“[Na UFF]Passei por duas provas uma específica [objetiva] e uma de língua estrangeira [...] e passei pela entrevista.”

“Pra passar por tudo isso a gente precisa se dedicar. Estar em interação com os professores [...] Esse estar juntos, essa troca sobre as leituras.”

“Posso deixar aqui o meu agradecimento e dizer que cada um, de uma maneira particular, teve uma grande importância no decorrer da minha graduação e agradecer por essa troca, esse acolhimento.”

No CONCIS. Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino (USP/ SP e UNINOVE/ SP), palestrou sobre "Docência e pesquisa: o PIBIC e o PIBID como estratégias pedagógicas".

“O caminho tá aí. [...] Eu sempre procurei ir atrás, pesquisar, procurar saber como é. E credito que com um pouquinho de esforço, dedicação, força de vontade a gente consegue chegar onde a gente quer.”



Apresentação de bânner.

“O professor Wagner sempre me levou pra apresentar trabalhos tanto aqui na FEUC como fora [em outras instituições].”Na defesa de monografia com a profª Arlene e com o prof. Wagner, seu orientador.



“Participei do PIBID aqui na FEUC”
Em uma das reuniões do PIBID.

Aluno Vítor Braga Dias, do Curso de Letras das FIC/RJ, fala sobre sua monografia



Link para assistir ao Vídeo







Profª. Arlene prestigiou a apresentação de Vítor e emocionou a todos ao lembrar do início da vida acadêmica do novo professor.

O professor Alan Carlos, membro da banca de avaliação da monografia, professor do colégio CAEL e ex-aluno das FIC/RJ. Fez um trabalho minucioso de leitura e análise e promoveu algumas questões importantes que foram respondidas por Vítor.

Um dos momentos da apresentação da monografia sobre a figura do negro na obra a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.

A amiga Flávia Daiana prestigiou a apresentação.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aluno Eriwelton Ferraz, do Curso de Letras das FIC/RJ desenvolve um projeto chamado "Aqui 'TREM' Aula", no qual ministra aulas de Língua Portuguesa dentro dos trens no ramal de Santa Cruz.


CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NO LINK:





"Esse projeto tem o objetivo de levar aulas gratuitas de Língua Portuguesa para as pessoas que estão no TREM". 






"Poder auxiliar,  tirar dúvidas dentro do trem mesmo!"





"Uma aula particular é muito cara. Então, se tiver voluntários pra ajudar... Peço a colaboração de quem se interessar para que possa me ajudar e, quem sabe, levar para o Brasil inteiro essa ideia de aula dentro do trem."

Thamyres Gonçalves, aluna da Graduação do Curso de Letras e da Pós-Graduação FIC/RJ, acaba de passar para o Mestrado da Universidade Federal Fluminense

Veja e ouça a entrevista no Link:


“Eu tive uma aula, uma única aula com a [Professora] Lia [Martins] falando sobre aquisição da linguagem e foi aí que eu me apaixonei. [...]”






“Eu tenho 05 irmãos e minha mãe [...], então foi bem difícil conseguir chegar até aqui. Fiz Normal, e consegui passar em três Universidades Públicas e na FEUC. Mas, pela mobilidade de horário, eu escolhi a FEUC.”







“Gente, eu confio na FEUC! Eu já ouvi histórias de muitas pessoas que falam bem.”



“Quem faz a Faculdade é o aluno. Então eu vim, me esforcei, estudei e tô aí.”




“Para os professores eu só queria deixar o meu muito obrigado. Foi graças a vocês que eu consegui chegar onde eu tô. Quando eu cheguei aqui na FEUC eu não tinha conhecimento nenhum do que era Literatura, e odiava Literatura e hoje até que eu gosto. Aprendi a gostar. Linguística, então, eu me apaixonei. Várias coisas eu fui descobrindo aqui. Eu tenho que deixar isso muito claro: eu tô muito grata, principalmente à professora Lia, que me ajudou muito. Desde o início, ela confiava em mim. [...] Não só a ela, como outros professores também. [...]”






"Pros alunos eu queria dizer que não é impossível. Eu achava impossível estudar, ter uma faculdade, eu achava impossível crescer. E hoje eu tô aqui: prova viva disso. Eu consegui concluir a faculdade, tô conseguindo concluir a Pós e consegui passar no Mestrado. Então não desistam. Lutem que vocês vão conseguir."