quinta-feira, 21 de março de 2013


XXII SEMANA DE LETRAS 2013: 
O PAPEL DA LÍNGUA E DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS.
           Estão abertas as inscrições para a nossa XXII Semana de Letras - 2013. Para inscrever-se, é necessário preencher a ficha de inscrição, disponível abaixo, e enviá-la para o e-mail: nel@feuc.br. Contamos com a colaboração de professores e alunos para o sucesso do nosso evento.
Att.
Comissão Organizadora
(Prof. Adriano Oliveira, Profª Arlene Figueira, Profª Renata Gomes e Prof. Valmir Miranda).
FICHA DE INSCRIÇÃO
XXII SEMANA DE LETRAS FEUC
 13, 14 e 15 de maio de 2013
TEMA:
O PAPEL DA LÍNGUA E DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS.
 1.    INFORMAÇÕES DO AUTOR
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
 2.    INFORMAÇÕES SOBRE O CO-AUTOR (se houver)
Nome:_________________________________________________________________
Instituição:_____________________________________________________________
Titulação:______________________________________________________________
3.    MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO
(     ) Palestra                (    ) Comunicação                  (    ) Pôster                    (     ) Oficina
Atenção
Ao se inscrever para a modalidade pôster, você deve observar as normas de confecção e os procedimentos para publicação desse gênero no anexo “B” desta ficha.

4.    NÚMERO DE PARTICIPANTES
Se sua modalidade for “palestra” e/ou “oficina”, você pode delimitar o número de participantes (ouvintes). Caso queira, informe a quantidade:___________________________________
 5.    DADOS SOBRE A PESQUISA
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:____________________________________________________
Turno escolhido para apresentação: Turno (s):     (    ) manhã          (     ) noite
Caso queira, marque o dia para a apresentação de sua atividade (marque mais de uma opção se desejar). Caso não seja marcado, ficará à disposição dos organizadores a escolha.
(   ) 13                                           (   ) 14                                   (   ) 15
O seu trabalho é parte de alguma mesa-redonda ou sessão de comunicações coordenadas?   (    ) sim        (     ) não
ATENÇÃO!
Caso você seja o professor-coordenador/mediador, vá ao número (06) e, em seguida, ao anexo (C). Caso você seja apenas participante da mesa, encaminhe essa ficha de inscrição ao professor coordenador/mediador de sua sessão ou mesa-redonda e ele nos enviará sua ficha e resumo.
 6.    INSERÇÃO DE TEXTO DO RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:
7.    INFORMAÇÕES AO PROFESSOR-COORDENADOR/mediador DE SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS OU MESA REDONDA
Ao professor que deseje apresentar mesa-redonda ou sessão de comunicações coordenadas solicitamos que:
a)    Encaminhe as fichas de inscrição e os resumos dos membros do grupo em arquivo único; para isso, vá ao “ANEXO C”, desta ficha, e preencha os dados dos participantes de sua sessão ou mesa. Ao final, nomeie este arquivo, como o seguinte exemplo: “Mesa-redonda – Prof. João”.  Inscrição realizada fora desse procedimento será encaminhada para os grupos de “comunicações individuais”.
b)Caso o professor deseje coordenar ou mediar mais de uma modalidade, ele deve realizar o mesmo procedimento, encaminhando, para cada sessão ou mesa um arquivo diferente.
8.    data limite e local de entrega da ficha preenchida
A proposta deverá ser enviada ao NEL (Núcleo de Estudos da Linguagem) pelo e-mail: nel@feuc.br, impreterivelmente, até o dia 19/04/2013, às 23h59m. Propostas entregues após essa data não serão aceitas.
 9.    ESPAÇO DESTINADO À APRESENTAÇÃO
Os locais de apresentação serão destinados de acordo com o número de inscritos e a disponibilidade dos espaços.
 10.  INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS
Para dúvidas, informações ou esclarecimentos, contate os professores do NEL, pelo e-mail nel@feuc.br ou pessoalmente, nos horários de atendimento, afixados na porta do núcleo.
11.  REGISTRE, NESTE ESPAÇO, A OBSERVAÇÃO QUE DESEJE FAZER AOS ORGANIZADORES:
 A efetiva participação na XXII Semana de Letras dependerá do envio da ficha de inscrição no prazo determinado pela Comissão Organizadora e na configuração constante das normas.

ANEXOS
A – NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO CADERNO DE RESUMOS COM isbn:
O resumo deverá ter as seguintes características:
  1. Título em maiúsculas, negrito e centralizado.
  1. Nome do autor e/ou coautor à margem direita com a filiação institucional entre parênteses.
  1. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5.
  1. Língua: português.
  1. Limite de palavras: mínimo de 150 e máximo de 300.
  1. Formatação: espaço simples; margens: esquerda e superior - 3 cm, direita e inferior - 2 cm; fonte: Times New Roman 11.
Modelo de resumo
ANÁLISE RÍTMICA DE DUAS COMUNIDADES DE FALA DE LÍNGUA ESPANHOLA
José Ricardo Dordron de Pinho (FIC-CPII)
Tradicionalmente, o espanhol tem sido classificado como uma língua de ritmo silábico, ou seja, com isocronia silábica; neste tipo de línguas, as sílabas se repetem em intervalos regulares de tempo, ainda que isto se dê apenas de maneira perceptiva.  Porém, atualmente, as línguas já não são vistas estritamente como silábicas ou acentuais, mas sim como mais silábicas ou mais acentuais.  Além disso, como visto em O’Rourke (2008), as características rítmicas de uma língua podem variar de acordo com a origem geográfica do falante: diferentes dialetos de uma mesma língua não terão, necessariamente, as mesmas características do ponto de vista rítmico.  Este trabalho propõe uma análise rítmica do espanhol em duas de suas variedades, a espanhola e a chilena, com dados de leitura e de fala espontânea.  Buscamos comprovar se ambas realmente possuem isocronia silábica e quais são as especificidades de cada variedade geoletal.  Para tanto, baseamo-nos nas pesquisas prévias de Ramus, Nespor e Mehler (1999), Low, Grabe e Nolan (2000) e Grabe e Low (2002).
Palavras-chave:  Isocronia;  Línguas de ritmo silábico ou acentual.
B – NORMAS PARA confecção de pôster e procedimentos de apresentação
1)Todos os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição de Apresentação de Pôster e enviá-la à comissão organizadora da XXII Semana de Letras até o dia 19/04/2013, às 23h59m.
      2) Cada autor poderá inscrever apenas 01 (um) pôster.
      3) Cada pôster deverá ter, no máximo, quatro autores.
      4) No mínimo, um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, durante o tempo reservado à sessão de pôster.
      5) É proibida a apresentação:
· por terceiros(não especificados no resumo do trabalho), oral ou por performances;
· de trabalhos impressos em folhas de sulfite soltas, sem características de um pôster;
· com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão;e
· de pôster feito à mão.
6) Tamanho do pôster: 90 cm de largura e 1,10m de altura.
7) No pôster, deve constar:
a) TÌTULO DO TRABALHO, em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;
b) Nome(s) do(s) Autor(es) ;
c) Nome do Professor Orientador;
d) Nome da Instituição ;
e) Cidade/Estado ;
f) Endereço eletrônico;
g) Introdução;
h) Desenvolvimento;
i) Metodologia,
j) Resultados;
k) Conclusão.
      08) É obrigatório que o título do trabalho, no pôster, seja idêntico ao título do resumo enviado à comissão organizadora da XXII Semana de Letras.
09) Usar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.
10) Para cada trabalho será reservado um painel para fixação, ficando a cargo do autor a colocação e retirado do pôster.
11) A Organização do Evento não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados no período estipulado.
12) Fixação do pôster com fita crepe: os autores deverão levar a fita necessária (lembrando que o pôster não pode ser muito pesado).
ATENÇÂO
Os pôsteres que não atenderem a essas especificações não serão aceitos.
C – PARA PARTICIPANTES DE MESA-REDONDA OU DE SESSÃO COMUNICAÇÕES COORDENADAS
participante 01
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:___________________________________________________
RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:
participante 02
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:___________________________________________________
RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:
participante 03
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:___________________________________________________
RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:
participante 04
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:___________________________________________________
RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:
participante 05
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:___________________________________________________
RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:
participante 06
Nome:__________________________________________________________________
Instituição:______________________________________________________________
Titulação:_______________________________________________________________
E-mail:_________________________________________________________________
Telefone(s) para contato:__________________________________________________
Título da apresentação:___________________________________________________
Recursos necessários:___________________________________________________
RESUMO
o TEXTO DEVE OBEDECER, RIGOROSAMENTE, AS NORMAS disponiblizadas abaixo, as quais vêm ACOMPANHADAS DE UM RESUMO-MODELO.
COLE ou digite O SEU RESUMO AQUI:

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Depoimento de Natália Coelho Chaves - Aluna do Curso de Letras que acabou de tomar posse como professora municipal em Itaguaí

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Depoimento de Natália Coelho Chaves - Aluna do Curso de Letras que acabou de tomar posse como professora municipal em Itaguaí


Minha vida, meu sonho.

Natália Coelho Chaves

Meu nome é Natália Coelho Chaves, estou no 6° período de Letras/Espanhol na FEUC e quero contar para vocês um pouco da minha história.

Com 14 anos de idade decidi ser professora. Meu pai não gostou muito, contudo, minha mãe amou a ideia. Fiz prova e entrei no colégio Normal, o famoso Instituto de Educação Sarah Kubitschek. Lá, aprendi a ser professora e me encantei ainda mais pela profissão. Foram quatro anos de muito estudo e trabalho árduo, até que, finalmente, chegou a hora da faculdade!

Sempre sonhei em estudar na FEUC e em 2010, consegui realizá-lo. Lembro-me que a primeira aula que tive foi Cultura Literária Brasileira, com o Professor Leandro Garcia. Eu cheguei uns 15 minutos antes e fiquei admirando a faculdade. Estava atônita! Até o teto parecia lindo! Rsrsrs...

Cada dia que passava, eu me encantava mais pelo meu curso. Em cada dificuldade, sentia que estava começando a criar o meu senso crítico e queria sempre mais. Minha sede de aprender era – e sempre será! – insaciável!

Quando estava no 3° período, comecei a ser voluntária em um colégio municipal. Menos de dois meses após, veio o chamado para ser estagiária em outra escola – também municipal – e eu fui. Neste recinto escolar, passei cerca de um ano e meio.

Durante esse tempo, desenvolvi três projetos: “Voz e Violão”, que tinha como objetivo lembrar sucessos do passado e transmitir mais cultura aos alunos (ocorreu três vezes), “Sarau em Sala”, que visava contar a história da poesia e sua aplicabilidade no cotidiano (ocorreu uma vez) e o “Encontro ARTE”, que misturou palestra sobre MPB, poesia e muita diversão (ocorreu uma vez). Nesses projetos, contei com a ajuda dos meus amigos, Professor Claudio Rafael (Artes Musicais –SME), Poeta Primitivo Paes, Professor Erivelto Reis (FIC) e Poeta Paulo de Ataíde (Aluno das FIC e também estagiário do Município do RJ).

Tudo foi um grande aprendizado para mim, contudo, eu queria mais. Creio que o sonho de maioria dos professores e futuros professores é ser funcionário público. Tentamos concursos e mais concursos almejamos um dia alcançar essa vitória. Lá no fundo, sabemos que um dia irá ocorrer, mas queremos que seja logo!

Recordo-me de quando estava no 4° período e, conversando com a Professora Lia Martins, ela me disse que eu seria uma grande vencedora em minha profissão, pois eu tinha todo o perfil e sempre estava buscando mais e mais. Ela percebeu que eu me adiantava nas matérias e me interessava muito nas aulas.

Dia 25 de setembro de 2011, prestei um concurso para o Município de Itaguaí, concorrendo a uma vaga de Professor DE-1, o famoso P2. Foram milhares de pessoas inscritas e eu consegui me posicionar em 423°. Com a redação, fui para 303° e com os títulos, desci para 353°. Não desanimei. Confiei em DEUS, que é fiel e me prometeu que eu seria mais que vencedora.

Estava à minha casa e recebi a notícia que havia sido chamada para me apresentar ao Município de Itaguaí no dia 24 de julho de 2012. Chorei, dei glória a DEUS, gritei... Foi uma grande alegria para todos!

No dia 03 de agosto de 2012, tomei posse da minha primeira matrícula. Ganhei de presente de DEUS, pois meu aniversário é dia 30 desse mês! Sou professora do Município de Itaguaí com 21 anos! Estou muito contente e realizada, pois sei que é um sonho realizado!

Agradeço ao meu DEUS por me dar todos os dias sabedoria dos altos. A minha família (em especial, minha mãe, Suely Mello Coelho Chaves e minha tia Vanuza Chaves Pimentel), por me amarem e estarem comigo em todos os momentos. Aos meus companheiros de caminhada (coloco em ordem alfabética para não ter briga! Rsrs) Bruno Saad, Rebeca dos Santos, Tiago França e aos demais, por orarem e torcerem por mim. E um agradecimento todo especial aos meus amados professores, e agora, colegas de trabalho (também coloco em ordem alfabética pelo mesmo motivo citado acima! Rsrs) Adriano Santos, Ana Lúcia Rimes, Arlene da Fonseca, Carlos César de Araújo, Claudia Atanázio, Erivelto Reis, Flávio Pimentel, Leandro Garcia, Lia Martins, Lorelaine Saurina, Lucy Julião, Maria José, Mauro Lopes, Norma Maria, Rafael Neves, Regina Sélia Iápeter, Valdemar Silva, Valmir Miranda e Zoraia de Araújo, pela paciência, dedicação e carinho comigo. Amo vocês!

Para encerrar esse depoimento, que foi pedido com muito carinho pelo Professor Erivelto Reis, compartilho uma música de Raul Seixas:

“SONHO QUE SE SONHA SÓ É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ, MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE!!!”.

Natália Coelho Chaves.

Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2012.

terça-feira, 3 de julho de 2012

E-mail da aluna Vanessa Andre Amaral

À equipe do curso de Letras,

abaixo o e-mail da aluna Vanessa (6º período do curso de Letras - Português-Espanhol - manhã) e parabenizo a todos pelo trabalho sério e comprometido com a qualidade de nosso curso.Obrigada,
Arlene
--------------------------- Mensagem Original ----------------------------
Assunto: Agradecimentos
De: "Vanessa Amaral"
Data: Seg, Julho 2, 2012 4:43 pm
Para: arlene
--------------------------------------------------------------------------
Olá, professora Arlene.
Quero compartilhar minha alegria com a senhora e gostaria que fosse estendida aos demais professores.Fiz o último concurso para professor I de Espanhol do município do Rio de Janeiro e passei em 3º lugar. Devo essa alegria a todos que contribuíram para minha formação. Não vou citar nomes porque serei injusta se esquecer alguém. Mesmo porque todos os professores, inclusive coordenação, formam uma equipe maravilhosa e tenho certeza que todos, direta ou indiretamente, me ajudaram a alcançar esse objetivo. Muito obrigada, Arlene, pelo apoio, por me acolher mesmo na minha deficiência e acreditar em mim. Encerro a graduação sabendo que todas as experiências que vivi serviram, e muito, para o meu crescimento pessoal e profissional. E sei que ainda tenho um caminho muito longo a percorrer... Mas sei que estou preparada para isso, a FEUC me preparou. Eu só tenho a dizer: MUITO OBRIGADA!
Vanessa Andre Amaral





BIBLIOTECA DIGITAL

CLIQUE EM   http://feucnel.blogspot.com.br/p/livros-em-pdf-305-livros-gratis.html

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· ler obras de Machado de Assis ou A Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
 e muito mais...

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:


Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Utilizem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura .



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conto: Cinema por Rafaela de Fátima Barbosa Santos

Para começo de história, era uma estudante normal. Passional do tipo “CDF”, com óculos, saia até os joelhos e cabelos trançados. Julieta era uma adolescente um tanto quanto diferente. Aos olhos de todos, ela simplesmente não existia. Nunca foi notada, percebida e deseja menos. Era desajeitada, andava mancando, e quando se arrumava, coitada, era melhor que não estivesse.
            A pobre que de pobre só se adjetivava seus modos, era podre de rica e sonhava com um casamento como o de seus pais. Nunca foi amada, e nem sabia direito o que era amar, dizia que amava porque todos diziam o mesmo nas telenovelas de que gostava.
Seus pais também a achavam muito desajeitada, e sentiam vergonha de levá-la nas reuniões de alta classe. Julieta, que nunca havia se apaixonado, sentia-se indigna de uma paixão e de ser desejada. Falava que quando se apaixonasse, saberia, porque sentira as borboletas no estômago como ouvira falar nas teledramaturgias.
            Quando chegou a época de vestibular, Julieta não se identificava com nada do que via nas listas de opções de cursos. Como era sonhadora, a infeliz Julieta, achava que seus sonhos enchiam os olhos alheios. Coitada, mal sabia que apenas os seus brilhavam com a falsidade que era sua vida vazia.
            Passava horas de frente à televisão, onde chorava, ria e falava com os atores. Seu sonho era ir ao cinema, mas uma vez sua avó lhe disse que lá é lugar de rapariga e só mulheres perdidas iriam para esses tipos de lugares. Julieta não sabia bem o que era rapariga, mas aceitava com respeito o que sua avó lhe dizia. Sempre aceitara tudo.
Conformava-se com o conforto do seu sofá e de sua televisão já colorida e nem ligava pelas zoações que eram feitas por seus amigos. Quando surgia algum comercial com chamado ao cinema, Julieta fechava os olhos e imaginava-se lá. Logo parava sua imaginação e pegava o terço, pois pensava estar pecando. Que felicidade insossa essa de Julieta, tão discreta e preta e branca como ela.
             Julieta tinha amigos, ou melhor, tinha uma amiga tão estranha quanto ela. A amiga insistia para que Julieta conhecesse novas pessoas e suplicava sua ida ao cinema. Julieta se afastava e com seus grossos livros ia à biblioteca, lugar que nada o habitava além dos livros velhos empoeirados e mofados e Dona Abigail, que apesar de ser detestada por todos da escola, era a melhor conselheira de Julieta.
Dona Abigail era a bibliotecária, viúva e com um tique no olho esquerdo que aterrorizava todos os alunos que se aproximavam dela, menos Julieta. Certa vez, quando Julieta comentou com ela sobre sua vontade de conhecer o cinema, Dona Abigail afirmou com o sorriso estampado:
-Cinema? Tenho grandes recordações de lá.
-Minha avó disse que é lugar de mulher da vida, que não posso ir lá. A senhora conhece?
-E-e-e-eu? Julieta, sou uma viúva de respeito e sai que já está na hora de sua aula.
-Mas é que já estou...
            E sem esperar que terminasse sua frase, Dona Abigail fechou a porta empurrando Julieta para fora. Julieta não entendeu muito bem, mas não se importou muito com as palavras ditas por Dona Abigail, sempre foi discreta e não insistia em seus pensamentos. Seguiu para casa onde podia ler, sonhar e desabafar em seu diário. Julieta não era mais uma adolescente, mas a sua inferioridade a fazia parecer infantil, pequena.
            Seus pais a interrogavam sobre sua decisão para o vestibular, queriam que prestasse concurso para Medicina, mas Julieta que mal podia ver seu próprio sangue não suportava a ideia.
-Você deve fazer o que pode dar uma vida confortável. Exclamava seu pai.
-Só falta querer ser modelo. Debochava sua mãe.
             Julieta não se conformava com sua indecisão, não entendia o porquê de tamanha rejeição de todos e sabia que não poderia ser modelo, muito menos bonita como as moças da tevê.
Escrevia sempre assim:... Essa vontade que me faz perder a razão, dizer sim quando se é não e fazer de tudo apenas confusão.
            Está tudo desenhado aqui, e o nome disso eu ainda desconheço..
E fechava seu diário grosso e cheio de papéis de bala. A frase de Julieta era complicada, esquisita e confusa como ela e nem a própria saberia explicar o porquê da escrita.
            Chegara o grande dia, o dia da escolha. Julieta estava triste e mentia estar decidida para todos da classe que zombavam-na dizendo :
-Julieta, por que você não faz literatura para decifrar esses versos malucos que faz?
-Ah, poderia fazer moda ou ser atriz, o que acha?
E caçoavam dela a todo tempo.
Em sua monotonia e distração, Julieta não respondia aos insultos e poucas vezes notava que era com ela. Como de costume, ia para seu refúgio conversar com os livros e com Dona Abigail.
-Preciso falar com a Senhora Dona Abigail. Precisa me contar mais sobre cinema, sei que é pecado mas penso nisso o dia inteiro.
Dona Abigail exclamou:
-Moça por algum acaso a senhorita pensa em ser atriz?
-Não, nunca pensei.
-Sabes que não tens beleza para isso.
-Sim, sei... Mas algo me fascina mais que a beleza das atrizes.
-Não consigo compreender, Julieta.
-Eu me imagino lá dentro, assistindo tudo, vendo tudo muito mais de perto. Mas essa história de rapariga me faz duvidar de toda arte, o que a senhora acha?
-Julieta, era esse livro que você queria?
Com a cabeça baixa e com a voz um pouco estremecida respondeu:
-Sim, este mesmo! Obrigada.
-Passe bem, boa tarde!
            E mais uma vez Julieta não desvendara a magia do cinema nem tão pouco compreendia o porquê da falta de respostas.
Julieta já estava começando a mudar, passara a questionar os assuntos.
No caminho, indo à sua casa, viu um outdoor que indicava um filme de Merlin Monroe. Julieta estava estática, seus olhos pela primeira vez se deixavam seduzir e reluziam junto com as luzes do outdoor. Foi empurrada por um senhor que passava pelo caminho. Ao esbarrar, derramou café quente em sua perna. Julieta, que nem notou as desculpas, continuou imóvel a observar. O senhor da bilheteria foi até a porta e perguntou se não gostaria de assistir, e lhe entregou o papel que indicava os horários. Julieta segurava o papel como quem segura um troféu. Lia, relia e permaneceu assim até chegar a casa.
Espantados pela hora, pois já marcavam às seis horas da noite; seus pais, que já a esperavam ao portão, perguntaram:
-Onde andava, Julieta?  Já viu a hora? E o vestibular?
Julieta entrou sem responder e pela primeira vez conseguiu causar preocupação em seus pais.
Abriu seu diário e colou na primeira folha já escrita, seu “bilhete”. Sentia-se no céu. Não conseguia ouvir uma só palavra de seus pais que a interrogavam, e já em sua cama adormeceu.
            No dia seguinte, pela manhã, Julieta resolve passar novamente à porta do cinema. Com a bilheteria ainda fechada, Julieta pede ao segurança que a deixe entrar.
-Está fechado, senhorita, não percebe? Exclamou o segurança ironicamente.
Respondeu que sim, e seguiu a entrar porta a dentro sem permissões. Julieta, pela primeira vez, não obedecia a uma ordem.
-Minha querida, você está com algum problema? Insistiu o segurança.
-Não, Senhor. Deixe-me ficar aqui sentada um pouco, eu pago se for preciso.
Mas não começou... E Julieta interrompeu com lágrimas nos olhos e exclamou:
-Por favor!
Sem entender, o segurança voltou a sua guarda, acendendo as luzes da sala.
Julieta estava nas nuvens, não acreditara que estava no lugar onde mais havia cobiçado por toda vida. Seus olhos refletiam todos os filmes que já havia visto, e sua imaginação captava cada detalhe daquele lugar. Ainda ali parada, fitava a cena que mais almejou e retinha dentro de si. Um misto de desejos consumia o coração de Julieta;  libertara-se da prisão que era sua curiosidade e descobria em si uma outra Julieta.
O coração que já saltava pela boca, os olhos estatelados, o suor frio e as mãos geladas, indicava o ápice de sua realização. Julieta passara a questionar-se, e existiu.
Ouviu ainda  a voz do segurança que dizia:
- Senhorita, por favor, precisa sair!
E ainda com lágrimas nos olhos, saiu com passos lentos e um olhar como se tivesse visto ouro; eles brilhavam. Tinha a certeza de que era, conseguia ser.
Não foi à escola neste dia, e seus pais sem saber o que estava acontecendo não entendiam tal inédito comportamento de Julieta. Ela havia se tornado pela primeira vez perceptível.
Ao chegar a casa, Julieta ainda com a mancha de café em sua saia do dia anterior, sem muito estardalhaço e com a mesma vontade insossa de viver, sempre monótona e passageiramente. Sentou-se em frente a tevê, e como de costume, por ali permaneceu. Porém, sem o terço.